Cantora Shelby Mata revela talento no Kora

Por: Mário Cohen

Shelby da Mata, de nome próprio Shelby Alexandrina Vieira da Mata, é uma jovem angolana que está a conquistar o seu espaço na música com os estilos soul music, deep soul full e afro house.

Devido ao sucesso da canção de sua autoria “Nangayte”, Shelby da Mata viu-se surpreendida com a indicação para os Kora Awards deste ano, que se realizou ontem, 29, na Costa do Marfim.

A jovem cantora considera a indicação para o Kora um bom presságio para a sua carreira artística. “Não tenho ainda um disco no mercado e não canto profissionalmente desde que apostei na música há mais de três anos”, comentou.
Shelby nasceu em Luanda, a 11 de Agosto de 1993, no município da Samba, onde viveu e cresceu. Encontrou inspiração no mundo da música ao ouvir as melhores canções da cabo-verdiana Sara Tavares.
Começou por fazer play back na escola e em festas familiares.

O desejo de se aperfeiçoar levou-a a frequentar o estúdio do produtor musical Detergente, apreciando os cantores que aí gravavam as suas canções.

De acordo com Shelby da Mata, quando decidiu apostar teve sérios problemas com a mãe, que discordava da ideia de ela ser cantora, defendendo que a filha devia dedicar-se apenas aos estudos.

Apesar da oposição da mãe, Shelby recebeu apoio da avó e da tia, mas com a condição de não abandonar a escola. Levou algum tempo até a mãe se começar a convencer do seu talento e do grande desejo de seguir carreira como cantora. Shelby da Mata afirma que passou a apostar mais na música depois de ter actuado ao vivo no restaurante Aquário, na província do Namibe, em 2010, onde teve uma boa aceitação por parte do público.

A 27 deste mês, Shelby da Mata seguiu para a Costa do Marfim, palco do Kora Awards, na companhia do seu produtor e agente. A cantora é a mais jovem concorrente angolana aos prémios dos melhores artistas de África.

Shelby tem feito os ensaios em casa e a captação e gravação das músicas no estúdio DT Produções, onde já gravou sete músicas, incluído “Nangayte”, canção promocional dos seus trabalhos.

CD de estreia
O primeiro trabalho discográfico de Shelby da Mata chega ao mercado no próximo ano, com lançamento marcado para o segundo semestre de 2013, na praça da Independência, em Luanda.

O CD intitula-se “Futuro”, está a ser gravado no estúdio DT Produções, na capital do país, e vai ser masterizado e editado em Paris (França). Possui 13 faixas nos estilos soul music, deep soul full e afro house.

O disco de estreia de Shelby da Mata tem a participação de Beny Bala, Dog Namachine e Ceep. A artista prevê realizar sessões de venda e assinatura de autógrafos na República Democrática do Congo e Nigéria, por serem os países africanos que mais estão a votar na sua canção “Nangayte” com que ela concorre ao prémio Kora.

A cantora garantiu que está a trabalhar para se tornar uma figura de destaque da música em Angola, que sabe não constituir uma tarefa fácil.

Para Shelby, a nomeação para os Kora Awards serve para demonstrar o seu talento às pessoas que não acreditavam nela, pelo que vai continuar a trabalhar com humildade para concretizar o desejo de se tornar numa cantora de referência.

Para promover o seu nome nas lides musicais, Shelby da Mata tem actuado em casas nocturnas de Luanda. Os seus temas já estão a ser tocados em várias estações radiofónicas, como a Luanda Antena Comercial e a Rádio Escola.
“Tenho mil e um motivos para continuar a cantar e a sonhar com uma carreira brilhante por não ser vista só no meu país, mas que sou aceite como cantora em África, uma porta aberta para o mundo”, disse Shelby da Mata.

Aconteceu comigo

“Desde que pensei em ser cantora, sonhei sempre cantar em grandes palcos, onde já actuaram grandes músicos. Penso que o melhor acontecimento da minha vida é este participar nos Kora Awards tão cedo, pois ainda sou uma caloira nas lides artísticas”.

SHELBY Responde

Quando descobriu que tinha queda para cantar?
Descobri que tinha queda pela arte de cantar quando comecei a ouvir com frequência as músicas da Sara Tavares e a apreciar a sua forma de estar no palco.

Teve alguma influência familiar?
Apesar da minha mãe ter discordado, recebi grande apoio da minha avó Teresa e da minha tia Sandra, que me encorajaram a seguir em frente por verem em mim a vontade que tinha em ser contara.

Qual é o seu maior desejo como cantora?
É conquistar o mercado nacional e internacional, o que julgo estar a ter um bom princípio ao fazer parte da lista dos músicos seleccionados para participar nos Kora Awards.

Fonte: Jornal Angola 

+ sobre o tema

Ronaldinho Gaúcho diz que viveu seus melhores anos no Barcelona

Em carta à torcida, Craque se mostrou emocionado ao...

Ilú Obá De Min convida para 6ª edição do Heranças Africanas

    Olá amigos e amigas do Ilú Obá De Min,...

Willow Smith tenta emplacar mais um hit com o single 21st Century Girl

Willow Smith tenta emplacar mais um hit. Depois do...

para lembrar

Luis Vagner, o guitarreiro que foi do twist ao samba-rock para animar o terreiro brasileiro

♪ OBITUÁRIO – “Luis Wagner guitarreiro / Liga essa...

Elza Soares: Versão póstuma de ‘Meu Guri’ chega às plataformas digitais

Nova versão de "Meu Guri," performada por Elza Soares, chegou às...

Rapper Coolio, conhecido pelo hit “Gangsta’s Paradise”, morre aos 59 anos

O rapper Coolio, que iluminou as paradas musicais com sucessos...
spot_imgspot_img

Lauryn Hill, YG Marley e Mano Brown tocam em festival em SP; saiba como comprar ingressos

O Chic Show, projeto que celebra a cultura negra e realizava bailes que ficaram clássicos na São Paulo da década de 1970 e 1980, vai...

Filhos de Bob Marley anunciam primeira turnê coletiva em duas décadas

Bob Marley teve, ao total, 11 filhos, e cinco deles preparam a turnê coletiva The Marley Brothers: A Legacy Tour, que percorrerá a América do Norte...

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais quando a artista subiu no palco principal do Coachella, na Califórnia, na tarde deste domingo, acompanhada...
-+=