Aviso da doutora Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus (1914-1977) dizia que o Brasil deveria ser governado por alguém que já passou fome.

Quando essa mulher negra, escritora, catadora, favelada e – em breve – doutora (honoris causa, em homenagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro) articula a ideia acima, os temas da representação, da desigualdade racial e de classe, do acesso a direitos fundamentais, se apresentam de modo retumbante.

O Brasil de hoje é o fruto de um processo de violência e exploração. E o fruto gerou sementes. As práticas de espoliação da terra, de abuso sobre os corpos, de violência, da limitação no acesso aos bens públicos podem ser vislumbradas como a tônica do desenvolvimento das nossas instituições. E sabemos que este debate se sustenta no Brasil e no mundo por meio de estruturas coloniais e capitalistas.

E assim, em sua arguta afirmação, a doutora Carolina Maria de Jesus insere mais uma linha necessária ao tema da representação: a experiência cotidiana, aquela da maioria dos brasileiros que passam por absurdas desumanidades, também faz parte da política.

Passar fome fala sobre a urgência de diminuir o lucro para que todos possam comer. Sobre escolhas relacionadas à destinação de recursos, na elaboração e mobilização de um projeto político, na relação com a solidariedade e com as práticas comunitárias, com acesso à água, iluminação, educação… Ou seja, com tudo!

E aqui não há nenhum fetiche pelo lugar da fome ou da dor. Mas parece necessário lançar luz sobre como a exploração demagógica e “eleitoreira” de temas tão presentes na vida da maior parte da população, apresenta o desconhecimento ideológico que a política mascara sobre as pautas centrais diante da urgência de tantas fomes.

No Brasil apenas 5 bilionários detêm mais da metade da riqueza do país. E é possível afirmar que esses, já detentores de privilégios, ainda são os destinatários prioritários de direitos. A negação da centralidade de temas como a fome e o genocídio da população negra é das práticas mais nefastas e que buscam retirar das proponentes históricas de soluções coletivas o seu lugar de protagonismo: essas são as mulheres negras.

Refletir acerca dos corpos que pautam a política pela sua super representação diante daqueles que hoje emergem como o novo, ainda sub representado, nos ajuda a identificar como se desenha o imaginário do poder no Brasil, a sua dissociação com a cara do povo e com as necessidades das maiorias.

E o que constrói esse imaginário? O que leva o cidadão pensar que candidatas e parlamentares mulheres e negras apresentam propostas e políticas com suposto identitarismo, quando são essas que pensam ações plurais para comunidades, quilombos, bairros, favelas, efetivamente em defesa do povo?

O enunciado é literalmente claro: fazer política de modo fragmentado, e aí sim, identitário, é o legado político de muitos homens. A única coisa que nos faz presumir que as propostas dos políticos tradicionais são em prol da coletividade é o corolário da representação, desta vez, distorcido.

Hoje temos exemplos suficientes de conquistas sociais fruto de pressões populares e que foram cabalmente destruídas por políticos tradicionais, que são a cara da política, que tem anos de experiência e que nem de perto se referem ao bem da coletividade, como o ataque aos direitos dos trabalhadores por meio da reforma trabalhista, para citar apenas um exemplo.

De outra parte, foi através das mulheres e das mulheres negras que obtivemos muitas vitórias na direção da redução das desigualdades e defesa da vida, como projeto de lei da ex-senadora Regina Souza (PT-PI, entre 2015 e 2019) que propunha a substituição da prisão preventiva por domiciliar das mulheres lactantes. Projeto esse que foi alterado por um homem, mudando o comando legal de “substituirá” para “poderá substituir”. Mas sobre esse tema seria necessário outro texto.

Você pode estar se perguntando, mas se as mulheres e as mulheres negras produzem leis com tanta adequação social, como chegamos até aqui, nesse fundo do poço sem luz? Em uma pandemia em que as recomendações sanitárias e científicas são ignoradas e atacadas em favor do lucro, da morte e da superexploração da população negra?

A reabertura dos estabelecimentos durante o curso da maior pandemia do último século ocorreu porque, dentre outras coisas, a curva de contágio entre a classe média decresceu e enfim, entre os maiores vitimados temos principalmente a população pobre, preta e periférica.

Aqui começa a ficar clara a relação entre passar fome e a representação, que é uma alegoria sobre conhecer na prática os problemas concretos das maiorias.

A igualdade formal, principiológica, é adequada aos textos de lei, mas a implementação de mecanismos que revolucionem a institucionalidade não virá por meio de mãos, corpos e mentes manchados de sangue, com barrigas cheias em casas outrora isoladas (hoje já nem tanto), assépticas, limpas pelo serviço “essencial” de uma doméstica neo escravizada. E a igualdade material requer mais direitos, que passam por condições mínimas de dignidade, todas absolutamente relevantes: alimentação, luz e representação política real.

Que bom que a mais nova Doutora do Brasil já nos avisou, como uma boa amiga.

Fiquemos atentos.

Edição: Rogério Jordão

*Roberta Eugênio é mestre em Direito, Assessora Jurídica Parlamentar e Pesquisadora

+ sobre o tema

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas...

Instituto Geledés promove evento sobre empoderamento econômico para população negra

O Geledés – Instituto da Mulher Negra realizou nesta...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT)...

Desigualdade ambiental em São Paulo: direito ao verde não é para todos

O novo Mapa da Desigualdade de São Paulo faz...

para lembrar

Cida Bento – A mulher negra no mercado de trabalho

Sinceramente eu nunca dei para empregada domestica acho que eu...

Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças

A vereadora Ana Lúcia Martins (PT) é a primeira...

Representantes da AMNB fazem reunião com ministra Luiza Bairros

Por volta do meio dia desta quinta-feira (14), as...
spot_imgspot_img

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...
-+=