Guest Post »

#BlackLivesMatter: ‘Vamos regredir cem anos se Trump vencer’

No Rio, ativista do combate a violência policial contra negros critica republicano

por Caio Barreto Briso no O Globo

Donald Trump já chamou de “repugnante” o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que luta pelo fim da violência policial contra negros nos EUA. Com a morte de policiais em Dallas e Baton Rouge, o candidato voltou a atacar a organização, dizendo que pedirá à procuradoria-geral que a investigue por, na sua visão, incitar a violência contra agentes. Em visita ao Rio, onde veio participar do evento Julho Negro, que reúne organizações brasileiras e americanas na luta por direitos humanos, a ativista Brittini Alexandria, de Chicago, falou sobre o bilionário.

Trump disse que o Black Lives Matter incentiva violência contra policiais. Como vocês respondem?

Donald Trump é um mentiroso delirante e um grande racista. Ele continua tentando culpar o Black Lives Matter pelos ataques a policiais. Isso é uma mentira inaceitável. Não incentivamos a violência jamais.

Pretendem mobilizar a população negra a votar contra ele?

Não vamos dizer em quem cada um deve votar, isso é pessoal, mas precisamos nos mobilizar por nossos direitos. Nosso país vai regredir cem anos se Trump for eleito.

Os EUA tiveram por oito anos um presidente negro. Mesmo assim, a tensão racial parece ter aumentado. A que atribuem isso?

De alguma forma ter um presidente negro foi uma distração, porque nos deixou acreditar que era uma grande mudança. A maioria dos negros ainda é pobre e sofre com a falta de perspectiva. Durante o governo Obama, vimos a vida negra ser valorizada, mas a exclusão social continua na economia, na educação, na falta de política habitacional. A luta dos anos 1960 por direitos civis continua porque queremos justiça social. Estamos lutando de novo para que acabe o extermínio de negros.

Related posts