Brasil retrocedeu na garantia dos direitos humanos, diz Anistia

‘Estado brasileiro deixa que uma geração de jovens seja assassinada todos os anos’, afirma coordenadora da Anistia Internacional.

Do G1

Reprodução/Anistia

A Anistia Internacional divulgou o relatório anual O Estado de Direitos Humanos no Mundo 2017/2018. O documento afirma que houve retrocesso na garantia dos direitos humanos no Brasil.

A Anistia Internacional convidou para a divulgação do relatório representantes dos índios, parentes de vítimas de violência policial e famílias de presos.

O levantamento sobre os direitos humanos é feito pela Anistia Internacional em mais de 50 países e é divulgado simultaneamente em todo. No Brasil, a direção da Anistia diz que em 2017 houve retrocesso na defesa dos direitos humanos em diversos aspectos.

A Anistia destaca como pontos negativos no Brasil: a pressão por mudanças nas leis, como de redução da maioridade penal e do estatuto do desarmamento; o aumento de homicídios nas grandes cidades; a atuação das polícias nas favelas; as péssimas condições carcerárias; os conflitos por terras e recursos naturais que terminam em mortes, e a violência contra minorias sexuais, adeptos de religiões de origem africana, e os defensores dos direitos humanos.

“O estado brasileiro está deixando que uma geração de jovens, porque a maioria das vítimas são jovens, sejam assassinadas todos os anos”, afirma a coordenadora do levantamento, Renata Neder.

Mas a diretora da Anistia Internacional apontou um aspecto positivo no relatório. “Pessoas comuns têm vindo à público, enviado a sua mensagem aos líderes políticos, aos congressistas, aos presidentes, aos governadores mandando uma mensagem de que precisamos mudar o mundo. Precisamos mudar o mundo a partir do respeito aos direitos de cada um”, enfatiza a diretora da Anistia Internacional, Jurema Werneck.

+ sobre o tema

Obama afirma que reanimar a economia é sua tarefa mais urgente

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, considera que...

O tal “panelaço” tem cara, grife, cor e endereço, nobre, diga-se de passagem

O tal "panelaço", importado da Argentina, de que  grande...

15 museus recebem programação especial sobre Direitos Humanos

Espaços recebem debates, oficinas, palestras e apresentações sobre o...

Tracking Vox Populi/Band/iG: Dilma 53%, Serra 24%

No quinto dia de medição, petista oscila positivamente um...

para lembrar

46 Assembléia Geral da OEA – Santo Domingo

A 46 Assembléia Geral da Organização dos Estados Americanos...

Pena de morte?!

Hoje, ouvi um relato sobre um assalto. O ônibus...

Congresso tem 40 projetos que ameaçam direitos humanos

Entre os textos, constam ameaças ao trabalho, à terra,...
spot_imgspot_img

Ministério lança edital para fortalecer casas de acolhimento LGBTQIA+

Edital lançado dia 18 de março pretende fortalecer as casas de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ da sociedade civil. O processo seletivo, que segue até...

PM matou 94% a mais na Baixada Santista; ‘Tô nem aí’, diz Tarcísio

"Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da...

Debate na ONU sobre a nova declaração de direitos da população afrodescendente conta com a presença de Geledés

Geledés - Instituto da Mulher Negra esteve presente na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, durante os dias 8 e 9 de...
-+=