Biblioteca da Unicamp sofre pichações racistas e ameaças

Com teor de ameaça, as pichações na Uncamp continham suásticas e mensagens como “Vai ter Massacre #Columbine” e “Poder Branco”

Da Revista  Fórum

Reprodução/Revista Fórum

A Biblioteca Antonio Candido, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e banheiros do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, amanheceram nesta quarta-feira (15), com pichações racistas, desenhos de suásticas e com mensagens de ameaça em mesas, paredes e telas de computadores.

A reitoria abriu sindicância para apurar o caso e registrou o vandalismo na Polícia Civil. A diretoria do IEL disse que câmeras flagraram os atos, cometidos na noite da terça-feira (14) e que o rosto do autor é visível nas imagens.

Com teor de ameaça, as pichações continham suásticas e mensagens como “Vai ter Massacre #Columbine” e “Poder Branco”. “Todas as providências administrativas, jurídicas e policiais estão sendo tomadas para identificar e processar o autor desse ato criminoso. A Biblioteca permanecerá fechada até que se conclua a perícia”, informou o IEL.

Já a Reitoria, em nota, condenou com veemência os atos de vandalismo. “Mais graves do que os danos causados ao patrimônio público são o simbolismo dos desenhos e o teor das mensagens, totalmente incompatíveis com os valores da Unicamp e absolutamente inaceitáveis no âmbito de uma comunidade acadêmica que preza a democracia, a paz e a diversidade”.

 

+ sobre o tema

Santistas gritam ‘macaco e crioulo’ para Diego Maurício

Na vitória do Flamengo por 5 a 4 diante...

Miss Bélgica é acusada de racismo após post em rede social

Ela insiste que não é racista porque seu pai...

Não Cadiveu, eu não preciso de você! Cabelo Afro!

*Por Winnie Bueno Quando eu era pequena, assim bem menina,...

para lembrar

Ângela Guimarães, coordenadora do Plano Juventude Viva

O Plano Juventude Viva possui agora uma nova coordenadora:...

Feghali condena proposta que prevê aborto de feto com “tendência à criminalidade”

Relator da maioridade penal, Laerte Bessa, sugeriu medida em...

Balotelli: ‘Se eu sofrer racismo novamente, vou deixar o campo’

O atacante foi alvo mais uma vez, contra...
spot_imgspot_img

Brasil: Relatório sobre Justiça Racial na Aplicação da Lei

Este relatório contém as conclusões do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para o Avanço da Igualdade e Justiça Racial na Aplicação da Lei (EMLER,...

Jovens negros carregam traumas de reconhecimento fotográfico injusto

Em 2018, o porteiro Carlos Alexandre Hidalgo foi a uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência por conta de um crime virtual que...

Casos de racismo aumentaram no futebol brasileiro; veja relatório

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol divulgou nesta quinta-feira (26) o 10º Relatório da Discriminação Racial no Futebol, que é baseado em dados de 2023....
-+=