Ausência da construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar

RESUMO

Michelangelo Henrique Batista

O presente artigo traz os resultados do nosso Trabalho de Conclusão de Curso, que teve o intuito de evidenciar se a ausência da abordagem racial em sala de aula inibe a construção da identidade racial da criança negra em anos iniciais do Ensino Fundamental. Para desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativa, lemos autores como Freire (1987), Munanga (2005), Gomes (2005), entre outros. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semi-estruturada, que aplicamos aos Apoios Administrativos Escolares, Técnicos-Administrativos Escolares e Docentes, da Rede Pública de Ensino do Município de Porto dos Gaúchos/MT. Acreditamos que os resultados da pesquisa contribuirão para a reflexão sobre a construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar e sobre a Lei 10.639/03 neste contexto. Constatamos que o ambiente escolar está repleto de práticas racistas e, que os depoimentos da maioria dos docentes, revelaram demagogos e falaciosos, buscando mascarar realidades. Neste contexto, podemos afirmar que o contexto escolar não promove a construção da identidade racial da criança negra e a demagogia e a falácia que permeiam as afirmações dos docentes, consolidando um contexto educacional racista. Neste sentido, podemos afirmar que há uma ausência da construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar. Todavia, acreditamos indubitavelmente que para reversão dessa realidade constatada, é indispensável o trabalho das questões raciais em sala de aula.

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Ausência da construção da identidade racial da criança negra no contexto escolar

 

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