Bancárias são mais escolarizadas, mas têm salários e cargos mais baixos que homens

O salário das bancárias é em média 24% menor que o dos homens do mesmo setor, ainda que elas sejam mais escolarizadas. As mulheres representam 48% da categoria. Porém, apenas 19% delas estão em cargos de diretoria.

por Vivian Fernandes

O salário das mulheres que trabalham em bancos é em média 24% menor que o dos homens do mesmo setor, ainda que elas sejam mais escolarizadas. No sistema financeiro, cerca de 71% das bancárias têm curso superior completo, contra 66% dos trabalhadores do sexo masculino. O levantamento foi feito pela subseção do Dieese na Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

A relação salário-escolaridade é mais desigual entre aqueles e aquelas que possuem doutorado, com 53% de diferença. Enquanto as mulheres doutoras recebem pouco mais de R$ 5,8 mil, os homens com mesmo título têm salários de R$ 12,5 mil.

Segundo o estudo, as diferenças salariais podem ser explicadas pelo fato de que as mulheres, em sua maioria, ocupam cargos mais baixos na hierarquia dos bancos, com menor remuneração.

As mulheres representam 48% da categoria, com mais de 230 mil trabalhadoras. Porém, apenas 19% delas estão em cargos de diretoria. Já nas áreas de telemarketing, telefonia, assistência e auxílio administrativo, elas são em média 60% do total.

Fonte: Radioagência NP

+ sobre o tema

Leandro Karnal: ‘Classes média e alta enfrentam tédio, classes baixas enfrentam fome’

Para o historiador Leandro Karnal, a pandemia do novo...

Atentado de Veja a leva ao trending topic global

Tentativa criminosa de interferir nas eleições presidenciais, com a...

para lembrar

Obrigado, Feliciano!

por  Eduardo d´Albergaria Há pelo menos 3 décadas,...

Ebola: Cruz Vermelha recolhe mais de 100 corpos por dia em Serra Leoa

A Cruz Vermelha, que está tentando combater o ebola...

Votação da PEC do Trabalho Escravo é adiada mais uma vez

  A votação da Proposta de Emenda à...
spot_imgspot_img

Estudo relata violência contra jornalistas e comunicadores na Amazônia

Alertar a sociedade sobre a relação de crimes contra o meio ambiente e a violência contra jornalistas na Amazônia é o objetivo do estudo Fronteiras da Informação...

Brasil registrou 3,4 milhões de possíveis violações de direitos humanos em 2023, diz relatório da Anistia Internacional

Um relatório global divulgado nesta quarta-feira (24) pela Anistia Internacional, com dados de 156 países, revela que o Brasil registrou mais de 3,4 milhões...

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Até o momento, 14,4 milhões de doses foram...
-+=