Biguaçu resgata cultura africana e afro-brasileira

Entre os dias 18 e 22 de novembro, o Centro Cultural Casarão Born, em Biguaçu, será palco da “Semana Recriar – Resgate da cultura, raízes, integração e afirmação racial”, com o intuito de resgatar a cultura afro-brasileira.

A promoção é do Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco “Nossas Raízes”, com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Biguaçu, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e da Câmara Municipal.

O evento objetiva proporcionar conhecimento e reconhecimento à importância dos povos africanos na História do Brasil e a sua influência na cultura, religião, culinária e costumes brasileiros, resgatando e divulgando pessoas negras que se destacaram na História do Município de Biguaçu, bem como no Brasil e no Mundo.

O professor Luiz Henrique Ferreira, um dos coordenadores do Projeto, explica que este projeto tem o intuito de conhecer e reconhecer a importância do povo africano no cotidiano e na historia do município. Segundo ele, “trata-se de um resgate da Cultura Afro-Brasileira e Africana de Biguaçu que colocará o nosso município num cenário novo, de um Brasil que comemora 10 anos de criação da SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Integração Racial), 10 anos da criação da Lei 10639/03, que inclui o estudo da Cultura Afro-brasileira e Africana como obrigatoriedade nas escolas brasileiras e os 125 Anos de Abolição”.

Para outra coordenadora do evento, a professora Ivânia Silva Rita, “a importância deste projeto é que ele mostra a forte influência dos povos africanos na história, religião, alimentação, economia, música, dança, etnia, costumes e cultura, além de consumar a aplicabilidade da Lei 10.639/03, que determina que seja ensinada nas escolas brasileiras a História da África e a Cultura Afro-brasileira. Nós cidadãos de Biguaçu não poderíamos deixar passar despercebida a Semana da Consciência Negra.”

Já a Secretária Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, Salete Orlandina Cardoso, garante que a Prefeitura Municipal pretende desenvolver ações afirmativas buscando despertar na comunidade negra biguaçuense o reconhecimento do seu valor na história passada, atual e futura da nossa cidade.

“Queremos resgatar a cultura afro-brasileira em Biguaçu, Este projeto também tem como objetivo despertar em nossos afros descendentes uma valorização de nossa cultura, criando grupos para discutir o futuro da cidade”, finaliza Salete.

PROGRAMAÇÃO

18/11/2013 ( segunda-feira)

15h00m: Abertura

15h00m:Exposição- Artefatos da Cultura Africana;- Fotos dos Afro-brasileiros destaques em Biguaçu; – Trajes Afro-brasileiros; – Literatura Africana e Afro-brasileira;- Instrumentos Musicais

18h00m: Apresentação da programação da semana e do Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Nossas Raízes;Vídeos sobre a História, o Africano e o Afro-brasileiro, A cor da Cultura, Cantores Afro-brasileiros.Entrega de placas para os Políticos Afros descendentes destaques do município;Será servido pipoca, chá e café;Musicas: Afro brasileiras

3ª Feira (19/11)

18h00m: Sessão Especial da Câmara Municipal de Vereadores, para a outorga da Medalha Biguaçu/África – Osvaldo Alipio da Silva ( Sr. Doca). Na ocasião, cada Partido Político com representatividade no Legislativo Municipal, entregará a medalha a um membro da sociedade, que tenha se destacado através do trabalho em favor da igualdade social e contra o preconceito ao Negro.

19h00m: Vídeo: Alisson Mor – Raiz de Kunta Kinte- Mesa Redonda (resgatando a nossa história) composta por afros antigos que falarão sobre como foram criados em Biguaçu Será formado uma equipe de pessoas convidadas pelos organizadores para fazer perguntas para os componentes da mesa. Entrega de placas para as famílias que compõe a mesa. Será servido caldo feijão, chá, café.

4ª Feira (20/11)

14h00m:Palestras sobre o Tema: 10 anos da Lei 10.639/03 – No espaço da sala de aula. Palestrante: Maria Aparecida Rita Moreira (Doutoranda em Literatura – UFSC.)

18h00m: Musica Afro; Danças Típicas; Maculelê, Samba de Roda, Capoeira; Graduado TETE (Edevaldo Emiliano Barbosa) 1º lugar no Festival de Talentos Estadual (2004) Mestre sala e porta bandeira “Vânia Costa” entre outras; Entrega de placas para os responsáveis pelas danças; Será servido arroz doce, chá e café.

5ª Feira ( 21/11)

18h00m:Palestra: Religiões Afro-brasileiras – Explicação; Apresentação dos Orixás e suas danças explicando o que cada um representa; Associação Afro brasileira ABASSA(casa) de GONGOBILA; Entrega de placa para os representantes da Associação.Será servido Acarajé, chá e café.

6ª Feira ( 22/11)

18h00m: Encerramento: Apresentações de Musicas Afro-brasileiras, samba, maracatu, lambada, entre outras; Lançamento do Samba enredo do Grêmio Recreativo Cultural e Carnavalesco Nossas Raízes Entrega de Diplomas para os colaboradores do evento.

Mais informações com a professora Ivânia Silva Rita, pelo telefone: (48) 8459-0466 ou com a Secretária da Secetul, Salete Cardoso, pelo telefone: (48) 3285-3020.

 

Fonte: Bigua

+ sobre o tema

Na terra natal de Mandela, falar de morte é tabu

No povoado natal do herói e ex-presidente sul-africano Nelson...

Rap eletrônico de Craca e Dani Nega questiona o senso comum

A dupla, que está lançando o single “Peito Meu”,...

Serena Williams

Serena Jameka Ross Evelyn Williams (Saginaw, Michigan, 26 de setembro de 1981) é uma tenista norte-americana....

para lembrar

spot_imgspot_img

Obrigada Shirley

É com muita tristeza que compartilhamos a notícia do falecimento da Shirley Villela, nossa companheira e amiga, tecedora da Redes da Maré, de 2013...

Diaspóricas 2: filme revela mundo futurista a partir do olhar de mulheres negras

Recém-lançado no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), em Goiás, no último dia 13 de junho, o filme “Diaspóricas 2” traz o protagonismo negro feminino e brasileiro...

Jay-Z e Alicia Keys apresentam ‘Empire State of Mind’ no Tony Awards de 2024

Jay-Ze Alicia Keys se uniram para apresentar o sucesso “Empire State of Mind” ao vivo no na cerimônia de premiação de 2024 do Tony Awards no último domingo,...
-+=