Barroso: Retomar economia agora é achar que pobre não tem de viver

O ministro Luiz Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou ser contra a flexibilização do isolamento social, medida adotada para tentar controlar a transmissão do novo coronavírus.

No Uol

Em entrevista ao UOL na manhã de hoje, ele criticou a postura do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que vem defendendo a retomada urgente das atividades para minimizar os prejuízos na economia do país.

“Voltar a atividade econômica normal agora é achar que, como pobre consome pouco, tem que morrer. É genocídio, é visão errada da vida. Não dá para colocar tema de saúde pública no varejo da política”, afirmou o ministro.

Barroso relembrou que só ele votou imediatamente pela quarentena entre os ministros do STF, quando foi discutido se as sessões do tribunal deveriam ser suspensas. “Todos os demais achavam que era o caso de continuar”, comentou.

No entanto, ele disse que, naquele momento, o discurso ainda não era de distanciamento social absoluto.

“Embora tenhamos demorado um pouco nessa política do isolamento mais pleno, logo tomamos consciência e vieram as recomendações adequadas. É preciso não ter esse complexo de vira-lata de achar que não estamos fazendo [nada]. Qual é a política correta? É o achatamento da curva, impedir que muitas pessoas contraiam a doença simultaneamente”, afirmou Barroso.

Na avaliação do ministro do STF, a pandemia atingiu por enquanto apenas a classe com maior poder aquisitivo do país. “É preciso ter em conta que o coronavírus atingiu majoritariamente o andar de cima, gente que viaja, gente que é atendida no (hospital Albert) Einstein, na Rede D’Or. Mas à medida que isso se dissemine, vamos fazer um teste do sistema de saúde”, destacou.

Em seu último balanço, divulgado ontem, o Ministério da Saúde confirmou que o Brasil teve 486 mortes e 11.130 casos oficiais.

+ sobre o tema

Cristovam propõe bolsa de estudo para filhos de descendentes de escravos

Fonte: Agência Senado   O presidente da Comissão...

Ministro de Temer anuncia que governo deve acabar com o Bolsa Família

Assessores do Planalto estariam animados com desfiguração do Bolsa...

Americana ganha R$ 46,7 milhões na loteria após comprar bilhete por engano

  Um erro cometido por uma atendente de...

Festa baiana atrai público americano para o Brasil

Fonte: Mercado de Eventos - Mais de 300 norte-americanos...

para lembrar

Kátia Abreu contra todos

A senadora Katia Abreu (Arena/PFL/DEM-TO) participou ativamente...

Nossas excelências

Acho que eu estava perto dos 50, quando começaram...

O secularismo e o laicismo contra a intolerância religiosa – por Fátima Oliveira

Quando religiosos acalentam o sonho de ditar regras a...

‘Mídia só mostra ao exterior piores momentos do Brasil’, diz Lula

Por: Nathalia Passarinho   Presidente participou de lançamento de canal internacional...

Fim da saída temporária apenas favorece facções

Relatado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o Senado Federal aprovou projeto de lei que põe fim à saída temporária de presos em datas comemorativas. O líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA),...

Morre o político Luiz Alberto, sem ver o PT priorizar o combate ao racismo

Morreu na manhã desta quarta (13) o ex-deputado federal Luiz Alberto (PT-BA), 70. Ele teve um infarto. Passou mal na madrugada e chegou a ser...

População de rua no Brasil cresceu quase 10 vezes na última década, aponta Ipea

A população em situação de rua no Brasil aumentou 935,31% nos últimos dez anos, segundo levantamento do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com base em...
-+=