Capão Redondo, em São Paulo, recebe Girl’s Talk para marcar Dia Internacional da Menina

Evento acontece em 10 de outubro e reúne jovens mulheres de destaque em suas comunidades para talks sobre temas variados. Inscrições são gratuitas.

Por Semayat S. Oliveira para o Portal Geledés 

O dia 10 de outubro não foi escolhido ao acaso: ele marca a abertura do Dia Internacional da Menina, celebrado em 11 de outubro, e que chega à sua sétima comemoração. A data foi instituída pela ONU para evidenciar a desigualdade de gênero que coloca meninas e mulheres em desvantagem na sociedade.São Paulo, outubro de 2017 – Com o objetivo de criar um espaço de protagonismo, diálogo e destaque para meninas e mulheres que estão mudando o mundo, a Plan International Brasil promove no dia 10 de outubro, a partir das 9h30, o Girl’s Talk – evento que reúne histórias inspiradoras num encontro aberto ao público e gratuito no Capão Redondo.

É necessário discutir a desigualdade de gênero, a realidade das meninas em todos os cenários, principalmente nas periferias e regiões onde enfrentam mais dificuldades para terem seus direitos respeitados e garantidos.

“Queríamos criar um conteúdo que incentivasse as meninas a lutarem contra a discriminação, a violência e a desigualdade. Então convidamos para palestrar jovens mulheres que, com muita luta e criatividade, têm superado barreiras para ocupar os espaços a que têm direito na sociedade. Essas palestrantes são a inspiração para que outras meninas no Capão e no Brasil lembrem que elas podem ser quem elas quiserem, não importa o seu gênero, sua raça ou sua classe social”, diz Viviana Santiago, gerente técnica sobre gênero da Plan International Brasil.

O evento terá uma programação pela manhã e outra à tarde e os participantes podem se inscrever para assistir uma delas ou ambas. As inscrições são gratuitas e são feitas acessando o formulário disponível em bit.ly/girlstalkparticipe. Mas as vagas são limitadas, de acordo com a capacidade do Teatro do CEU Capão Redondo. Após o evento, o conteúdo das palestras será disponibilizado no canal da Plan International Brasil no Youtube.

O Girl’s Talk é uma demonstração expressiva do potencial e dos brilhantes caminhos que as meninas e mulheres podem e devem ocupar – apesar da imperfeição da realidade que aos poucos está se transformando. A programação reúne nomes de peso como:

  •  Mel Duarte, poeta e produtora cultural. Uma das organizadoras da batalha de poesias “Slam das Minas SP”. Em 2016 ela foi destaque no sarau da Feira Literária Internacional de Paraty e a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam. Publicou os livros “Fragmentos Dispersos” em 2013 e “Negra Nua Crua” em 2016.
  •   Eliane Dias é moradora do bairro Capão Redondo, advogada, empresária e coordenadora do SOS Racismo na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Fundadora da produtora Boogie Naipe, com o companheiro Mano Brown, hoje ela é responsável pela carreira dos Racionais MC’s. Eliane traz à imprensa nacional debates sobre gênero, classe e raça.
  •  Maria Clara Araújo é uma ativista afrotransfeminista. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, ela idealizou o projeto “Pedagogia da Travestilidade”, que coloca em diálogo a educação e a experiência vivenciada por mulheres trans. Maria Clara também escreve para os sites Blogueiras Negras e Transfeminismo.com.
  •   Jéssica Moreira é cofundadora do coletivo “Nós, Mulheres da Periferia”, que visa construir novas narrativas a partir da voz de mulheres periféricas. A iniciativa venceu os prêmios de mídia negra Almerinda Farias Gama e Antonieta de Barros. Também colabora na “Agência Mural de Jornalismo das Periferias” e na “Rede Jornalistas das Periferias”.
  • Viviana Santiago é negra, mulher, nordestina, professora e mãe. Faz parte da Coletiva Oniras e é gerente técnica de gênero na Plan International Brasil, na militância pelos direitos de meninas, mulheres e da população negra.
  • Alice Juliana é estudante de biologia e a fundadora do grupo “Juventude em Ação Social Comunitária”, cuja missão é levantar a discussão sobre gênero e direitos reprodutivos com meninas e mulheres na cidade de Timbiras, no Maranhão. O objetivo é convidá-las a explorarem e entenderem seus corpos, em nome de sua autonomia, saúde e segurança.
  • Anná é cantora e compositora de Mococa, interior de SP. Já se apresentou ao lado de mestres como Wilson das Neves e Wilson Moreira, e também é cantora no “Afro Ilú Obá de Min”, popular bloco do carnaval de São Paulo. Seu primeiro trabalho autoral é o EP “Pesada”, com faixas que abordam temas como a ditadura dos padrões de beleza e a violência de gênero.
  • Buh D’Angelo é empreendedora e fundadora da InfoPreta, empresa de reparos e serviços de tecnologia que emprega exclusivamente mulheres negras. Formada em eletrônica, automação industrial e robótica, desenvolveu o negócio para dar oportunidade de trabalho a pessoas que estão à margem do mercado. Ela também desenvolve workshops ligando diversidade e tecnologia.
  • Carolina Peixoto é poeta, pedagoga e agente cultural. É uma das criadoras do Slam das Minas SP, batalha de poesias só para mulheres, e integrante do coletivo “Poetas Ambulantes”, que há cinco anos declama e distribui poesias nos transportes públicos. Carol tem dois livros: o infantil “Bola, Lápis e Papel” (2013) e o de poemas “DEZluas” (2017).
  • Gabi Oliveira é a criadora do canal DePretas no YouTube, e uma das youtubers negras mais influentes do Brasil. Com mais de 100 mil inscritos e outros milhares de seguidores nas redes sociais, Gabi aborda assuntos que vão de racismo e feminismo até maquiagem e cuidados para cabelos crespos, sempre de forma didática e despojada.

