Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia) e Angela Bassett (Ramonda) falaram para o site Entertainment Weekly o impacto de “Pantera Negra” para uma nova geração de mulheres.

por Rodolfo Vicentini no UOL

atrizes do filme pantera negra – Imagem: Divulgação

As personagens que vivem em Wakanda, a nação mais tecnológica do planeta nos quadrinhos da Marvel e agora nos cinemas, vivem de igual para igual com os homens e têm papel fundamental na sociedade.

“É uma nação que respeita e reverencia as mulheres”, opina Basset, de 60 anos. “Eles pensam na gente [as mulheres] não apenas como rainha, mas rainha-mãe. mãe é educadora e a primeira professora”.

Para Gurira, o que acontece em Wakanda não é impossível. “Nunca é dito: ‘Oh, você é uma garota, portanto você não pode. Os garotos fazem as contas e as ciências’. Isso acontece muito no mundo hoje. As meninas não são encorajadas a entrar nesses campos”, analisou a atriz.

Já Letitia acredita que o próprio T’Challa é um exemplo masculino de como tratar as mulheres na vida real. “Ele não respeita apenas Shuri, mas todas as mulheres”, explica a jovem atriz. “Ele respeita a mãe, a general e a garota que ele ama. Ele é tanto um homem quanto um rei, mas ele respeita a área de cada um”.

Por fim, Nyong’o aponta que as mulheres também acabam se respeitando. “Assistindo ao filme pela primeira vez, eu estava vendo que as diferentes mulheres ocupam o mesmo espaço e são totalmente autônomas, agindo não como competição, mas como parceria. Suas motivações pessoais são o que as leva adiante. Elas não são colírios para os olhos. Embora a gente sempre está maravilhosa”, brinca a atriz.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Canal de Oprah Winfrey tem lucro abaixo do esperado

A Discovery divulgou nesta terça-feira lucro trimestral abaixo das...

PROMOÇÃO: #QueroSerDJ dará 2 bolsas de estudo para interessados em discotecagem

Quer fazer um curso de DJ na faixa? Então se liga...

para lembrar

Caneladas do Vitão: Uma vez Anielle, sempre Marielle 2

Brasil, meu nego, deixa eu te contar, a história...

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Quem é Linda Martell, citada em “Cowboy Carter”, novo álbum de Beyoncé?

O esperado novo álbum de Beyoncé contém uma música que leva o nome de uma mulher que parece ter sido a inspiração para o projeto. “Act...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=