Bandeirinha está sendo vítima de abuso

Uma das bases para manter intactos os preconceitos mais primitivos é eles ficarem introjetados no mais profundo calabouço da alma. Quanto menos percebemos nossas intolerâncias, com mais força elas se manifestam. Que o diga a bandeirinha Fernanda Colombo, vítima de um massacre de grosseria que só o machismo mais tosco (e inconsciente) é capaz de promover.

A moça já se tornou uma celebridade, menos por sua beleza do que pela face deformada do jornalismo esportivo. Que o ambiente do futebol é sexista, todos já sabíamos. O que não dava para imaginar é que profissionais de comunicação eram capazes de agir como um bando de adolescentes se masturbando no banheiro da escola.

É simplesmente obscena a forma como a jovem auxiliar está sendo tratada pela imprensa dita especializada. Não bastasse a já conhecida falta de classe e educação de dirigentes, jogadores e técnicos, estamos vendo do que são capazes repórteres e comentaristas que cobrem o mundo da bola.

Sob o pretexto de estarem discutindo a capacidade técnica da moça, os marmanjos não estão perdendo uma oportunidade sequer para destilar ironias de gosto duvidoso e uma indubitável misoginia. O que estão fazendo é abuso, nada mais. Desconheço o caso de jogador ou juiz exposto ao ridículo por ser bonito, boa pinta ou gostoso. Erros de arbitragem, muitos gravíssimos, acontecem toda semana, sem que tenhamos de ver a bunda do árbitro em primeiro plano.

Caso Fernanda entre nesse jogo e aproveite para alavancar sua carreira de modelo ou de fato posar nua em alguma revista, eu até posso lamentar, mas é problema dela. Não muda o vexame a que estamos assistindo. Respeito é bom e todo mundo gosta — até bandeirinha ruim.

Fonte: Provocador

+ sobre o tema

Ações sobre o aborto devem reacender debate sobre o tema no STF e no Congresso

Uma nova ação protocolada pede que o aborto deixe de ser...

Chamar de “bicha”, em nossa sociedade machista, é discriminatório, sim

Caio Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva...

8 sinais de que caiu na armadilha de um manipulador emocional

Muitas pessoas percebem na hora que estão sendo manipuladas, pois...

Feminista responde a leitores da BBC Brasil sobre igualdade de gênero

"Quero que os homens embarquem nessa luta para ajudar...

para lembrar

Mulheres e Bolsa Família: autonomia ou submissão?

A pobreza é um fenômeno multidimensional no Brasil e...

EBC lança Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça no Rio

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou hoje (28), no...

Ataques e contra-ataques do racismo na terra de Pelé

por Felipe Carrilho O futebol, verdadeira instituição nacional, pode ser...

Governo lança ‘Prêmio Lélia Gonzalez’

  Brasilia (Brasil) – O 'Prêmio Lélia Gonzalez – Protagonismo...
spot_imgspot_img

Homem é preso em Manaus suspeito de matar grávida por não querer filho negro

A Polícia Civil do Amazonas prendeu em Manaus um homem apontado como sendo o assassino de sua ex-namorada grávida de sete meses. As investigações, segundo a corporação,...

Violência política contra as mulheres é estratégia de ataque à democracia, diz especialista

Neste 25 de novembro, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra as Mulheres, o Brasil se depara com um número alarmante. Segundo pesquisa elaborada...

Competência Feminina Negra diante de Chefes e Colegas de Trabalho Negros: Desafios e Reflexões

Hoje, mês da consciência negra, não focalizaremos no racismo perpetrado pelos brancos, mas sim direcionaremos nossa atenção para nós mesmos. Vamos discutir as novas...
-+=