O evento é realizado pela Plan International Brasil, eleita a melhor ONG que cuida das crianças e adolescentes do nosso país em 2017 pelo “Melhores ONGS Época”. Fundada em 1937, a Plan International é uma organização não-governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero. A Organização luta por um mundo justo, que promova os direitos das crianças e igualdade para as meninas, além de engajar pessoas e parceiros na  causa.

A produção é da Catalize Lab, uma empresa que acredita no poder da arte e da comunicação para a transformação social. Sua atuação visa criar e implementar estratégias inovadoras de comunicação para dar visibilidade a causas relevantes e engajar novos atores sociais em busca de mudanças.

Girl’s Talk

Data: 10 de outubro (terça-feira)

Endereço: Rua Daniel Gran, s/n (CEU Capão Redondo)

Horários:

 

Manhã: 9h30 às 12h30

Tarde: 14h às 16h30

 

Entrada franca. Inscrições pelo site www.girlstalk.com.br ou pelo formulário: bit.ly/girlstalkparticipe

 

 

Jornalistas que queiram cobrir o evento podem se inscrever no formulário http://bit.ly/gtcapao e indicar que necessitam de transporte para o local. Um serviço de ida e volta está disponível a partir da estação Pinheiros de Metrô (Linha 4 – Amarela).

+ sobre o tema

Sobre cabelos, relacionamentos e outras coisas!

Após uma atividade na minha universidade em celebração ao...

Mãe preta pode ser? Mulheres negras e maternidade

Débora Silva Maria, do Movimento Mães de Maio, há...

Quem vestiu a Globeleza?

Enviado para o Portal Geledés Engana-se os que acham que...

para lembrar

Mortalidade materna de mulheres negras é o dobro da de brancas, mostra estudo da Saúde

Assim como outros indicadores de saúde, a mortalidade materna é...

Presidenta Dilma Rousseff recebe lideranças do Movimento Negro

Educação, saúde, democratização da comunicação e enfrentamento à violência...

Primeiro curso de formação em Comunicação Alternativa e Produção de Conteúdo de África Contemporânea

Jornalistas, escritores e aspirantes apaixonados por África: O Afreaka...

Ilê Aiyê promove a Semana da Mãe Preta em homenagem à mulher negra

A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir da...
spot_imgspot_img

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...

Da’Vine Joy Randolph vence o Oscar de Melhor atriz coadjuvante

Uma das favoritas da noite do 96º Oscar, Da'Vine Joy Randolph se sagrou a Melhor atriz coadjuvante da principal premiação norte-americana do cinema. Destaque...
-+=