Bob Marley faria 78 anos: 5 curiosidades do cantor

Enviado por / FonteDo Rolling Stone

Bob Marley morreu aos 36 anos vítimas de um câncer; o músico se tornou uns artistas mais famosos do reggae

Bob Marley faria hoje (06) 78 anos. O cantor morreu em maio de 1981 aos 36 anos vítima de um câncer e foi um dos artistas de reggae mais famosos da história. O músico vendeu mais de 75 milhões de discos e hoje se tornou um símbolo para o movimento religioso Rastafári e para o país de origem, a Jamaica. 

Confira abaixo cinco curiosidades da vida e carreira para relembrar o legado de Bob Marley.

Família

Bob Marley era filho de Norval Sinclair Marley, homem branco e capitão do exército inglês, e de Cedella Booker, jamaicana pobre e negra. O casamento dos dois estava marcado para julho de 1944, mas Norval abandonou Cedella grávida e voltou para a Inglaterra. 

Mais tarde, a mãe de Marley se casou com Toddy Livingstone, e Bob se tornou muito amigo do filho dele, Bunny. Assim foi o começo do artista na música: ele e o irmão postiço criavam guitarras feitas de lata e tentavam tocar as músicas vindas dos Estados Unidos.

Foto: GETTY IMAGES

Atentado

Em 1976, Bob retornou ao país de origem para uma performance gratuita no evento “Smile Jamaica.” Ele e a esposa, Rita Marley, e o empresário Don Taylor foram baleados enquanto ensaiavam. As motivações para o atentado não são claras até hoje, e o artista realizou o show mesmo depois do ocorrido.

Futebol

Bob Marley não escondia a paixão pelo futebol, especialmente o brasileiro. Em 1980, visitou o Rio de Janeiro e participou de um jogo com artistas como Chico Buarque, Toquinho e Moraes Moreira.

Paternidade

O artista foi pai de 11 filhos e adotou duas enteadas. Como relatou Rita Marley em sua biografia, No Woman No Cry: Minha vida com Bob Marley (2004), o casal teve apenas quatro filhos, mas Bob teve diversos casos de infidelidade. Teve cerca de 100 processos de requerimento de paternidade, sete deles foram confirmados.

Câncer

Durante uma partida de futebol em 1977, Bob machucou o dedão do pé. Depois de algum tempo, foi diagnosticado com um câncer de pele na região. Os médicos sugeriram a amputação do dedo, mas o artista recusou por causa das crenças rastafáris. 

O câncer se espalhou para outros órgãos e chegou ao cérebro e Bob se converteu ao cristianismo para tentar tratamentos convencionais. Em 11 de março de 1981, o cantor morreu aos 36 anos de idade.

+ sobre o tema

Alguma poesia, por Cidinha da Silva

Escritora comenta as contribuições literárias de “Correntezas e outros estudos marinhos”,...

Rihanna aparece de lingerie em campanha

Rihanna divulgou no Twitter a primeira imagem da campanha...

Billie Holiday ganha tributo em musical

O Teatro Carlos Gomes recebe o musical "Amargo Fruto...

Comunidade Quilombola da Favila recebe certificação

- Fonte: Írohín Jornal Online -     A comunidade remanescente de...

para lembrar

Primeira atriz negra fará papel de Cinderela na Broadway

 por Maitê Brusman O mundo dos contos de fadas acaba...

Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015

A Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com...

Registro sobre o falecimento José Alves Bittencourt – LUA

Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Senadores. É com tristeza que informo...

25 situações que só quem tem cabelo cacheado vai entender

1. Sua vida é uma constante de perguntas como:...
spot_imgspot_img

Cientistas revelam mistério por trás dos antiquíssimos baobás, as árvores da vida

Cientistas afirmam ter resolvido o mistério em torno da origem dos antigos baobás. De acordo com análises de DNA, as árvores teriam surgido pela primeira...

Mostra Competitiva Adélia Sampaio recebe inscrições de filmes de mulheres negras até 16 de junho

A 6ª edição da Mostra Competitiva de Cinema Negro Adélia Sampaio está com inscrições abertas para filmes dirigidos por mulheres negras de todo o...

Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes  2024 e um dos mais renomados e influentes da...
-+=