Semana da Mulher Negra do DF lança o Ciclo de Oficinas: Duafe (des) Tranças

Nos  próximos dias de 02 a 06 de agosto, ocorrerá o Ciclo de Oficinas: Duafe (des) Tranças – do Projeto Semana da Mulher Negra organizado pelo Instituto Mãe África em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O evento tem o intuito de propor  diálogos e reflexão sobre a Histórias, Simbologias e Cultura das Tranças Africanas e Afro-brasileiras, a partir de estudos, vivências e experiências de mulheres negras da diáspora.

Trazendo uma correlação entre a ancestralidade africana, gênero, corpo e o sagrado, relacionando africanidades e estéticas negras.

Ao elencar a dimensão estética – abarcar-se diversas manifestações da trajetória de vida de mulheres negras, excedendo a função individual e biológica do corpo negro, assim como do sentido do belo, exercendo narrativas que auxiliam na compreenção sobre afirmação identitária e valorização de mulheres negras, assim como a preservação dos modos de saber e fazer presentes nos penteados africanos como importantes dispositivos para se pensar memórias e histórias negras.

Foto: Divulgação

O Ciclo será realizado por:

Negra Jhô- Trancista, Estilista e Empreendedora proprietária de Salão Afro nas ruas do Pelourinho- Salvador, BA atuante na criação de desfiles e rainhas de Blocos Afros, como o tradicional Ilê-Ayê.

E por Layla Maryzandra – Pedagoga, Educadora Popular, Especializada em História e Cultura Afro-brasileira e Africana e Educação em Direitos Humanos,  pesquisadora na área das Linguagens Estéticas Tradicionais Africanas, que atua na Rede Nacional de Cyberativistas Negras, além de ser idealizadora do Projeto Fios da Ancestralidade.

O evento será online, pela Plataforma Zoom e contará com certificação, serão apenas 70 vagas, as inscrições iniciam  no dia 30 de julho até 01 de agosto de 2021.

Mais informações acessem as mídias do Instituto Mãe África.

Programação completa em :  https://maeafrica.org/semana-da-mulher-negra-2021/
 Formulário de Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1tY9m9IVCkr51Goi0Xn-NMekwagW6HJna8R1TKPGhEwc/edit

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Ciclo de Conversas discutirá os lugares de memória negro indígena de 14 a 16 de setembro de 2022

O Ciclo de Conversas Lugares de Memória Negro-indígena reunirá...

Três grandes revistas femininas estão com mulheres negras poderosas em suas capas

Em setembro deste ano, 8 grandes revistas americanas trouxeram...

Rihanna anuncia música inédita após 6 anos

Finalmente vem aí! Após seis anos do lançamento de Anti (2016),...

Show de 86 anos da Vai-Vai reúne Seu Jorge, Racionais e Fundo de Quintal

A Vai-Vai, atual campeã do Carnaval de São Paulo,...

para lembrar

As religiōes de matriz africana no Hip-Hop

Laroiye, Esù Onà! O Candomblé surgiu em meados do século...

13 de abril: dia de celebração e luta para as mulheres do samba

“Não chora, meu bem, que dias melhores já vêm”....
spot_imgspot_img

Festlip_Brasil celebra as mulheres com homenagens a Zezé Motta e Conceição Evaristo e espetáculo inédito, que marca a estreia de Tânia Pires Abrão na...

No ano em que comemora sua 15ª edição, o FESTLIP celebra as mulheres ao longo de todo o festival, que em 2023 foi dividido em dois....

Exposição RJ é Solo Preto e Indígena ocupa Palácio Tiradentes na terça

No próximo dia 21, às 18h, dentro do mês da Consciência Negra, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio...

“Ó Paí, Ó 2” chega primeiro à Bahia com três dias de pré-estreias pagas

Protagonizado por Lázaro Ramos, "Ó Paí, Ó 2" chega primeiro à Bahia, com diversas sessões de pré-estreias pagas nos cinemas de Salvador e também em Vitória da...
-+=