#BlackLivesMatter: ‘Vamos regredir cem anos se Trump vencer’

No Rio, ativista do combate a violência policial contra negros critica republicano

por Caio Barreto Briso no O Globo

Donald Trump já chamou de “repugnante” o movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam), que luta pelo fim da violência policial contra negros nos EUA. Com a morte de policiais em Dallas e Baton Rouge, o candidato voltou a atacar a organização, dizendo que pedirá à procuradoria-geral que a investigue por, na sua visão, incitar a violência contra agentes. Em visita ao Rio, onde veio participar do evento Julho Negro, que reúne organizações brasileiras e americanas na luta por direitos humanos, a ativista Brittini Alexandria, de Chicago, falou sobre o bilionário.

Trump disse que o Black Lives Matter incentiva violência contra policiais. Como vocês respondem?

Donald Trump é um mentiroso delirante e um grande racista. Ele continua tentando culpar o Black Lives Matter pelos ataques a policiais. Isso é uma mentira inaceitável. Não incentivamos a violência jamais.

Pretendem mobilizar a população negra a votar contra ele?

Não vamos dizer em quem cada um deve votar, isso é pessoal, mas precisamos nos mobilizar por nossos direitos. Nosso país vai regredir cem anos se Trump for eleito.

Os EUA tiveram por oito anos um presidente negro. Mesmo assim, a tensão racial parece ter aumentado. A que atribuem isso?

De alguma forma ter um presidente negro foi uma distração, porque nos deixou acreditar que era uma grande mudança. A maioria dos negros ainda é pobre e sofre com a falta de perspectiva. Durante o governo Obama, vimos a vida negra ser valorizada, mas a exclusão social continua na economia, na educação, na falta de política habitacional. A luta dos anos 1960 por direitos civis continua porque queremos justiça social. Estamos lutando de novo para que acabe o extermínio de negros.

+ sobre o tema

Argentinos acusam alemães de racismo em comemoração pós Copa

Recebidos por uma multidão em Berlim, jogadores ironizaram a...

para lembrar

Aluno cotista de baixa renda receberá bolsa de R$ 400, diz Mercadante

Bolsa será dada a aluno com renda familiar per...

Cris Vianna rebate comentário racista de diretora da Globo

Cris Vianna não tem papas na língua. Prova disso...

O Brasil precisa de maior atuação da juventude na política

No mês em que comemoramos o Dia Internacional da...
spot_imgspot_img

Cinco mulheres quilombolas foram mortas desde caso Mãe Bernadete, diz pesquisa

Cinco mulheres quilombolas foram mortas no Brasil desde o assassinato de Bernadete Pacífico, conhecida como Mãe Bernadete, em agosto do ano passado. Ela era uma das...

Independência forjou nação, mas Brasil mantém lugares sociais de quem manda

Em pleno dia em que celebramos a independência do Brasil, vale questionarmos: quem somos enquanto nação? A quem cabe algum direito de fazer do...

Os outros

O que caracteriza um movimento identitário é a negação de princípios universais somada à afirmação de um grupo de identidade como essencialmente diferente dos "outros" e...
-+=