Cearense Maria da Penha é indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2017

A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega

Do AgoraRN

No próximo mês de fevereiro, a fortalezense Maria da Penha Maia Fernandes deve ser confirmada como uma das indicações ao Prêmio Nobel da Paz de 2017. Durante este mês, o comitê da premiação recebe sugestões de possíveis candidatos de todo o mundo. Os nomes serão analisados pelo conselho até o início do próximo ano. A nomeação dos vencedores do maior prêmio mundial de promoção de paz ocorre, anualmente, em outubro, na Noruega.

O anúncio da possibilidade de Maria da Penha ser indicada foi feito em agosto pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) e pela primeira-dama do Distrito Federal, Márcia Rollemberg. A declaração ocorreu durante sessão solene no Congresso Nacional que celebrou os dez anos da Lei Maria da Penha (11.340/06), no último 7 de agosto.

Maria da Penha afirmou não ter conhecido a proposta do Governo até o momento do pronunciamento no Congresso. “Foi uma surpresa”, disse. De acordo com a biofarmacêutica, o prêmio pode dar maior visibilidade à proteção da mulher. “Cerca de 98% da população brasileira sabe da existência da lei, mas nem todos os municípios têm políticas públicas de assistência. Ainda é muito pouco”, diz.

Conforme a senadora Lúcia Vânia, somente 28 dos 5.570 municípios brasileiros têm policiamento específico para mulheres — por meio de delegacias especializadas.

Lúcia, durante a solenidade, realçou a coragem de Maria da Penha, que levou à Corte Interamericana de Direitos Humanos as duas tentativas de assassinato que sofreu do ex-marido, em 1983. Ela foi atingida por um tiro de espingarda enquanto dormia e ficou paraplégica. “É corajoso porque enfrenta um silêncio envergonhado da violência de um Estado que despreza por completo o direito de milhões de brasileiras de se sentirem seguras”, disse a senadora.

Mesmo ainda sendo uma possibilidade, Maria da Penha já enxerga na nomeação um “avanço”. Contudo, ela afirma que ainda há o desafio de alterar a cultura de violência no País. “Delegacias da mulher ainda não funcionam 24 horas, nem em feriados, quando, geralmente, o homem agressor está em casa. É preciso rever o atendimento”, indica a farmacêutica.

Saiba mais

Alguns dos perfis de indivíduos que podem fazer indicação ao Prêmio Nobel da Paz: membros de assembleias nacionais e governos; reitores e professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia; ganhadores do Prêmio Nobel da Paz e membros atuais e antigos do Comitê Norueguês do Nobel.

O Nobel da Paz pode ser atribuído a pessoas ou organizações que estejam envolvidas em resoluções de problemas sociais.

+ sobre o tema

Nadège Jacques é a primeira haitiana mestra internacional do PPG em Saúde Coletiva

Nadège Jacques defendeu sua dissertação na quinta-feira passada, com...

Homem transgênero ganha filha; gravidez foi descoberta no meio da transformação

O islandês Henry Steinn, de 19 anos, estava prestes...

Exposição no IMS conta a história de Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes escritoras do país

Mulher, negra, semianalfabeta, catadora de papelão. Poderia ser mais...

Projeto ajuda alunos a valorizar papel da mulher e evitar exposição na internet

No Centro de Ensino Fundamental 12 em Ceilândia, no...

para lembrar

Macapá lança Marcha das Mulheres Negras Contra o Racismo, Violência e Pelo Bem Viver

Na próxima quarta (28) o Instituto de Mulheres Negras...

Combate a violência contra mulher fará parte do currículo escolar, segundo ministra

O Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres...

Aprenda, de uma vez por todas, aqui não dorme louça suja! – Por: Fátima Oliveira

Mesmo exausta após um plantão de 12 horas, lavo...

Para Myrian Rios: 127 artigos sobre casos de Padres e Pastores Condenados/Presos por Pedofilia

Myriam Rios, Segue 127 matérias/links sobre casos de Padres e...
spot_imgspot_img

Mulheres entregam recomendações para cúpula do G20

O grupo de engajamento de mulheres do G20, o chamado W20, entregou nesta terça-feira (1º) um comunicado com recomendações para a reunião de cúpula...

Morre Iara Deodoro, bailarina e referência da dança afro-gaúcha

A comunidade negra gaúcha está de luto. Morreu nessa sexta-feira (28) a bailarina, coreógrafa e ativista Iara Deodoro, 68 anos, referência da dança afro-gaúcha...

Serena Williams sobre maternidade: “Algumas mulheres têm um bebê e, em uma semana, precisam estar no trabalho ou são demitidas”

Cerca de dois anos após se aposentar do tênis profissional, Serena Williams refletiu sobre conciliar a maternidade com sua carreira. Em entrevista à Glamour dos...
-+=