Barroso defende reserva de recursos eleitorais para candidatos negros

Enviado por / FonteO Globo

Em um país tão desigual quanto o Brasil, as discussões num ambiente polarizado podem também levar a pressões que resultem em conquistas de direitos. Alguns exemplos são as vitórias obtidas pelo movimento negro nos últimos anos, com a desconstrução do discurso de que a sociedade brasileira vive uma igualdade racial. Nesse sentido, aumentar a participação de negros na política é um passo que está no radar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o presidente da corte, o ministro Luís Roberto Barroso.

Durante o debate “Política para democracia – A armadilha da polarização mundial”, na segunda-feira, que contou ainda com a participação do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e dos colunistas Ana Paula Lisboa, Guga Chacra, José Eduardo Agualusa e Lauro Jardim, ele lembrou que, no final de junho, o TSE começou a discutir a reserva de cotas do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas para candidatos negros, assim como ocorre para candidatas mulheres. O encontro foi realizado pelo GLOBO para comemorar seus 95 anos. O jornal vai promover uma série de debates on-line ao longo desta semana.

O próprio Barroso é relator do tema e já deu voto favorável para que haja recursos específicos para campanha eleitoral proporcional ao número de candidatos negros. O ministro Alexandre de Moraes pediu vista para analisar melhor o pedido.

— Se tiver 10% de candidaturas negras, 10% do fundo deve ir para essas candidaturas para enfrentarmos esse racismo estrutural e institucional que existe na sociedade brasileira. Existem reações? Existem! Mas as minorias não podem depender das maiorias políticas, precisam mesmo contar com o Judiciário — defendeu Barroso.

Racismo coloca democracia em risco

O tema foi levantando na conversa pela colunista do GLOBO Ana Paula Lisboa: para ela, o racismo estrutural do país impede que a democracia seja exercida plenamente por toda a população. Ana Paula argumenta que, em meio à divisão causada pelo cenário político e social, a população negra continua sendo a mais afetada:

— Parafraseando a Sueli Carneiro, entre a esquerda e a direita eu continuo sendo preta. É um pouco difícil escapar desse lugar, mas talvez seja um ponto importante pensar que democracia é essa de que estamos falando.

Ana Paula questionou, ainda, o que se entende por democracia no Brasil:

— Colocamos tudo no mesmo bolo, como se antes de Bolsonaro a gente tivesse efetivamente dentro de uma democracia em que todas as pessoas pudessem falar e tivessem uma vida plena. Essa democracia que a gente vive no Brasil é uma democracia que não impede o genocídio, o racismo, o feminicídio, que não dá voz a essas pessoas. A gente ainda tem hoje o que se chama de uma ocupação negra na política, não é uma participação.

Barroso lembrou que os embates nos campos sociais das últimas décadas ajudaram a combater a ideia de que existe igualdade racial no Brasil.

— Essa polarização, em termos da questão racial, era necessária, e, no Brasil, nas últimas décadas, conseguimos progressivamente desconstruir o discurso do humanismo racial brasileiro para reconhecer que existe preconceito e para legitimar as políticas de ação afirmativa no acesso à universidade e ao serviço público — opinou o ministro.

Falta de inclusão gera polarização

Ana Paula acrescentou que a marginalização de parte da sociedade está na raiz da escolha em direção a extremos de muitos brasileiros nas últimas eleições:

— A Constituição até foi pensada assim (para incluir todos), mas não houve efetivamente uma construção política e uma agenda que nos incluísse. E continua não nos incluindo. É muito difícil que a gente não esteja polarizado.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que o Brasil é um Estado desigual em sua origem:

— Eu acho que teremos esse debate na reforma tributária. Hoje o mais pobre paga mais imposto que o mais rico.

+ sobre o tema

Pobre Palmares!

  por Arísia Barros União,a terra de Zumbi, faz parcas e...

Olimpíadas de Tóquio devem ser novo marca na luta por igualdade

Os Jogos Olímpicos da Cidade do México, em 1968,...

Lei 13.019: um novo capítulo na história da democracia brasileira

Nota pública da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais...

Gostoso como um abraço? – Por Maria Rita Casagrande

Por Maria Rita Casagrande para as Blogueiras Negras Feche...

para lembrar

Relatora inclui 16 direitos em PEC sobre trabalho doméstico

Benedita da Silva preferiu não excluir artigo da Constituição...

Barroso pede desculpas por chamar Joaquim Barbosa de “negro de primeira linha”

Ministro do Supremo Tribunal Federal pediu a palavra no...

Está tudo bem

Juro que esta não é uma daquelas colunas em...

“Quilombo nos parlamentos”: 26 lideranças do movimento negro são eleitas no Brasil

Das 120 candidaturas ligadas ao movimento negro e apoiadas pela...

Os palancas negras

Não foi o 7 x 1 que me frustrou, inclusive eu estava dormindo durante o jogo contra a Alemanha. Lembro que acordei várias vezes...

Fogo pela boca

Reinava. Não por força, mas porque podia. O cheiro de terra úmida do homem mais bonito do mundo. Os movimentos suaves e precisos, a...

Desconseguir

Eu ia dizer que falhei. E na verdade falhei sim, falhei feio, falhei rude. Mas não sei se esta é a melhor palavra. Falhar...
-+=