Bob Marley faria 78 anos: 5 curiosidades do cantor

Enviado por / FonteDo Rolling Stone

Bob Marley morreu aos 36 anos vítimas de um câncer; o músico se tornou uns artistas mais famosos do reggae

Bob Marley faria hoje (06) 78 anos. O cantor morreu em maio de 1981 aos 36 anos vítima de um câncer e foi um dos artistas de reggae mais famosos da história. O músico vendeu mais de 75 milhões de discos e hoje se tornou um símbolo para o movimento religioso Rastafári e para o país de origem, a Jamaica. 

Confira abaixo cinco curiosidades da vida e carreira para relembrar o legado de Bob Marley.

Família

Bob Marley era filho de Norval Sinclair Marley, homem branco e capitão do exército inglês, e de Cedella Booker, jamaicana pobre e negra. O casamento dos dois estava marcado para julho de 1944, mas Norval abandonou Cedella grávida e voltou para a Inglaterra. 

Mais tarde, a mãe de Marley se casou com Toddy Livingstone, e Bob se tornou muito amigo do filho dele, Bunny. Assim foi o começo do artista na música: ele e o irmão postiço criavam guitarras feitas de lata e tentavam tocar as músicas vindas dos Estados Unidos.

Foto: GETTY IMAGES

Atentado

Em 1976, Bob retornou ao país de origem para uma performance gratuita no evento “Smile Jamaica.” Ele e a esposa, Rita Marley, e o empresário Don Taylor foram baleados enquanto ensaiavam. As motivações para o atentado não são claras até hoje, e o artista realizou o show mesmo depois do ocorrido.

Futebol

Bob Marley não escondia a paixão pelo futebol, especialmente o brasileiro. Em 1980, visitou o Rio de Janeiro e participou de um jogo com artistas como Chico Buarque, Toquinho e Moraes Moreira.

Paternidade

O artista foi pai de 11 filhos e adotou duas enteadas. Como relatou Rita Marley em sua biografia, No Woman No Cry: Minha vida com Bob Marley (2004), o casal teve apenas quatro filhos, mas Bob teve diversos casos de infidelidade. Teve cerca de 100 processos de requerimento de paternidade, sete deles foram confirmados.

Câncer

Durante uma partida de futebol em 1977, Bob machucou o dedão do pé. Depois de algum tempo, foi diagnosticado com um câncer de pele na região. Os médicos sugeriram a amputação do dedo, mas o artista recusou por causa das crenças rastafáris. 

O câncer se espalhou para outros órgãos e chegou ao cérebro e Bob se converteu ao cristianismo para tentar tratamentos convencionais. Em 11 de março de 1981, o cantor morreu aos 36 anos de idade.

+ sobre o tema

Estilista exalta mulher negra na Semana de Moda de Paris e vira hit no mundo da moda

Estilista exalta mulher negra na Semana de Moda de...

Oficial: Robinho assina com o Milan

Clube italiano anuncia a contratação do atacante: 'Enviado por...

Modelo albina combate preconceito em semana da moda africana

Na confusão de um camarim durante a Africa Fashion...

‘O racismo não é uma doença. É um mal real’, diz cantora Ellen Oléria

Vencedora da primeira edição do reality "The Voice Brasil",...

para lembrar

Dandara e a Princesa Perdida

Filhos são mesmo uma fonte de inspiração, não? Eu...

Thaíde lança livro e fala sobre o preconceito

Rapper reúne letras de músicas para comemorar 30 anos...

Exposição fotográfica homenageia Comunidade Negra Arturos

Em homenagem aos 122 anos de Abolição da Escravatura...

Cone e Senac oferecem bolsas de estudo para Afro-descendentes

    A Secretaria Municipal de Participação e...
spot_imgspot_img

Só hétero, cis e branco reclama da maior diversidade na TV, diz Fabrício Boliveira

Fabrício Boliveira diz ter sido uma criança que "falava pouco e sonhava bastante". Gago até os 15 anos, o ator fez sessões de fono durante...

Reconhecimento póstumo de um engenheiro abolicionista na história do Brasil

O engenheiro André Rebouças (1838-1898) é reconhecido como uma figura fundamental na engenharia brasileira, destacando-se pela construção de pontes, docas e sistemas hídricos. No...

Novo herói da pátria, André Rebouças deixou legado antirracista

Quando se pensa em engenharia, uma obra de qualidade é aquela estruturalmente forte e estável, capaz de resistir aos efeitos do tempo. Esse critério bastaria...
-+=