Camila Pitanga protagoniza viagem incrível à África do Sul

Camila Pitanga embarcou recentemente para uma experiência incrível. Junto de um grupo de mulheres, entre elas Nátaly Neri, Djamila Ribeiro, a jornalista Milly Lacombe e a cinegrafista Carol Rocha, elas foram convidadas para participar de uma viagem com um grande intuito cultural.

Por Pedro Ungheria  Do Ofuxico

Camila Pitanga protagoniza viagem incrível à África do Sul Foto: Reprodução/Ofuxico

A fim de desbravar os locais que ficaram marcados por terem feito parte, de alguma forma, da história de Nelson Mandela, as mulheres partiram com o destino à África do Sul. Percorrendo os passos do grande líder sul-africano, elas estão conhecendo um pouco mais da riquíssima herança cultural do país.

A viagem foi organizada pelo South African Tourism, escritório do turismo da África do Sul no Brasil, como uma das ações de celebração do centenário de Nelson Mandela. A ideia é mostrar, através do olhar dessas mulheres brilhantes, a importância e a beleza de ir à África do Sul conhecer a história de Mandela, entre muitos outros encantos que o país oferece.

O roteiro do grupo começou por Johanesburgo, onde visitaram o Constitution Hill, atual Tribunal Constitucional da África do Sul e antiga prisão pela qual passaram importantes presos políticos. A ida ao local casou fortes emoções que elas registraram em suas páginas no Instagram.

“De um lado, a história da opressão declarada, exposta, crua, uma antiga prisão por onde Mandela e muitos outrxs passaram. Imediatamente do outro lado foi construída a mais alta corte de Justiça usando os antigos tijolos da demolição”, escreveu Camila Pitanga, que citou a frase de Nelson Mandela “Perdoar sempre esquecer jamais”.

+ sobre o tema

Como agressões sexuais em público são punidas no mundo

Caso de abuso em ônibus gerou indignação e questionamentos...

LGBTinga: 2ª edição da parada LGBT+ na Restinga recebe cerca de 3 mil pessoas

Junto com a feira Berro da Tinga, evento faz...

Processo de reconhecimento de paternidade fica mais fácil

Inclusão do nome do pai poderá ser pedida no...

Livro ‘Mulheres Negras Importam’ é um grito por mundo antirracista

A morte do americano George Floyd é o ponto de partida...

para lembrar

Senadora americana revela que foi estuprada quando serviu na Força Aérea

Em audiência ao subcomitê do Senado, Martha McSally disse...

Mães negras não adoecem

“Quem aqui de vocês quando doente, conseguiu ficar mais...

Olimpíadas

Recusando-se a cumprir o script adotado pela mídia na...

A Beyoncé é maior que a Mona Lisa

À moda de Duchamp, vídeo do primeiro álbum da...
spot_imgspot_img

Viva Leci Brandão

Salve os caminhos que fazem mulheres negras se cruzarem na militância e na vida. Foi por esses caminhos que Geledés encontrou Leci Brandão. Primeiro,...

O silêncio das mulheres negras

Os últimos dias me exigiram um silêncio doloroso, mas necessário. Enquanto minhas caixas de entrada nas redes sociais e meu telefone tocava sem parar, decidi...

Leci Brandão: 80 anos e uma vida dedicada à defesa da cultura negra

Uma mulher negra, com convicções fortes e defensora de pautas sociais. Uma artista, compositora e ativista que teve a vida marcada por dificuldades, mas...
-+=