Bandeirinha está sendo vítima de abuso

Uma das bases para manter intactos os preconceitos mais primitivos é eles ficarem introjetados no mais profundo calabouço da alma. Quanto menos percebemos nossas intolerâncias, com mais força elas se manifestam. Que o diga a bandeirinha Fernanda Colombo, vítima de um massacre de grosseria que só o machismo mais tosco (e inconsciente) é capaz de promover.

A moça já se tornou uma celebridade, menos por sua beleza do que pela face deformada do jornalismo esportivo. Que o ambiente do futebol é sexista, todos já sabíamos. O que não dava para imaginar é que profissionais de comunicação eram capazes de agir como um bando de adolescentes se masturbando no banheiro da escola.

É simplesmente obscena a forma como a jovem auxiliar está sendo tratada pela imprensa dita especializada. Não bastasse a já conhecida falta de classe e educação de dirigentes, jogadores e técnicos, estamos vendo do que são capazes repórteres e comentaristas que cobrem o mundo da bola.

Sob o pretexto de estarem discutindo a capacidade técnica da moça, os marmanjos não estão perdendo uma oportunidade sequer para destilar ironias de gosto duvidoso e uma indubitável misoginia. O que estão fazendo é abuso, nada mais. Desconheço o caso de jogador ou juiz exposto ao ridículo por ser bonito, boa pinta ou gostoso. Erros de arbitragem, muitos gravíssimos, acontecem toda semana, sem que tenhamos de ver a bunda do árbitro em primeiro plano.

Caso Fernanda entre nesse jogo e aproveite para alavancar sua carreira de modelo ou de fato posar nua em alguma revista, eu até posso lamentar, mas é problema dela. Não muda o vexame a que estamos assistindo. Respeito é bom e todo mundo gosta — até bandeirinha ruim.

Fonte: Provocador

+ sobre o tema

Ancestralidade da mulher negra paulistana é tema de exposições da artista plástica Soberana Ziza

A artista plástica negra Regina Elias, conhecida como Soberana...

Pais falam por que se arrependem de ter tido filhos

Muitas pessoas se sentem relutantes em admitir que gostariam...

Mulheres fazem ato contra violência de gênero e por direitos em Natal

Manifestação aconteceu no Dia Internacional de Luta pelos Direitos...

Maioria das prostitutas detidas na Espanha é brasileira

Em 2009, oito em cada 10 prostitutas presas na...

para lembrar

Verônica Lima, é a primeira vereadora negra em Niterói

Verônica Lima diz que a luta pela causa negra...

“Virou Gay Agora?”

No sábado, quando orgulhosamente participei do I Encontro de Jovens Feministas...

Zoë Saldaña se diz arrependida por ter vivido Nina Simone no cinema

A atriz Zoë Saldaña ("Guardiões da Galáxia") se disse...
spot_imgspot_img

“Minha literatura convoca todo mundo”, afirma Conceição Evaristo

Conceição Evaristo se emociona escrevendo. Chora, precisa levantar e retomar o fôlego ao fim de uma cena particularmente dolorosa. Edifica os personagens como quem...

Erika Hilton é eleita a melhor deputada federal do Brasil em 2024

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) ganhou o prêmio de melhor deputada do Brasil em 2024, concedido pelo Congresso em Foco. A parlamentar, que...

Naomi Osaka: conheça o estilo super fashion da tenista nas quadras

Filha de mãe japonesa e pai haitiano, Naomi Osaka, de 25 anos, tem uma história de superação e determinação no tênis. Em 2016 ganhou as...
-+=