Bayer lança meta de ter 50% de mulheres em cargo de chefia até 2030

Nos preparativos para o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Bayer lança o compromisso de alcançar a mesma quantidade de mulheres e homens em todos os cargos de chefia da companhia no mundo até 2030.

A evolução vai acontecer em etapas. A meta é ter, até 2025, o equilíbrio com 50% na baixa e na média liderança, que atualmente tem 40% das vagas ocupadas por elas.

No círculo de chefia formado por 540 executivos, a presença feminina, atualmente em apenas 23%, deve chegar a pelo menos 33% em 2025.

No Brasil, a companhia diz que já alcançou os 50% de mulheres na alta liderança em 2020, saindo de um índice de apenas 7% em 2017. Nas posições de liderança como um todo, em outros níveis, a participação das mulheres está em 37% na operação brasileira da multinacional.

A empresa relaciona o avanço do resultado a novas práticas como a redução do índice de rotatividade das funcionárias depois da volta da licença maternidade, que era de 33% em 2016 para 11% hoje.

A companhia diz que também quer fortalecer a diversidade em todas as gerações da equipe, atraindo maior representação entre profissionais gays, negros e pessoas com deficiência. Na Alemanha, a participação dos funcionários com algum tipo de deficiência está em 4,5% hoje e deve superar 5% em 2030. No ano passado, a Bayer lançou um programa de trainees voltado exclusivamente para jovens negros no Brasil, entre outras iniciativas.

Jornalista, Joana Cunha é formada em administração de empresas pela FGV. Foi correspondente da Folha em Nova York e repórter de Mercado

+ sobre o tema

Após Nobel, Malala diz querer ser primeira-ministra do Paquistão

A estudante e ativista paquistanesa Malala Yousafzai disse à...

Casal gay brasileiro que batizou três filhos recebe carta do papa Francisco

Casal ressalta que a carta é, para eles, um...

Marijuana Pepsi, a mulher que desafiou bullying por causa de nome

Uma mulher que se recusou a mudar de nome...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres pretas é o dobro de brancas e pardas, diz estudo

Mulheres pretas têm quase duas vezes mais risco de morrer...

Homens ganham o direito de urinar em pé na Alemanha

O debate não é piada no país, onde alguns...

“Racismo sutil ainda é evidente para quem sofre”

Jornalista que ‘descobriu’ ser negra há 10 anos fala...

Desafios do Feminismo diante da questão de raça

Há pouco tempo atrás um debate acirrado aqueceu as...
spot_imgspot_img

Luta das mulheres voltou a pautar as ruas em 2024 e acendeu alerta para o retrocesso

A luta pelos direitos das mulheres no ano de 2024, que começou de maneira relativamente positiva para a luta das mulheres, foi marcada por...

Apenas cinco mulheres se tornaram presidentes nas eleições deste ano no mundo BR

A presença feminina nos mais altos níveis de liderança política permaneceu extremamente baixa em 2024. Apenas cinco mulheres foram eleitas como chefes de Estado...

Cidadania para a população afro-brasileira

"Eu gostaria que resgatassem um projeto desse sujeito extraordinário que foi Kwame Nkrumah, panafricanista, de oferecer nacionalidade de países africanos para toda a diáspora",...
-+=