Brancos não falam do racismo porque isso os beneficia, diz autora jamaicana

Em ensaio de seu próximo livro, Claudia Rankine questiona os privilégios dos homens brancos

Por Guilherme Henrique, da Folha de S.Paulo

A escritora jamaicana Claudia Rankine, que teve ensaio publicado na última edição da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles – Elizabeth Weinberg/The New York Times

A inquietação surgiu como um estampido seco no cérebro da escritora e professora de poesia da Universidade de Yale, Claudia Rankine, 56, enquanto observava o jardim de sua casa: o que significaria perguntar aleatoriamente a homens brancos como eles entendiam seu privilégio?

A dúvida é o principal argumento do ensaio publicado na edição deste mês da revista Serrote, do Instituto Moreira Salles, intitulado “Eu queria saber o que os homens brancos pensavam de seu privilégio. Então perguntei”. O texto faz parte do seu próximo livro, “Just Us” (só nós), programado para setembro de 2020.

“Pensei em ter essas conversas para saber se eles entendem a fluidez de seu movimento no mundo como uma forma de privilégio”, diz Rankine, uma das principais autoras a discutir racismo e diversidade hoje.

Ao longo do artigo, a escritora jamaicana radicada nos Estados Unidos narra suas tentativas de estabelecer conexões com homens brancos em voos e saguões de aeroportos. Em uma das histórias, ela relata que foi ignorada por um senhor enquanto aguardava na fila de embarque. Ao repreendê-lo, ouviu ele dizer ao amigo que “hoje você nunca sabe quem estão aceitando na 1ª classe”.

O embate, segundo Rankine, demonstra como brancos e negros compartilham o espaço comum. “Uma das coisas sobre as quais a branquitude é construída é um entendimento de segregação espacial.

Pessoas negras e pardas não pressupõem que podem atravessar a vida sem ter que interagir com brancos. Os brancos, por sua vez, pressupõem que podem atravessar a vida sem ter essas interações, e isso tem muito a ver com a presunção do privilégio”, analisa.

Rankine argumenta que é preciso desconstruir estereótipos contra negros. “Há uma espécie de ‘imaginário branco’ Esse é o ponto mais grave desse fenômeno, porque isso reflete o assassinato de negros e negras pela polícia e por cidadãos comuns. Eles conseguem se livrar da culpa falando que sentiram medo, porque o sistema de justiça em si foi estruturado sobre estereótipos de negritude”, pondera.

A tensão descrita no ensaio é, para a autora, o reflexo de uma sociedade construída e amparada pelo racismo. “Pessoas brancas têm uma resistência em falar sobre construções raciais por conta da culpa branca e porque se beneficiam do racismo”, diz.

Há três anos, Rankine ganhou a bolsa para gênios da Fundação MacArthur, no valor de US$ 625 mil (cerca de R$ 2,6 milhões), por sua atuação literária na discussão sobre o racismo nos EUA, especialmente no livro “Citizen” (cidadão), um híbrido de poesia e ensaio. “Dizem que as ciências e a academia são neutras e objetivas, mas isso é uma besteira. A linguagem poética abarca o fato de que o sentir de um sujeito é tão importante quanto qualquer fato”, ressalta a autora.

Com o prêmio, ela fundou o Instituto de Imaginário Racial, que promove discussões sobre o que foi ensinado sobre a construção de raça a negros e a brancos.

Para além do imaginário, Claudia Rankine argumenta que a criação do instituto teve como objetivo se contrapor a eleição de Donald Trump. “Senti a urgência de entrar nesse debate em um momento no qual o atual governo amplificou e empoderou o racismo ao ponto de as pessoas falarem abertamente coisas racistas”.

Ao finalizar o ensaio, Rankine descreve um encontro no qual, em confronto com uma situação de racismo, ela “pôde dizer ‘não’ aos mecanismos silenciadores de bons modos”. “A realidade perturbadora da mulher negra não foi silenciada”, ela comemora. Que vire rotina.

+ sobre o tema

Passeio pela mostra “Um defeito de cor”, inspirada no livro de Ana Maria Gonçalves

"Eu era muito diferente do que imaginava, e durante...

Taís faz um debate sobre feminismo negro em Mister Brau

Fiquei muito feliz em poder trazer o feminismo negro...

Conheça a história de Shirley Chisholm, primeira mulher a ingressar na política americana

Tentativas de assassinato e preconceito marcaram a carreira da...

Roda de Conversa: Mulher, raça e afetividades

O grupo de pesquisa Corpus Dissidente promove a roda...

para lembrar

Para ministra, frase de Neymar contra racismo pode reforçar estereótipo

Luiza Bairros, no entanto, elogiou atitude de Daniel Alves...

Entrevista: Professor Silvio Luiz de Almeida

Entrevista do Esquerda Diário com o Professor Doutor Silvio...

Morre Linda Brown, ícone da luta contra a segregação racial nas escolas dos EUA

Após ser rejeitada em uma escola primária por ser...

Por que as lágrimas da mãe branca comovem mais?

A mãe da menina Isabella Nardoni está grávida de...
spot_imgspot_img

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga caiu no chão, eu levantei ela pelo cabelo. Depois a gente riu e depois a...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços, compraria nas bancas costumeiras. Escolhi as raríssimas que tinham mulheres negras trabalhando, depois as de...

Em autobiografia, Martinho da Vila relata histórias de vida e de música

"Martinho da Vila" é o título do livro autobiográfico de um dos mais versáteis artistas da cultura popular brasileira. Sambista, cantor, compositor, contador de...
-+=