#BlackLivesMatter: ‘Vamos regredir cem anos se Trump vencer’

No Rio, ativista do combate a violência policial contra negros critica republicano

por Caio Barreto Briso no O Globo

Donald Trump já chamou de “repugnante” o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que luta pelo fim da violência policial contra negros nos EUA. Com a morte de policiais em Dallas e Baton Rouge, o candidato voltou a atacar a organização, dizendo que pedirá à procuradoria-geral que a investigue por, na sua visão, incitar a violência contra agentes. Em visita ao Rio, onde veio participar do evento Julho Negro, que reúne organizações brasileiras e americanas na luta por direitos humanos, a ativista Brittini Alexandria, de Chicago, falou sobre o bilionário.

Trump disse que o Black Lives Matter incentiva violência contra policiais. Como vocês respondem?

Donald Trump é um mentiroso delirante e um grande racista. Ele continua tentando culpar o Black Lives Matter pelos ataques a policiais. Isso é uma mentira inaceitável. Não incentivamos a violência jamais.

Pretendem mobilizar a população negra a votar contra ele?

Não vamos dizer em quem cada um deve votar, isso é pessoal, mas precisamos nos mobilizar por nossos direitos. Nosso país vai regredir cem anos se Trump for eleito.

Os EUA tiveram por oito anos um presidente negro. Mesmo assim, a tensão racial parece ter aumentado. A que atribuem isso?

De alguma forma ter um presidente negro foi uma distração, porque nos deixou acreditar que era uma grande mudança. A maioria dos negros ainda é pobre e sofre com a falta de perspectiva. Durante o governo Obama, vimos a vida negra ser valorizada, mas a exclusão social continua na economia, na educação, na falta de política habitacional. A luta dos anos 1960 por direitos civis continua porque queremos justiça social. Estamos lutando de novo para que acabe o extermínio de negros.

+ sobre o tema

Fuvest divulga datas do vestibular 2025

A Fuvest divulgou nesta segunda-feira (18) o calendário de...

Arte para manter viva a memória do colonialismo alemão

Espectadores se concentram em torno das obras de Cheryl...

Lideranças brancas têm responsabilidade na busca pela equidade racial

O Censo 2022 revelou um dado de extrema relevância histórica e...

para lembrar

spot_imgspot_img

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=