Casal que usou máscara nazista em Walmart dos EUA ficará proibido de entrar no mercado por um ano

Enviado por / FonteRevista Fórum

A CNN estadunidense repercutiu, ao longo desta última semana, o caso de um casal que circulou por um supermercado Walmart, na cidade de Marshall, em Minnesota, utilizando máscaras faciais com suásticas, no último dia 25.

Apesar da legislação dos EUA proibir apologia ao nazismo, o casal não foi autuado pela polícia, mas foi confrontado por uma mulher que presenciou a cena e que é bisneta de um combatente alemão que lutou na resistência contra o nazismo nas décadas de 1930 e 1940.

“Eu disse a mim mesma que se eu não dissesse nada agora, o que a minha bisavó fez ao arriscar a vida dela todos aqueles anos lutando contra a primeira onda de nazistas?”, relatou Raphaela Mueller à CNN. “Você não pode usar essa máscara. Não pode. Nós tivemos literalmente uma guerra a respeito disso”, teria dito a mulher ao casal.

O homem e a mulher com a suástica, então, teriam respondido que não são nazistas, e que apenas queriam alertar para o risco que os EUA sofreriam com uma possível vitória de Joe Biden, candidato do Partido Democrata, na próxima eleição presidencial.

“Eu não sou nazista. Eu estou tentando mostrar o que vai acontecer nos Estados Unidos. Se você votar em Biden, você estará na Alemanha Nazista. Vai ser assim que vai ser”, teria dito o casal, adicionando ainda que os EUA estão vivendo o “socialismo” – discurso parecido com os defensores do presidente Jair Bolsonaro e críticos da esquerda.

Em entrevista, o prefeito de Marshall, Bob Byrnes, afirmou que a cena observada não representa sua cidade. “O incidente que aconteceu no sábado foi apenas um pequeno recorte e não reflete a realidade de toda a cidade de Marshall. Nós estamos surpresos que isso foi revelado em algum lugar de Minnesota. É infeliz que isso tenha acontecido na nossa comunidade”, declarou.

À mídia local, a polícia informou que não autuou o casal, mas que avisaram que eles serão presos caso repitam o gesto.

Uma porta-voz do Walmart, Delia Garcia, por sua vez, disse em nota que o episódio foi “lamentável” e que o casal será proibido de entrar nos supermercados da rede por um ano.

+ sobre o tema

Show de Ludmilla no Coachella tem anúncio de Beyoncé e beijo em Brunna Gonçalves; veja como foi

Os fãs de Ludmilla já estavam em polvorosa nas redes sociais...

Geledés faz em Santiago evento paralelo para discutir enfrentamento ao racismo nos ODS

Geledés - Instituto da Mulher Negra realiza, de forma...

Ela me largou

Dia de feira. Feita a pesquisa simbólica de preços,...

As mulheres que se rebelam contra venda de meninas para casamentos no México

Inicialmente, Claudia* não havia pedido dinheiro em troca da...

para lembrar

“Racismo? Aqui não! Só nos EUA ou na África do Sul”

Coletivo de alunos e alunas negras da Unesp de...

Milhares de mulheres protestam contra Trump nos EUA

Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas em...

Biden denuncia ataque racista em Buffalo: “o ódio é uma mancha na alma da América”

“Um atirador solitário, equipado com armas de guerra e...

Vídeo mostra homem negro sendo asfixiado por policiais até a morte nos EUA

Um vídeo divulgado pelo Ministério Público de Dinwiddie, no...
spot_imgspot_img

Conselho de direitos humanos aciona ONU por aumento de movimentos neonazistas no Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, acionou a ONU (Organização das Nações Unidas) para fazer um alerta...

Aluno africano denuncia racismo em mensagem com suásticas nazistas na UFRGS; polícia investiga

Um estudante africano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou um episódio de xenofobia e racismo dentro da Casa do Estudante Universitário (CEU), uma moradia estudantil mantida...

Brasil e EUA voltam a articular plano contra discriminação racial; veja como funciona o acordo entre os países

O Brasil e os Estados Unidos promoveram a primeira agenda entre congressistas e a sociedade civil desde a retomada do acordo de cooperação bilateral...
-+=