Bahia prepara homenagens para Iemanjá

Cerca de 250 barcos devem participar da festa para a “Rainha do Mar”

 


A Bahia amanheceu nesta terça-feira (2) se preparando para homenagear Iemanjá. Uma multidão se concentrou em frente à casa do Peso, no bairro Rio Vermelho, em Salvador, para reverenciar a Rainha do Mar. Fiéis se reuniram para aguardar a tradicional chegada das oferendas. Cerca de 250 barcos devem participar da festa e são esperadas mais de 400 mil pessoas para os festejos ao longo do dia.

 

O principal presente de Iemanjá, uma sereia negra, chegou por volta de 8h50 desta terça-feira no barracão da Colônia de Pescadores do Rio Vermelho – Z1. A previsão é que as oferendas deixem o barracão a partir do fim da tarde.

 

Mais de 120 mil fiéis acompanharam a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes nesta manhã, em Porto Alegre (RS), em razão do feriado na cidade. O público estimado era de 100 mil participantes. As pessoas saíram da rua Vigário José Inácio, no centro da capital gaúcha, levando a imagem da santa, e seguiram em direção à avenida Sertório, na zona norte. Lá, foi realizada uma missa em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

 

No Rio de Janeiro, a Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi promove o “44º Presente de Iemanjá”. A saída em cortejo por várias ruas do Centro do Rio de Janeiro até a Praça XV começou às 9h. As vias envolvidas são rua Evaristo da Veiga, avenida Rio Brando, rua Santa Luzia, avenida Presidente Antonio Carlos, rua Marechal Agnaldo Caiado de Castro, praça Marechal Âncora, praça do Mercado e Praça XV. Durante o percurso de barca até Niterói, cidade da região metropolitana, os participantes oferecem seus presentes à Iemanjá, também chamada de Nossa Senhora dos Navegantes.

 

 

Fonte: R7

+ sobre o tema

Os dilemas do movimento negro com a Seppir – I – Por: Dennis de Oliveira

Esta semana acontece a III Conapir (Conferência Nacional de...

Travessias da cor: África e identidade negra no Ceará

Por:  Melquíades Júnior Andy discorda do termo "moreno" que tentam lhe...

Olívia Santana é condecorada com a Medalha Zumbi dos Palmares

Ativista do movimento negro e idealizadora da primeira honraria...

para lembrar

O espaço do negro no centro paulistano, por Vera Lucia Dias

UM ROTEIRO PELA CIDADE DE SÃO PAULO – O...

Reflexão sobre o texto da Afropress e Luiza Bairros por Eduardo Santiago

REFLEXÕES SOBRE O TEXTO INTITULADO: Com avaliação de apagada,...

Cultura afro ganha evidência em Projeto de Ipiaú

Ação vai ensinar entrelace de tecidos para produção de...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=