Casa Sueli Carneiro oferece bolsa de estudos para Ciclo de Conferências

FONTECasa Sueli Carneiro, enviado para o Portal Geledés

A Casa Sueli Carneiro e Instituto Singularidades oferecem 30 bolsas de estudos para participar do Ciclo de Conferências sobre Epistemologias Negras. Interessados podem enviar um vídeo de até 3 minutos, explicando o porque deseja participar do ciclo anexado e um currículo atualizado. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho de 2021. 

Em parceria com o Instituto Singularidade, a Casa Sueli Carneiro realizará sua primeira atividade voltada  para produção e trajetória de intelectuais negras e negros. Com a presença de Conceição Evaristo, Edson Cardoso, Muniz Sodré e Sueli Carneiro, o ciclo propõe discutir a produção de conhecimento a partir da pesquisapequisa e trajetória de cada conferencista convidado. As atividades se iniciam entre agosto e novembro de 2021.

A diretora da Casa Sueli Carneiro e facilitadora do curso, Bianca Santana, explica sobre a importância de trabalhar com esse tema: “Acreditamos que acessar variadas formas de se produzir conhecimento fora do paradigma eurocêntrico, colonialista, machista, racista pode contribuir, e muito, com práticas e pesquisas em diferentes áreas. Por isso o nome do ciclo: EPISTEMOLOGIAS NEGRAS.”

Sobre o Ciclo
Este ciclo de conferências tem como objetivo refletir sobre a produção de conhecimento de intelectuais negras e negros brasileiros. Inteirar-se de múltiplas formas de ser, estar, se relacionar, agir, para além das eurocêntricas, poder contribuir para práticas e pesquisas de diferentes áreas.

Em cada mês, abordaremos a obra de um intelectual negro, em quatros momentos:

  1. encontro síncrono dedicado à discussão da trajetória e da bibliografia deste intelectual;
  2. conferência assíncrona do intelectual, produzida especialmente para o ciclo;
  3. encontro síncrono para reflexão sobre a conferência;
  4. registro coletivo do percurso.

Demais interessados em participar do Ciclo podem acessar o site o Instituto Singularidades.

-+=
Sair da versão mobile