Câncer de mama: iluminação rosa sobre o Congresso marca mês de conscientização

Palácio do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Buriti (sede do governo do Distrito Federal) estão entre os prédios e monumentos públicos do DF que, a partir desta quarta-feira (1º) e durante todo o mês de outubro, recebem iluminação cor-de-rosa para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

O movimento mundial conhecido como Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do desse tipo de câncer. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Na abertura do evento, além da iluminação especial e da apresentação da flautista Mônica Sobral, também foi lançada uma exposição de fotografias de mulheres que venceram a doença. Intitulada Recomeço, a exposição é organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e retrata a história de vinte pacientes que tiveram a mama reconstruída após mutilação no tratamento contra o câncer.

– São mulheres que resgataram a feminilidade, a autoestima, e estão aqui para mostrar para a sociedade que o câncer de mama é tratável. O importante é continuar, com fé na cura – afirmou Joana Jeker, presidente da associação.

O ministro do esporte, Aldo Rebelo e a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci destacaram a importância do movimento e o empenho do governo federal no combate ao câncer de mama.

– Creio que o combate ao câncer de mama exige não apenas o posicionamento do estado, governo e instituições ligadas a área da saúde, mas também o esclarecimento e a consciência das mulheres são fundamentais nessa luta – destacou Aldo.

Eleonora ressaltou que conhecer o próprio corpo é a maneira mais eficaz para combater o câncer de mama e cobrou uma melhoria do atendimento público de saúde para as vítimas dessa doença.

– Queremos que as políticas públicas sejam moduladas, desenhadas e implementadas visando a dignidade e o reconhecimento das usuárias desses serviços. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres – alertou.

O Outubro Rosa acontece todos os anos e tem o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O Jornal do Senado também participa da iniciativa trazendo o símbolo da campanha (um laço rosa), no alto da primeira página, em todas as edições até o final do mês.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressalta que, após a campanha, há um movimento maior de mulheres que procuram unidades públicas de saúde para realizarem o exame de prevenção.

– Apesar de já existir há muito tempo, cada ano o movimento tem maior impacto direto na vida das mulheres – disse.

Foto:  Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Fonte: Senado.gov

+ sobre o tema

Gays iraquianos são alvos de milícias e soldados no Iraque pós-Saddam

Autoridades do Iraque têm feito uma "caça às bruxas"...

‘Você não disse que era preta’, disse homem em encontro

Racismo estrutural e machismo levam mulheres negras brasileiras à...

Senado confirma Linda Thomas-Greenfield como embaixadora dos EUA na ONU

A escolha de Linda Thomas-Greenfield reflete a intenção da...

Em pleno Dia da Mulher, juiz federal brinca com “assassinato” de Dilma

Juiz de Montes Claros (MG) postou no Twitter mensagem...

para lembrar

Candidatas negras e pardas receberam menos verbas de partidos do que as brancas

O dado é de um levantamento realizado pela Procuradoria...

O legado dos jogos, os garotos imaturos e as vagabundas

O pedido público de desculpas é um ato predominantemente...

MPF denuncia cantora gospel Ana Paula Valadão por fala ligando gays a Aids

O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Justiça uma...
spot_imgspot_img

Maria da Conceição Tavares: quem foi a economista e professora que morreu aos 94 anos

Uma das mais importantes economistas do Brasil, Maria da Conceição Tavares morreu aos 94 anos, neste sábado (8), em Nova Friburgo, na região serrana do Rio...

Como poluição faz meninas menstruarem precocemente

Novas pesquisas mostram que meninas nos EUA estão tendo sua primeira menstruação mais cedo. A exposição ao ar tóxico é parcialmente responsável. Há várias décadas, cientistas ao redor do...

Leci Brandão recebe justa homenagem

A deputada estadual pelo PC do B, cantora e compositora Leci Brandão recebe nesta quarta (5) o Colar de Honra ao Mérito Legislativo do...
-+=