Cartório para vítimas de homofobia e racismo vai ser inaugurado na segunda-feira

Canoas irá inaugurar nesta segunda-feira, 11, o Cartório Especializado para Vítimas de Homofobia e Racismo. O órgão também vai atender casos de preconceito religioso. Com esse novo cartório, as ocorrências relativas a esses segmentos vão poder ser feitas em qualquer de delegacia da cidade, que serão encaminhadas para a 3.ª DP de Canoas. Atualmente, não há no Estado nenhum acolhimento especializado na área de segurança pública para esses segmentos.

Na ocasião, também vai ser reinaugurado o Cartório Especializado em Crimes de Maus Tratos Contra Animais, que se somam aos cartórios já existentes, de atendimento à pessoa idosa e à pessoa com deficiência. A solenidade ocorre às 14h, na 3.ª DP de Canoas e deve contar com a presença de autoridades públicas desta instituição, da Prefeitura de Canoas, da Câmara Municipal de Vereadores e de representantes de organizações civis contempladas com esse novo órgão público.

Serviço qualificado

A proposta de criação do Cartório Especializado para Vítimas de Homofobia e Racismo vem sendo encaminhada pela delegada Sabrina Deffente, da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Canoas, com o apoio da Prefeitura de Canoas, por meio das coordenadorias municipais e da secretaria municipal de Segurança Pública e Cidadania.

Em janeiro deste uma reunião da delegada com coordenadores municipais impulsionou a mobilização pela criação do cartório. De acordo com a delegada Sabrina as pessoas vítimas por crimes relacionados a tais segmentos se sentiam constrangidas em procurar órgãos policiais, o que deve ser facilitado com o dimensionamento o atendimento especializado.

A Inauguração acontecerá a partir das 14 horas, na Central de Polícia – rua Major Sezefredo, loteamento Moinhos de Vento, bairro Estância Velha, em Canoas.

 

Fonte: Correio de Notícias

+ sobre o tema

Acesso ao emprego ainda é a principal demanda do movimento trans, por Walber Pinto

Acesso ao emprego ainda é a principal demanda do...

Vídeo da PM mostra ligações reais de mulheres violentadas

Pedidos de socorro de mulheres que foram agredidas ou...

STF iguala herança de união estável à de casamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 10, que...

para lembrar

A homofobia de Myrian Rios e o racismo do professor da UFMA: de acusados à vítimas

Publico abaixo a retratação do professor da UFMA, José...

Mulheres são sempre vítimas?

Quanto a esses discursos teóricos de que as mulheres...

Menos Ódio: Silas Malafaia convoca tuitaço contra a causa gay e tem repudio de internautas

  Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia convocou...

Acusado de estuprar aluna na USP é indiciado

A delegada Celi Carlota, da 1ª Delegacia da Mulher...
spot_imgspot_img

Umbanda completa 115 anos em meio à intolerância religiosa

O Dia Nacional da Umbanda será comemorado neste 15 de novembro, mas existe uma questão forte a enfrentar. A intolerância religiosa é uma preocupação...

Mulheres concentram 60% de casos de racismo pela internet no Brasil

O racismo dói e tem viés de gênero. As mulheres concentram 60% dos casos de racismo e de injúria racial em redes sociais julgados...

ONU aprova plano do Brasil para criar ação global contra racismo no esporte

A ONU aprova um projeto do Brasil de criar um plano global para lutar contra o racismo e a discriminação no esporte. A iniciativa...
-+=