Atriz negra e pioneira, Ruth de Souza volta à televisão aos 96 anos

Aos 96 anos, Ruth de Souza voltou à dramaturgia da Globo após 8 anos afastada. A atriz veterana, pioneira na televisão brasileira, foi vista no primeiro episódio da nova temporada de “Mister Brau”, nesta terça-feira (1).

no UOL

No Twitter, Lázaro Ramos comemorou o retorno da atriz, e postou um vídeo com os bastidores de uma gravação. “E no episódio de “Mister Brau” de hoje conseguimos realizar um sonho: ter Ruth de Souza nele! O episódio está muito muito muito emocionante!”, escreveu o ator.

Ruth de Souza é considerada pioneira na televisão brasileira, foi uma das primeiras atrizes negra a ganhar papel de destaque em uma novela ainda nos anos 1960. O seu último trabalho havia sido feito na série “Na Forma da Lei”, em 2010, interpretando a Velha Oxalá.

Em entrevista ao UOL, em 2016, Ruth Souza lamentou o fato de o racismo ainda ser uma questão em pleno século 21. “Tudo é uma questão de educação”, garantiu.

Ainda na entrevista, UOL lembra que Ruth começou no cinema nos anos 1940 como empregada e, 50 anos depois, viveu pianista e juíza na TV.

“É que eu sempre briguei e cobrei muito de todo o mundo para ter espaço. Mas foi a Janete Clair e o Dias Gomes que deram a mim e ao Milton Gonçalves a oportunidade de fazer todo o tipo de trabalho. Antes deles, era só a negra gorda alegre, feito a empregada do “…E o Vento Levou” (…) os negros eram mostrados de forma ridicularizada”, ressaltou.

+ sobre o tema

Kamala Harris pode ser 1ª mulher negra e asiático-americana a liderar chapa; entenda

A vice-presidente Kamala Harris tem o apoio do presidente...

“Meu marido me passou HIV na noite de núpcias”, desabafa mulher

Como o casamento ocorreu muito rápido, a primeira noite...

Papa Francisco pede nova atitude da Igreja com os filhos de homossexuais

Roma - O papa Francisco pediu à Igreja católica para...

Homofobia e a transfobia devem ser julgadas como crime de racismo, diz Janot

Conforme adiantou a Lado A, o procurador-geral da República,...

para lembrar

O “Mundo sem mulheres” e o macho alfa editado

Em pleno século XXI, quando se discutem novas configurações...

A mulher que nem Mandela eclipsou

Comentaristas sublinharam o silêncio no estádio Soccer City, dias...
spot_imgspot_img

Lula sanciona lei que aumenta pena para feminicídio

O presidente Lula (PT) sancionou, nesta quarta-feira (9), a lei que aumenta do feminicídio para até 40 anos. O texto também veta autores de crimes contra mulheres de...

Nota Pública ao PL 4266/2023: Consórcio Lei Maria da Penha – 2024

O Consórcio Lei Maria da Penha pelo Enfrentamento a Todas as Formas de Violência de Gênero contra as Mulheres (Consórcio Lei Maria da Penha),...

Só sete estados têm leis específicas de proteção contra assédio sexual a servidores

Apenas sete estados contam com leis que visam ampliar a proteção contra assédio sexual de servidores. Nesses locais, os estatutos de profissionais públicos vão além do...
-+=