Bob Marley faria hoje (06) 78 anos. O cantor morreu em maio de 1981 aos 36 anos vítima de um câncer e foi um dos artistas de reggae mais famosos da história. O músico vendeu mais de 75 milhões de discos e hoje se tornou um símbolo para o movimento religioso Rastafári e para o país de origem, a Jamaica.
Confira abaixo cinco curiosidades da vida e carreira para relembrar o legado de Bob Marley.
Família
Bob Marley era filho de Norval Sinclair Marley, homem branco e capitão do exército inglês, e de Cedella Booker, jamaicana pobre e negra. O casamento dos dois estava marcado para julho de 1944, mas Norval abandonou Cedella grávida e voltou para a Inglaterra.
Mais tarde, a mãe de Marley se casou com Toddy Livingstone, e Bob se tornou muito amigo do filho dele, Bunny. Assim foi o começo do artista na música: ele e o irmão postiço criavam guitarras feitas de lata e tentavam tocar as músicas vindas dos Estados Unidos.
Atentado
Em 1976, Bob retornou ao país de origem para uma performance gratuita no evento “Smile Jamaica.” Ele e a esposa, Rita Marley, e o empresário Don Taylor foram baleados enquanto ensaiavam. As motivações para o atentado não são claras até hoje, e o artista realizou o show mesmo depois do ocorrido.
Futebol
Bob Marley não escondia a paixão pelo futebol, especialmente o brasileiro. Em 1980, visitou o Rio de Janeiro e participou de um jogo com artistas como Chico Buarque, Toquinho e Moraes Moreira.
Paternidade
O artista foi pai de 11 filhos e adotou duas enteadas. Como relatou Rita Marley em sua biografia, No Woman No Cry: Minha vida com Bob Marley (2004), o casal teve apenas quatro filhos, mas Bob teve diversos casos de infidelidade. Teve cerca de 100 processos de requerimento de paternidade, sete deles foram confirmados.
Câncer
Durante uma partida de futebol em 1977, Bob machucou o dedão do pé. Depois de algum tempo, foi diagnosticado com um câncer de pele na região. Os médicos sugeriram a amputação do dedo, mas o artista recusou por causa das crenças rastafáris.
O câncer se espalhou para outros órgãos e chegou ao cérebro e Bob se converteu ao cristianismo para tentar tratamentos convencionais. Em 11 de março de 1981, o cantor morreu aos 36 anos de idade.