Saúde da mulher negra recebe atenção especial no Outubro Rosa

Toda sexta-feira deste mês será de ações para as mulheres negras na cidade

Por: Camila Costa

As políticas nacionais e estaduais de atenção à saúde da população negra estão inseridas na programação do Outubro Rosa em Rio Grande. Aproveitando a oportunidade de divulgar e esclarecer informações importantes, toda sexta-feira deste mês será voltada à parcela de mulheres com mais mortalidade no país. Na semana que vem o câncer de mama será o assunto do dia.

Apesar da presença ainda tímida do público, na tarde desta sexta-feira (3) aconteceu a primeira das ações programadas para promover a saúde da mulher negra durante este mês. Na Geribanda, localizada no interior da praça Tamandaré, o assunto do dia na roda de conversa eram principalmente as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A coordenadora do programa Saúde da População Negra em Rio Grande, Luana Giacomini, acredita que, por ser um dos primeiros dias de atividades do Outubro Rosa, o público ainda não está inteirado do que está sendo promovido. Apesar de o mês ser dedicado ao câncer de mama, ela e a enfermeira do programa Saúde da Mulher destacam que a visibilidade que o Outubro Rosa ganhou nos últimos anos é uma chance ideal para divulgar outros problemas importantes com os quais as mulheres devem ter atenção.

c88176deabf6c3481bd6c71c16d3070bApesar da presença ainda tímida do público, na tarde desta sexta-feira (3) aconteceu a primeira das ações programadas para promover a saúde da mulher negra durante este mês (Foto: Marcus Maciel – DP)

Luana salientou que atualmente o país não possui dados muito concretos a respeito da saúde da população negra, mas que a política nacional vem ajudando a mudar esse quadro. “Queremos tratar todos iguais, mas foi percebido que isso não é efetivo na saúde”, explicou. Segundo ela, as mulheres negras precisam estar atentas a diabetes e hipertensão, já que a segunda é uma das doenças que mais atingem essa parcela da população. Luana e Vanessa reforçam que, apesar de ser voltado à mulher negra, o espaço das sextas-feiras está aberto a todas as mulheres.

Na próxima semana o assunto na roda de conversa da Geribanda será o câncer de mama, debatendo sobre a prevenção, os exames e tratamentos da doença que motivou a criação do Outubro Rosa. A atividade inicia a partir das 14h.

Fonte: Diário Popular

+ sobre o tema

Com perfis do acadêmico ao ativista, empreendedores africanos valorizam raízes na moda

As histórias de empreendedores africanos no Brasil têm origens tão diferentes...

Polícia estoura clínica de aborto e prende 10 no Rio

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra...

Brasil é condenado por trabalho escravo na Corte Interamericana de Direitos Humanos

Entre 1989 e 2002 mais de 300 trabalhadores foram...

Alemanha usa cegos para detectar câncer de mama

Exames para detectar câncer de mama estão sendo feitos...

para lembrar

As vítimas eleitas

Em julho de 1993 fui entrevistado pela Revista Pixote...

Startup lança curso de programação para mulheres de baixa renda

Curso de formação, em São Paulo, é destinado para...

Metade dos brasileiros já sofreu assédio no trabalho, aponta pesquisa

Mariana teve um fax esfregado em seu rosto pela...

Relatório sobre Impactos da Política Econômica apresenta recomendações

O relatório com os resultados da Missão Especial dos...
spot_imgspot_img

Sempre estivemos aqui. Histórias da ditadura seguem na invisibilidade

Na esteira das comemorações do Globo de Ouro e do Oscar conquistados pelo brilhante filme Ainda Estou Aqui – homônimo da produção literária de Marcelo Rubens...

Como Geledés combate a discriminação racial na arena internacional

As Nações Unidas estabeleceram o dia 21 de março como o Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial como uma data em memória ao Massacre...

Centro brasileiro de Justiça Climática lança programa de fellowship exclusivo para jornalistas negros e negras 

O Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC), organização nacional de destaque na luta por justiça climática e racial, acaba de lançar o Programa de...
-+=