Inesc e Unicef lançam guia “Por um parlamento sem Racismo”

Para marcar as atividades do mês da Consciência Negra, o Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam na próxima quarta-feira, 13/11, em café da manhã na Câmara dos Deputados organizado em parceria com a Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, a publicação “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.

O guia faz parte da campanha “Por uma infância sem racismo”, liderada pelo Unicef desde 2010 (que compreende os agentes parlamentares como fundamentais no terreno das formulações legislativas), e também da linha de atuação do Inesc – organização que luta pela ampliação e capacidade de interlocução e pressão social para que o Estado elabore e execute política públicas que garantam efetivamente os direitos humanos e que sejam devidamente desenhadas e comprometidas com o enfrentamento às distintas faces das desigualdades: cor, gênero, etnia, geração, território e renda.

A publicação objetiva fornecer informações úteis para os parlamentares e suas assessorias com relação ao reconhecimento da desigualdade racial, da existência do racismo nas relações sociais no Brasil e dos marcos normativos vigentes voltados para a sua superação. E ainda contribuir para mudanças de atitude tão necessárias para a construção de um parlamento sem racismo.

O guia é organizado em cinco capítulos nos quais são apresentados alguns temas chaves para apoiar os atores querem enfrentar os impactos do racismo na sociedade brasileira e buscam colaborar com uma sociedade mais justa. Conceitos, definições, argumentos, histórico das legislações brasileiras, depoimentos, mitos, números e o cenário internacional são alguns dos temas presentes na publicação.

Café da Manhã

O lançamento do guia ocorrerá no dia 13/11 às 8h, no Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo). Entre os participantes que farão parte da mesa principal do evento estão José Antonio Moroni, membro do colegiado de gestão do INESC, o deputado Luiz Alberto (coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas) e um/a integrante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

O que: “Por um Parlamento sem Racismo – Guia para parlamentares sobre a promoção da igualdade racial”.

Quando: 13/11, às 8h

Onde: Central Park Restaurante (Anexo III da Câmara dos Deputados, subsolo)

Fonte: Inesc

+ sobre o tema

Racionais MC’S fazem show no dia da Consciência Negra em SP

  Sábado dia 20 de novembro é feriado  da Consciência...

Fátima Oliveira: 2011, Ano Internacional para Descendentes de Africanos

por Fátima Oliveira,   No dia 12 passado, a ONU definiu...

Expressões artísticas devem ser apreciadas

A dança é para o historiador Simão Souindoula...

para lembrar

Relatório das Desigualdades Raciais no Brasil 2007-2008

          Organizado pelo economista Marcelo Paixão, o Relatório Anual das...

Indústria de cosméticos da Bahia cresce apenas 3%

Fonte: A tarde On Line A indústria de cosméticos...

O Estatuto da Igualdade Racial

Por: Edson França   A aprovação do Estatuto da...
spot_imgspot_img

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...

Câmara aprova projeto que torna Dia da Consciência Negra feriado nacional; texto vai à sanção

Por 286 votos a favor e 121 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) um projeto de lei que declara o dia 20 de...

Profissionais negros reinventam suas carreiras na TV e avaliam a importância da discussão racial

No Dia da Consciência Negra, o gshow conversou com artistas que compartilham a jornada que é ser um profissional preto na teledramaturgia. Entre eles, atores, atrizes e...
-+=