Celulares ajudam a preservar a mitologia

Se antes os mais velhos torciam seus narizes, olhando com desconfiança a chegada de computadores à aldeia, hoje até anciões mais resistentes às mudanças se rendem à tecnologia.

Fonte: Folha Online

Em tempos de internet e outros apelos tecnológicos, os filmes produzidos em celulares se tornaram importantes aliados na difícil missão de preservar a mitologia, a história e a cultura indígena entre os mais jovens.

Antenados com o projeto, adolescentes estão redescobrindo a própria cultura.

Um exemplo é a jovem tupinambá Juliana Guedes. Há um mês no projeto de vídeos com celulares, já participou da produção de dois filmes que resgatam histórias míticas e costumes indígenas: a lenda da many, sobre a história da mandioca e a colheita da piaçava, principal fonte de renda da aldeia. “Primeiro pesquisamos as histórias, depois adaptamos para o vídeo”, diz ela.

O movimento de resgate da cultura já estava em curso antes do projeto com os celulares, mas a repercussão dos vídeos entre os indígenas não se compara ao material produzido apenas com texto e fotos. “O realismo das imagens [em movimento] seduziu muito mais”, observa Curupaty Abaeté, professor de cultura indígena.

A aldeia Itapoã, em Ilhéus, tem apenas dois anos, embora seus moradores afirmem que antepassados já habitavam a região. Apesar de recente, a comunidade já é uma referência por seu engajamento no uso das novas tecnologias, sempre orientado à inclusão dos indígenas.

A comunidade, onde vivem cerca de 500 índios, há pouco tempo nem sequer tinha reconhecida sua etnia. “Éramos chamados de caboclos de Olivença”, diz a cacique Jamopoty. Segundo ela, a ação dos índios internautas foi essencial para o sucesso da mobilização em torno do processo de reconhecimento da etnia tupinambá.

Parte do trabalho começa nas oficinas de vídeo, realizadas na sede do projeto, na aldeia Itapoã. Os emergentes produtores audiovisuais indígenas não recebem formação profissional: o processo de aprendizado é autônomo, a partir da experiência prática. “Quem já sabe replica o conhecimento em outras aldeias”, conta Alex Pankararu, que já coordenou algumas oficinas de vídeo com celular.

A seleção dos indígenas que participam do projeto é realizada por uma comissão formada pelos próprios índios.

As oficinas realizadas duram em média três dias. Em cada uma delas, participam aproximadamente 15 índios. Além de aprenderem as várias etapas do processo, da produção à finalização, eles também realizam um filme.

Os índios engajados de Ilhéus já articulam novos planos. Em 2010, planejam avançar na comunicação colaborativa com o novo projeto Indiomídia, que pretende melhorar a relação dos índios com a imprensa. A realização, porém, depende ainda da obtenção de recursos. Selecionados nos editais de 2007 e 2008 do programa Novos Brasis, os indígenas já levaram R$ 240 mil para a execução dos projetos.
(CARLOS MINUANO)

 

+ sobre o tema

O Plano Nacional de Educação em disputa

Enviado para o Portal Geledés     Nina Madsen Está em disputa, no...

Governo suspende novas vagas do Pronatec, ProUni e Fies

Brasília - Uma das vitrines da área social da...

Lorrayne: ‘Espero que outros jovens tenham grandes oportunidades para se desenvolver’

Nossa campeã está de volta! Depois de arrasar na...

Educação em Portugal “não ultrapassou as desigualdades criadas pelo racismo”

A recém-criada Djass-Associação de Afrodescendentes organiza debate onde serão...

para lembrar

Lançamento – Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar

Lançamento: Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação...

Um trabalho pioneiro sobre gênero e escolarização no Brasil

Um tema recorrente neste blog é a interface entre...

Em 13 anos, número de professores com doutorado em universidades federais cresce 189%

Há 13 anos, apenas 20.711 docentes efetivos da carreira...

“Eles querem retirar a diversidade da escola”

Para a integrante do movimento que critica o Escola...
spot_imgspot_img

A lei 10.639/2003 no contexto da geografia escolar e a importância do compromisso antirracista

O Brasil durante a Diáspora africana recebeu em seu território cerca de 4 milhões de pessoas africanas escravizadas (IBGE, 2000). Refletir sobre a formação...

Aluna ganha prêmio ao investigar racismo na história dos dicionários

Os dicionários nem sempre são ferramentas imparciais e isentas, como imaginado. A estudante do 3º ano do ensino médio Franciele de Souza Meira, de...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....
-+=