Vidas que importam

As recentes mortes envolvendo negros e policiais brancos norte-americanos trouxeram à tona, mais uma vez, a discussão sobre o racismo nos Estados Unidos. As manifestações que reuniram milhares de afro-americanos em diversas cidades e o tiroteio ocorrido que matou cinco policiais evidenciam o perigo do ódio racial para qualquer nação.

Enviado por Mauricio Pestana  via Guest Post para o Portal Geledés 

Impossível falar desta tragédia sem traçar um paralelo com a brutalidade que acontece todos os dias em nosso país, onde a chance de um jovem negro ser morto por homicídio é 147% maior do que um jovem de qualquer outro grupo étnico e a cada 23 minutos, um deles é assassinado.

Impossível também não lembrar de casos abafados pela nossa mídia, não comparar com o tratamento desigual entre negros e brancos nas abordagens policiais ou com as injustiças cometidas pelo sistema judiciário brasileiro.

Os episódios ocorridos nos EUA chocaram o mundo pelo sangue-frio dos policiais e pela exposição chocante, uma vez que ambos foram divulgados por meio de vídeos que circularam na internet. Mas infelizmente, as cenas não perdem por nada para as atrocidades cometidas no Brasil. A diferença é que apesar dos altos índices de homicídios de jovens negros no país, a maioria dos casos não gera a mesma repercussão na nossa mídia ou mobilização de uma sociedade indignada, consequência cruel de um país onde a violência é banalizada e presumida quando se trata de pessoas negras.

Que ao menos estas tragédias ocorridas no país norte-americano contribuam para a ampliação do debate sobre a violência policial e o massacre de jovens negros em âmbito mundial, mostrando que vidas negras importam em qualquer lugar do mundo.

+ sobre o tema

Homem canta “Formation” e é preso em shopping nos EUA; veja o vídeo

Com críticas à discriminação racial e á brutalidade da...

Disparos contra 3 homens na Virgínia são transmitidos ao vivo no Facebook

Vídeo mostrava amigos ouvindo música quando começou tiroteio. Câmera...

para lembrar

Tati Quebra Barraco acusa PM de matar seu filho

A funkeira carioca Tati Quebra Barraco acusou a Polícia...

Ambulante foi preso após reconhecimento irregular por WhatsApp

Em depoimento, investigador da Polícia Civil que o prendeu...

Negros são maioria entre presos por tráfico de drogas em rondas policiais, diz Ipea

Nota do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que negros são mais alvos de prisões por tráfico de drogas em caso flagrantes feitos...

Um guia para entender o Holocausto e por que ele é lembrado em 27 de janeiro

O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram. Os assassinatos foram...

Caso Marielle: mandante da morte de vereadora teria foro privilegiado; entenda

O acordo de delação premiada do ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos contra a vereadora Marielle Franco (PSOL), não ocorreu do dia...
-+=