Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia) e Angela Bassett (Ramonda) falaram para o site Entertainment Weekly o impacto de “Pantera Negra” para uma nova geração de mulheres.

por Rodolfo Vicentini no UOL

atrizes do filme pantera negra – Imagem: Divulgação

As personagens que vivem em Wakanda, a nação mais tecnológica do planeta nos quadrinhos da Marvel e agora nos cinemas, vivem de igual para igual com os homens e têm papel fundamental na sociedade.

“É uma nação que respeita e reverencia as mulheres”, opina Basset, de 60 anos. “Eles pensam na gente [as mulheres] não apenas como rainha, mas rainha-mãe. mãe é educadora e a primeira professora”.

Para Gurira, o que acontece em Wakanda não é impossível. “Nunca é dito: ‘Oh, você é uma garota, portanto você não pode. Os garotos fazem as contas e as ciências’. Isso acontece muito no mundo hoje. As meninas não são encorajadas a entrar nesses campos”, analisou a atriz.

Já Letitia acredita que o próprio T’Challa é um exemplo masculino de como tratar as mulheres na vida real. “Ele não respeita apenas Shuri, mas todas as mulheres”, explica a jovem atriz. “Ele respeita a mãe, a general e a garota que ele ama. Ele é tanto um homem quanto um rei, mas ele respeita a área de cada um”.

Por fim, Nyong’o aponta que as mulheres também acabam se respeitando. “Assistindo ao filme pela primeira vez, eu estava vendo que as diferentes mulheres ocupam o mesmo espaço e são totalmente autônomas, agindo não como competição, mas como parceria. Suas motivações pessoais são o que as leva adiante. Elas não são colírios para os olhos. Embora a gente sempre está maravilhosa”, brinca a atriz.

+ sobre o tema

Até tu Michelle? Primeira dama dos EUA confessa que gostaria de ser Beyoncé por um dia

Quem poderia imaginar! Michelle Obama, uma das mulheres mais...

Comentário sobre cabelo faz jovem lançar campanha ‘#SomosTodasFuá’

O comentário “Nada ver # cabelo fuah (sic)” publicado...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Imprensa internacional confirma câncer de pele de Michael Jackson

Embora os assessores do astro neguem, a mídia internacional...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Negra Li mostra fantasia deslumbrante para desfile da Vai-Vai em SP: ‘Muita emoção’

A escola de samba Vai-Vai está de volta ao Grupo Especial para o Carnaval 2024, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, neste sábado...

Livro põe mulheres no século 20 de frente com questões do século 21

Vilma Piedade não gosta de ser chamada de ativista. Professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e uma das organizadoras do livro "Nós…...

“O Itamaraty me deu uma bofetada”, diz embaixadora Isabel Heyvaert

Com 47 anos dedicados à carreira diplomática, a embaixadora Isabel Cristina de Azevedo Heyvaert não esconde a frustração. Ministra de segunda classe, ela se...
-+=