Brô Mc’s: conheça o grupo de rap que vai cantar a realidade indígena no Rock In Rio 2022

O convite foi feito pelo cantor Xamã, com quem o grupo irá dividir o palco Sunset do Festival. Brô Mc’s é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, que mistura português e guarani em suas letras.

Juntos há mais de uma década, Brô Mc’s é o primeiro grupo de rap indígena do Brasil. Composto por quatro integrantes que se consideram irmãos, os rappers sul-mato-grossenses estão confirmados no Rock in Rio 2022, onde vão se apresentar com o cantor Xamã. 

Kelvin Mbaretê, Bruno Veron, Clemersom Batista e Charlie Peixoto são integrantes das comunidades Jaguapiru e Boróró, que ficam em Dourados, a 235 km de Campo Grande. Os indígenas fazem parte da etnia Guarani Kaiowá e completam 13 anos de carreira neste ano.

Misturando português e guarani em suas letras, o grupo garante que os admiradores podem esperar representações da cultura, língua e realidade indígena do Brasil.

“Nós levamos nas apresentações todos os movimentos indígenas, a nossa cultura e nossa língua em cima dos palcos, então a gente vai estar mostrando toda a tradição indígena lá em cima. Vai ser muito bacana!”, contou Kelvin.

O grupo, que já se apresentou no Festival América Latina, acredita que participar do Rock in Rio 2022 será um marco na carreira e estão muito empolgados em dividir esse momento com uma inspiração: o cantor Xamã.

“Nós não pensamos que isso ia rolar mesmo, mas o Xamã disse pra gente ‘se eu subir no palco, vocês sobem comigo’ e isso foi muito importante para nós, sem palavras para ele”, o grupo disse ainda que vibrou muito com a oportunidade e o anúncio da participação, feito nesta quinta-feira (25), foi uma grande felicidade.

Os rappers sul-mato-grossenses disseram ao g1MS que pretendem lançar, durante o Rock In Rio, uma nova música com a participação do Xamã e que essa parceria representa muito para o grupo e também para os povos indígenas.

“Acredito que a parceria com o Xamã representa a nação indígena no topo, porque a gente tem uma responsabilidade grande de levar a palavra dos nossos irmãos em qualquer lugar. Nós temos essa responsabilidade de falar da nossa realidade, falar da nossa cultura, então essa parceria é uma oportunidade de estarmos mostrando a nossa comunidade, sempre levando a cultura indígena que é do Brasil”, finalizaram.

Clique aqui e veja mais trabalhos do Brô Mc’s.

Line up Rock in Rio 2022 (Foto: Divulgação)

+ sobre o tema

Evento sobre matrizes indígena e afro-brasileira leva shows, oficina hacker e gastronomia a Campinas

"Teia" acontece na Estação Cultura entre sexta-feira (28) e...

‘O Rei Leão’ terá Iza e Ícaro Silva dublando Nala e Simba

Cantora dubla personagem que tem Beyoncé na voz original...

Livro infantil reúne brincadeiras de 20 países africanos

Vivemos em geografias diferentes, mas estamos sentados na mesma...

para lembrar

Uma negra na academia

Dia 30 de agosto de 2018, será um dia...

Lázaro Ramos contracena com Taís Araújo em episódio de ‘O Dentista Mascarado’

Lázaro Ramos contracena com Taís Araújo em episódio de...

Ministra Luiza Bairros defende que Executivo mantenha demarcação quilombola

Congresso Nacional analisa proposta que repassa competência das demarcações...

Room by the Sea, por Adriana Graciano

Por Adriana Graciano Para Adriana Dias, em gratidão pelo empréstimo...
spot_imgspot_img

Clara Moneke: ‘Enquanto mulher negra, a gente está o tempo todo querendo se provar’

Há um ano, Clara Moneke ainda estava se acostumando a ser reconhecida nas ruas, após sua estreia em novelas como a espevitada Kate de "Vai na...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos festivais de música no país, terá como uma de suas atrações, no dia 2 de...

Mulheres sambistas lançam livro-disco infantil com protagonista negra

Uma menina de 4 anos, chamada de Flor de Maria, que vive aventuras mágicas embaixo da mesa da roda de samba, e descobre um...
-+=