Projeto incentiva resgate da cidadania

Por trás dos projetos e ações da rede Índios Online está o argentino Sebastian Gerlic, presidente da ONG Thidewas. Apesar da formação em história, quando ainda vivia em Buenos Aires, ele se dedica à área audiovisual desde 1990

Em 2002, após uma década durante a qual produziu vários documentários, ele decidiu aposentar a filmadora para dedicar-se exclusivamente ao trabalho nas aldeias indígenas.

Fonte: Folha Online 

Leia, abaixo, trechos da entrevista que Gerlic concedeu à Folha. (CM)

FOLHA – Como foi seu encontro com os indígenas e como nasceu o trabalho com eles?

SEBASTIAN GERLIC – Em abril de 2000, enquanto colhia depoimentos de lideranças indígenas para um documentário independente durante uma grande marcha de indígenas que seguia de Coroa Vermelha, onde Cabral rezou a primeira missa, a Porto Seguro, fui vitima, junto com os índios, de um ataque da Polícia Militar.

Imagina um bando de índios com cocar sendo atacados por uma tropa com 300 cavalos, helicópteros, gás lacrimogêneo e balas de borracha.
As bombas passaram tão perto que prometi a mim mesmo que, saindo com vida, me dedicaria a trabalhar com os indígenas em algum projeto envolvendo tecnologia e sustentabilidade.

Penso que o sentido da palavra civilização está em xeque. Afinal, para onde progredimos?

Para a morte? Por isso escolhi trabalhar com os índios, eles são exemplos de que podemos viver socialmente de outra forma, orquestrados com a natureza, sendo parte dela.

FOLHA – Qual é a sua avaliação do conteúdo produzido pelo projeto até agora?
GERLIC
– Quando começamos o projeto Índios Online, pensamos que o foco seria o resgate cultural e a projeção do modo de vida do índio. Isso de fato foi feito, mas, ao se apropriarem da tecnologia, nos surpreenderam ao usá-la para a cidadania, com informações que vão desde orientações simples, de como tirar documentos diversos e abrir contas em bancos, até usos mais complexos, como acompanhar a destinação de recursos do governo.

Agora, com o projeto Celulares Indígenas, pensei que a utilização seria mais para denúncias e reivindicações. Mais uma vez, me enganei: a escolha foi pela ficção.

 

+ sobre o tema

‘Índio bom é índio morto’

Na volta de um passeio a cavalo, cerca de...

Conae SP: Delegados criticam falta de tempo para discussão em etapas municipais e intermunicipais

Em segunda cobertura especial sobre a Conae, o Observatório...

Crítica: Marilena Chaui terá sua obra publicada em nove volumes

  Os "Escritos de Marilena Chaui" começam agora a ser...

para lembrar

Ocupação Paulo Freire

PAULO FREIRE O professor Paulo Freire (1921-1997), sempre em diálogo...

Dado racial em documento trabalhista é passo no combate a desigualdades

Em 20 de abril de 2023, o governo federal sancionou...

Plano de aula – Respeitar diferenças

Muitos professores que trabalham em escolas públicas de periferia...
spot_imgspot_img

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU em Genebra, na Suíça, com três principais missões: avançar nos debates...

Estudo mostra que escolas com mais alunos negros têm piores estruturas

As escolas públicas de educação básica com alunos majoritariamente negros têm piores infraestruturas de ensino comparadas a unidades educacionais com maioria de estudantes brancos....

Educação antirracista é fundamental

A inclusão da história e da cultura afro-brasileira nos currículos das escolas públicas e privadas do país é obrigatória (Lei 10.639) há 21 anos. Uma...
-+=