Beyoncé tem clipe de ‘Formation’ eleito o melhor de todos os tempos

Enviado por / FonteDo F5

Lista da Rolling Stone classificou mais de 100 videoclipes

O clipe da música “Formation” de Beyoncé, 39, foi eleito o melhor videoclipe de todos os tempos pela Rolling Stone. A revista elegeu os melhores 100 videoclipes e o primeiro lugar ficou com a artista norte-americana.

O vídeo foi lançado em 2016 e dirigido por Melina Matsoukas. Na lista, também há clipes icônicos como “Billie Jean”, de Michael Jackson (1958 – 2009), “Kiss”, de Prince (1958 – 2016) e “Bad Romance”, de Lady Gaga, 35.

Além do visual apresentado no clipe da artista, ela também quis mostrar o “impacto histórico da escravidão no amor negro e o que isso fez à família negra”, como explicou a diretora Matsoukas ao The New Yorker no ano de 2017.

No clipe, Beyoncé aparece deitada em cima de um carro da polícia naufragado em Nova Orleans, nos Estados Unidos, e também uma parede com a frase “pare de atirar em nós” escrita com tinta spray. “Eu queria mostrar –isso é gente negra”, continuou a diretora.

“Nós triunfamos, sofremos, estamos nos afogando, estamos sendo espancados, estamos dançando, estamos comendo e ainda estamos aqui”, acrescentou Matsoukas sobre o conceito do clipe. Após o lançamento, críticos categorizaram o vídeo e Beyoncé como “anti-polícia”.

Em uma entrevista a revista Elle, ela negou as críticas e alegou que qualquer um que realmente acreditasse que ela era “anti-polícia” estava errado. “Eu sou uma artista e acho que a arte mais poderosa geralmente é mal compreendida”, disse a mãe de três filhos a revista em abril de 2016.

“Mas qualquer um que perceba minha mensagem como anti-polícia está completamente enganado. Tenho tanta admiração e respeito pelos oficiais e pelas famílias dos oficiais que se sacrificam para nos manter seguros.”

“Mas sejamos claros: sou contra a brutalidade policial e a injustiça. Essas são duas coisas distintas”, explicou. Além do clipe da música que integra seu álbum visual “Lemonade” (2016), ela também aparece na lista com a 12ª posição por “Single Ladies” e na 66ª com “Telephone”, sua colaboração com Lady Gaga.

Em seu trabalho mais recente, “Black Is King”, ela definiu a experiência foi definida como “uma memória celebratória para o mundo da experiência negra”. “Este filme é a história de eras que informam e reconstroem o presente, a reunião de culturas e crenças geracionais compartilhadas”, dizia o texto.

“É a história de como as pessoas deixaram os mais debilitados receberem um presente extraordinário e um futuro com propósito”. O álbum visual, produzido, roteirizado e dirigido pela própria Beyoncé, teve influências do trabalho da cantora na versão mais recente de “O Rei Leão” (2019), no qual ela dublou a personagem Nala.

Em junho, por meio de sua instituição BeyGood, a artista iniciou uma campanha em prol do Brasil. A ideia é abrir os olhos da população para o caos em solo brasileiro e pela fome que acomete milhares no país. Em publicação nas redes sociais, a instituição da artista norte-americana anunciou no Instagram a ação “Tem Gente com Fome” com o mote “brazilian lives matter” (“vidas brasileiras importam”, em português).

Artigo vinculado à postagem afirma que há muita gente faminta mais de um ano após o início da pandemia do coronavírus no Brasil. “Quase 500 mil vidas foram perdidas em decorrência da doença e milhões de desempregados, famintos e miseráveis”, diz trecho do texto na página da campanha.

YouTube video

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...