Casos de injúria racial no DF aumentam 3,5% em 2018

Capital registra, em média, um crime por dia. Denúncias podem ser feitas pela internet.

Do G1 

Os registros de injúria racial no Distrito Federal cresceram 3,5% entre janeiro e julho de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. O número de casos subiu de 204 para 211. Em média, um crime por dia.

Muitas vítimas não se sentem à vontade para relatar casos de injúria na delegacia. Por causa disso, as ocorrências também podem ser feitas pela internet.

“O que a gente percebe é que as pessoas têm dificuldade até de se dirigirem à delegacia para registrar a ocorrência. Elas se sentem muito expostas”, diz o delegado Lúcio Valente, chefe de comunicação da Polícia Civil.

No site do Ministério Público, estão relatados casos de injúria, sem identificar as vítimas.

Um deles é o registro de uma mãe que tentou embarcar a filha no ônibus e foi chamada de “macaca” pela cobradora na frente da menina de 9 anos e dos outros passageiros.

Em outro, uma motorista xingou policiais militares que a abordaram depois de ela ter batido o carro em uma moto. Ela chamou um dos PMs de “negro safado” e “negro pobre”.

Apesar do aumento da injúria racial, os casos de injúria por causa de preconceiro por sexo e gênero caíram 28,8% dos sete primeiros meses de 2017 para os deste ano: de 73 ocorrências para 52.

O conceito de injúria racial está previsto no Código Penal. O crime consiste em ofender a honra de alguém valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.

Caso de injúria racial registrado no site do Ministério Público (Foto: TV Globo/Reprodução)

+ sobre o tema

Epistemologias periféricas

Compartilho neste texto, a releitura que fiz dos livros...

O Racismo institucional se manifesta na extincao da TVE-FM cultura

Á SEPPIR, FUNDAÇÃO PALMARES E AO MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO. Por Emir Da...

Artigo analisa racismo a partir de situações vividas por líder juvenil

Um dos líderes do Movimento Novas Ideias, Marcelo Gavião,...

para lembrar

spot_imgspot_img

Fifa apresenta pacote de medidas contra o racismo no esporte

A Federação Internacional de Futebol apresentou um pacote de medidas contra o racismo no esporte. O mundo do futebol está reunido em Bangkok, na Tailândia, onde...

Tragédia no Sul é ambiental, mas sobretudo política

Até onde a vista alcança, o Rio Grande do Sul é dor, destruição. E vontade de recomeçar. A tragédia socioclimática que engolfou o estado, além da...

Para os filhos que ficam

Os seus pais vão morrer. É ainda mais difícil se dar conta disso depois de um Dia das Mães, como foi o último domingo....
-+=