Câncer de mama: iluminação rosa sobre o Congresso marca mês de conscientização

Palácio do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Palácio do Buriti (sede do governo do Distrito Federal) estão entre os prédios e monumentos públicos do DF que, a partir desta quarta-feira (1º) e durante todo o mês de outubro, recebem iluminação cor-de-rosa para marcar o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

O movimento mundial conhecido como Outubro Rosa fomenta as ações voltadas à conscientização e prevenção do desse tipo de câncer. As comemorações visam despertar o interesse da população para a importância da prevenção e diagnóstico precoce desse tipo de câncer.

Na abertura do evento, além da iluminação especial e da apresentação da flautista Mônica Sobral, também foi lançada uma exposição de fotografias de mulheres que venceram a doença. Intitulada Recomeço, a exposição é organizada pela Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília (Recomeçar) e retrata a história de vinte pacientes que tiveram a mama reconstruída após mutilação no tratamento contra o câncer.

– São mulheres que resgataram a feminilidade, a autoestima, e estão aqui para mostrar para a sociedade que o câncer de mama é tratável. O importante é continuar, com fé na cura – afirmou Joana Jeker, presidente da associação.

O ministro do esporte, Aldo Rebelo e a ministra da Secretaria de Política para as Mulheres, Eleonora Menicucci destacaram a importância do movimento e o empenho do governo federal no combate ao câncer de mama.

– Creio que o combate ao câncer de mama exige não apenas o posicionamento do estado, governo e instituições ligadas a área da saúde, mas também o esclarecimento e a consciência das mulheres são fundamentais nessa luta – destacou Aldo.

Eleonora ressaltou que conhecer o próprio corpo é a maneira mais eficaz para combater o câncer de mama e cobrou uma melhoria do atendimento público de saúde para as vítimas dessa doença.

– Queremos que as políticas públicas sejam moduladas, desenhadas e implementadas visando a dignidade e o reconhecimento das usuárias desses serviços. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres – alertou.

O Outubro Rosa acontece todos os anos e tem o apoio da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O Jornal do Senado também participa da iniciativa trazendo o símbolo da campanha (um laço rosa), no alto da primeira página, em todas as edições até o final do mês.

A representante da ONU Mulheres no Brasil, Nadine Gasman, ressalta que, após a campanha, há um movimento maior de mulheres que procuram unidades públicas de saúde para realizarem o exame de prevenção.

– Apesar de já existir há muito tempo, cada ano o movimento tem maior impacto direto na vida das mulheres – disse.

Foto:  Jefferson Rudy/Agência Senado

 

Fonte: Senado.gov

+ sobre o tema

Negras e negros estão mais próximos do feminismo do que brancos no Brasil, aponta pesquisa

Datafolha também mostra que quase metade dos homens evangélicos...

Beyoncé usa sampler de discurso feminista de Ronda Rousey em show nos EUA (VÍDEO)

Beyoncé, que comemorou seu 34º aniversário na última sexta-feira,...

Aulas sobre “masculinidade” diminuem índices de violência contra a mulher

Para pesquisadores, meninos devem ser ensinados sobre os aspectos...

para lembrar

Estado dos EUA aprova lei que autoriza uso da maconha para tratamento de autismo

Depois de um longo processo de desenvolvimento, debates, estudos...

Alemanha cria ‘terceiro gênero’ para registro de recém-nascidos

A partir de 1º de novembro, a Alemanha...

Como a mudança climática afeta as pessoas vivendo com HIV

Em meio à Cúpula de Ação Climática das Nações...
spot_imgspot_img

O atraso do atraso

A semana apenas começava, quando a boa-nova vinda do outro lado do Atlântico se espalhou. A França, em votação maiúscula no Parlamento (780 votos em...

A indiferença e a picada do mosquito

Não é preciso ser especialista em saúde para saber que condições sanitárias inadequadas aumentam riscos de proliferação de doenças. A lista de enfermidades que se propagam...

Mulheres pretas e pardas são as mais afetadas pela dengue no Brasil

Mulheres pretas e pardas são o grupo populacional com maior registro de casos prováveis de dengue em 2024 no Brasil. Os dados são do painel de...
-+=