Atrizes de “Pantera Negra” explicam como Wakanda respeita as mulheres

As atrizes Danais Gurira (Okoye), Letitia Wright (Shuri), Lupita Nyong’o (Nakia) e Angela Bassett (Ramonda) falaram para o site Entertainment Weekly o impacto de “Pantera Negra” para uma nova geração de mulheres.

por Rodolfo Vicentini no UOL

atrizes do filme pantera negra – Imagem: Divulgação

As personagens que vivem em Wakanda, a nação mais tecnológica do planeta nos quadrinhos da Marvel e agora nos cinemas, vivem de igual para igual com os homens e têm papel fundamental na sociedade.

“É uma nação que respeita e reverencia as mulheres”, opina Basset, de 60 anos. “Eles pensam na gente [as mulheres] não apenas como rainha, mas rainha-mãe. mãe é educadora e a primeira professora”.

Para Gurira, o que acontece em Wakanda não é impossível. “Nunca é dito: ‘Oh, você é uma garota, portanto você não pode. Os garotos fazem as contas e as ciências’. Isso acontece muito no mundo hoje. As meninas não são encorajadas a entrar nesses campos”, analisou a atriz.

Já Letitia acredita que o próprio T’Challa é um exemplo masculino de como tratar as mulheres na vida real. “Ele não respeita apenas Shuri, mas todas as mulheres”, explica a jovem atriz. “Ele respeita a mãe, a general e a garota que ele ama. Ele é tanto um homem quanto um rei, mas ele respeita a área de cada um”.

Por fim, Nyong’o aponta que as mulheres também acabam se respeitando. “Assistindo ao filme pela primeira vez, eu estava vendo que as diferentes mulheres ocupam o mesmo espaço e são totalmente autônomas, agindo não como competição, mas como parceria. Suas motivações pessoais são o que as leva adiante. Elas não são colírios para os olhos. Embora a gente sempre está maravilhosa”, brinca a atriz.

+ sobre o tema

Hoje na História, 21 de Fevereiro de 1933 nascia Nina Simone

Eunice Kathleen Waymon mais conhecida pelo nome artístico Nina Simone (Tryon, 21 de...

Hoje na História, 18 de julho de 1918, nascia Nelson Mandela

Dia 18 de Julho é aniversário de Nelson Mandela. O grande...

Zumbi é homenageado em cavalgada pela liberdade

Doze horas a cavalo pelas serras da Barriga...

para lembrar

Recife: Negros elegem suas prioridades

Por: MIRTHYANI BEZERRA Segundo estimativas da Diretoria de...

Mostra Benjamin de Oliveira busca a valorização da arte feita por negros

“A arte negra não pode ficar apenas nos guetos”....

Teste de DNA inocenta homem que passou 30 anos na cadeia nos EUA

Cornelius Dupree Jr., 51, era acusado de estupro e...

Taís Araujo abre álbum de fotos de viagem para a Amazônia

Taís Araujo compartilhou uma sequência de fotos de sua...
spot_imgspot_img
-+=