Boletim III CONAPIR – Estado brasileiro ainda vê comunidades de terreiro como folclore

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS

Para Mãe Celina de Obá, delegada do Espírito Santo, da cidade de Cachoeiro de Itapumirim, o estado brasileiro ainda precisa mudar o olhar em relação às comunidades de terreiro. “Infelizmente ainda somos vistos como parte do folclore nacional; somos apresentados como produto brasileiro, mas isso não se reverte em conquista de direitos”.

A Yalorixá participa da delegação dos povos de terreiro durante a III Conapir. “Essa é a terceira conferência de promoção de igualdade. Nas anteriores foram tiradas muitas propostas que não foram consolidadas”, afirmou.

Ao tomar como base os dados do IBGE (2010), os povos de terreiro são sem dúvidas uma minoria. A população espírita passou de 1,3% (2000) para 2% (2010). Os seguidores da umbanda ou do candomblé são 0,3%, o mesmo percentual registrado no levantamento anterior.

Os povos de santo entendem que o número de praticantes deve ser maior, já que poucos são aqueles que assumem publicamente a religião que praticam, pois temem represálias verbais, sanções sociais, e até mesmo agressões físicas por parte de outros membros da sociedade.

Celina reconhece que só o fato do povo de terreiro estar representado na conferência é um avanço, mas afirma que as condições não melhoraram imediatamente. “Nosso povo anseia nada mais do que igualdade de tratamento e de oportunidade”.

De acordo com ela, durante a abertura da III Conapir, os povos de terreiro receberam uma resposta positiva ao pedido de encontro com a presidenta. “Estou empolgada com a possibilidade da presidenta Dilma sentar conosco pela primeira vez. Ela se comprometeu a nos receber e a Seppir irá intermediar o encontro”, contou Celina.

 

 

 

COMUNICADORAS NEGRAS NAS REDES SOCIAIS

Acompanhe nossas informações pelo Facebook e pelo Twitter.

Acesse nosso conteúdo também pelo Portal Geledés e pela Agência Patrícia Galvão.

+ sobre o tema

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a...

Leia: Pedagogias Hip-Hop e as culturas juvenis nas escolas

Com o objetivo de dialogar com estudantes e profissionais...

Enem: prazo para pedir atendimento especializado vai até 6 de junho

Os interessados em participar do Exame Nacional do Ensino...

para lembrar

Aprenda definitivamente a usar a vírgula com 4 regras simples

Quando usar vírgula? A vírgula é um dos elementos...

Preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar

Existe muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar...

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário

Palavras de Origem Africana usadas em nosso vocabulário de A...
spot_imgspot_img

Estudantes têm até as 23h59 desta sexta para fazer a inscrição no Enem

O prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 23 horas e 59 minutos (no horário de Brasília)...

Festival LED: Projeto SETA participa de mesa dedicada ao debate sobre os valores civilizatórios afro-brasileiros e indígenas

No dia 14 de junho (sábado), a partir das 14h, o “Festival LED – Luz na Educação”, realizado no Museu do Amanhã, promoverá a...

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado para o dia 13 de junho

O Ministério da Educação anunciou neste sábado (7) a prorrogação das inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025. Inicialmente programadas para...
-+=
Geledés Instituto da Mulher Negra
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.