Caso George Floyd: Protestos antirracistas saem dos EUA e chegam a Berlim, Londres e Toronto

Enviado por / FonteDo UOL

Aos menos três países, além dos Estados Unidos, registraram manifestações antirracistas ontem. Os protestos ocorreram em Berlim (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Toronto (Canadá).

As manifestações começaram após de um homem norte-americano negro, George Floyd, 46, na última segunda-feira (25), em Minneapolis, no estado norte-americano de Minnesota. Floyd morreu após um policial branco imobilizá-lo com o joelho sobre seu pescoço. Nos EUA, os protestos já duram cinco dias, com atos violentos e três mortes registradas.

Em Berlim, a concentração foi em frente à Embaixada dos Estados Unidos. A manifestação organizada por apoiadores do movimento Black Lives Matter (vidas negras importam) reuniu milhares de pessoas, que gritaram frase contra o racismo.

Em Londres, milhares de pessoas marcharam pelas ruas de Peckham, bairro que reúne grande número de negros e imigrantes. Os manifestantes carregavam faixas e banners pedindo justiça para George Floyd e também contra o preconceito no Reino Unido.

Também houve uma aglomeração menor em frente à embaixada norte-americana.

Novos protestos ocorrem na capital inglesa hoje, de acordo com vídeos publicados no Twitter. Um grupo grande se reuniu na Trafalgar Square, na região central, e entoou gritos de “black lives matter” (vidas negras importam, em português).

Em Toronto, as pessoas foram às ruas para pedir justiça para Floyd e também uma resposta para a morte de Regis Korchinski-Paquet, uma mulher negra que caiu da sacada de seu apartamento após fazer uma chamada para a polícia.

+ sobre o tema

O avanço dos mandatos coletivos

A cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano...

Suplicy envia ofício a Alckmin e Haddad pedindo diálogo com manifestantes

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (13),...

Pós-Obama, negros estão mais otimistas quanto ao futuro

Pesquisa divulgada ontem mostra também que a avaliação do...

para lembrar

A hora da reação nacional contra um Estado genocida

As conclusões do jurista Luiz Flávio Gomes são da...

PM paulista matou mais em nove meses do que no auge do confronto com o PCC

De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 478...

Atirador mata três homens negros na Flórida; crime teve ‘motivação racial’, diz polícia

Um homem branco matou três homens negros do lado de fora de uma loja de descontos em Jacksonville, no estado americano da Flórida, em...

101 crianças mortas a tiros no Rio desde 2007: ‘Sei o que mãe da Eloah está vivendo’

Sempre que vê casos como o da menina Eloah da Silva Santos, morta na semana passada aos 5 anos por uma bala perdida durante...

Seminário em BH debate o combate ao genocídio da juventude negra e estratégias de resistência

O seminário Vidas Jovens Negras Importam, que acontece entre os dias 17 e 19 de agosto em Belo Horizonte, vai debater o combate ao genocídio da...
-+=