Semana da Mulher Negra do DF lança o Ciclo de Oficinas: Duafe (des) Tranças

Nos  próximos dias de 02 a 06 de agosto, ocorrerá o Ciclo de Oficinas: Duafe (des) Tranças – do Projeto Semana da Mulher Negra organizado pelo Instituto Mãe África em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O evento tem o intuito de propor  diálogos e reflexão sobre a Histórias, Simbologias e Cultura das Tranças Africanas e Afro-brasileiras, a partir de estudos, vivências e experiências de mulheres negras da diáspora.

Trazendo uma correlação entre a ancestralidade africana, gênero, corpo e o sagrado, relacionando africanidades e estéticas negras.

Ao elencar a dimensão estética – abarcar-se diversas manifestações da trajetória de vida de mulheres negras, excedendo a função individual e biológica do corpo negro, assim como do sentido do belo, exercendo narrativas que auxiliam na compreenção sobre afirmação identitária e valorização de mulheres negras, assim como a preservação dos modos de saber e fazer presentes nos penteados africanos como importantes dispositivos para se pensar memórias e histórias negras.

Foto: Divulgação

O Ciclo será realizado por:

Negra Jhô- Trancista, Estilista e Empreendedora proprietária de Salão Afro nas ruas do Pelourinho- Salvador, BA atuante na criação de desfiles e rainhas de Blocos Afros, como o tradicional Ilê-Ayê.

E por Layla Maryzandra – Pedagoga, Educadora Popular, Especializada em História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Educação em Direitos Humanos,  pesquisadora na área das Linguagens Estéticas Tradicionais Africanas, que atua na Rede Nacional de Cyberativistas Negras, além de ser idealizadora do Projeto Fios da Ancestralidade.

O evento será online, pela Plataforma Zoom e contará com certificação, serão apenas 70 vagas, as inscrições iniciam  no dia 30 de julho até 01 de agosto de 2021.

Mais informações acessem as mídias do Instituto Mãe África.

Programação completa em :  https://maeafrica.org/semana-da-mulher-negra-2021/
 Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1tY9m9IVCkr51Goi0Xn-NMekwagW6HJna8R1TKPGhEwc/edit

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Fotógrafo brasileiro mostra “memória da escravidão” que ficou em Africa

Uma viagem afectiva do fotógrafo e designer gráfico César...

Frank Ocean pode se tornar diretor de cinema; entenda

Frank Ocean decidiu explorar outros talentos além da música, e...

A CONEN e a conjuntura política

Os desafios da luta de combate ao racismo no...

Mariah Carey e Nick Cannon

Mariah Carey e Nick Cannon deram um show à...

para lembrar

Criolo vive traficante em 1º papel no cinema e atua com Lázaro Ramos. Nos ajude a entender

O rapper paulistano Criolo, e um dos artistas mais cultuados...

Coleção revela continente africano como você nunca viu

É raro encontrar projetos que retratam a África para...

África do Sul quer usar Copa para unir brancos e negros

A 209 dias da Copa do Mundo na África...

Lia para manter minha sanidade mental, diz ex-Pantera Negra preso 45 anos numa solitária

O ex-Pantera Negra Albert Woodfox afirmou nesta segunda-feira (22/02)...
spot_imgspot_img

Majestosa, Lauryn Hill entrega show intenso e coroa história da Chic Show

"Não é só um baile black", gritou Criolo durante o terceiro show do festival Chic Show 50 Anos, no sábado (12). O rapper do...

Gilberto Gil afirma que não se aposentará totalmente dos palcos: “continuo querendo eventualmente cantar”

No fim de junho, saiu a notícia de que Gilberto Gil estava planejando sua aposentadoria dos palcos. Segundo o Estadão, como confirmado pela assessoria do...

Ícone da percussão, Naná Vasconcelos ganha mostra no Itaú Cultural

O Itaú Cultural, localizado na avenida Paulista, em São Paulo, abre nesta quarta-feira (17) a Ocupação Naná Vasconcelos, em homenagem ao músico pernambucano falecido em 2016. A mostra é...
-+=