Ceseep e Geledés realizam o curso Violência, Gênero e Raça: resistências e caminho de superação

Artigo produzido por Redação de Geledés

A edição 2019 do Curso Latino Americano de Pastoral e Relações de Gênero aborda a exclusão e as desigualdades que marcam a vida de muitas mulheres latino-americanas, agravadas pelo racismo, sexismo, preconceitos e intolerâncias.

 

Participantes do curso (Imagem Retirada do site Ceseep)

A formação visa estimular a reflexão sobre as condições históricas que estruturam as desigualdades e hierarquias de gênero e raça, de forma a cada participante contribuir para a superação dos obstáculos para a conquista da igualdade, equidade e liberdade.

Coordenado por Nilda Assis Candido do CESEEP e Maria Sylvia Oliveira e Suelaine Carneiro de Geledés, o curso teve início no dia 21 de janeiro e será finalizado em 3 de fevereiro.
A acolhida às/aos participantes de várias regiões do Brasil e do Chile, foi realizada pela equipe de coordenação e a integração e comunicação nas línguas portuguesa e espanhola, pela Imã Dirce Pontes.

Depois da partilhas das práticas trazida pelos/as participantes, a primeira semana de formação abordou Espiritualidade Ecumênica e Inter-Religiosa por Cecília B. Branco, Educação Popular na Militância, por Lourdes de Fátima P. Possani, Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso, por Wagner Sanchez, e Gênero e Raça, por Suelaine Carneiro.

O tema Feminismo na América Latina foi abordado por Yury Puello Orozco no dia 25 e, no sábado, foi realizada a mesa de debate sobre Movimento Feminista na América Latina: desafios políticos e sociais, com Amelinha Teles e Maria Sylvia de Oliveira. Este evento foi aberto ao público e teve a participação da Pastoral da Juventude e outros grupos ligado às questões de gênero.

Curso Violência, Gênero e Raça: resistências e caminho de superação (Foto: Lourdinha Paschoaletto)

Na próxima semana os temas serão: Feminismo no Brasil, por Schuma Schumaher; Violência contra a Mulher e Violência Doméstica, por Cláudia Luna; Desconstrução da Masculinidade, por Flavio Urra; Diversidade e Identidade de Gênero, por Neon Cunha; Leitura Feminista da Bíblia, por Bianca Daebs; Mulheres na Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira, por Alessandra Ribeiro.

Finalizando o curso, com o retorno às práticas e avaliação, como parte do processo metodológico referenciado na Metodologia da Educação Popular.

+ sobre o tema

para lembrar

Projeto piloto PLP 2.0 de Geledés e Themis vencedor do prêmio Impacto Social Google tem inicio em Porto Alegre

Aplicativo de celular irá auxiliar mulheres vítimas de violência As...

Violência contra a mulher: a verdade por trás da visão social

O presente estudo visa apresentar, através de pesquisas bibliográficas,...

‘Você tentou fechar as pernas?’, pergunta juíza à vítima de estupro

"Você fechou bem as pernas?". Foi assim que uma...

Roda de conversa com Geledés

Roda de conversa com Geledés Do Sesc Com integrantes do Geledés...

Fórum da ONU em Genebra discute desenvolvimento econômico dos negros

No terceiro dia do 3º Fórum Permanente de Pessoas Afrodescendentes, promovido pela ONU, em Genebra, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância...

Empoderamento econômico das mulheres negras é tema de Geledés na ONU

Participam do evento de Geledés a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, a diplomata do Itamaraty, Rafaela Fontes,...

8 de março: os desafios por justiça racial e de gênero

Ao refletirmos sobre a situação das mulheres negras na sociedade brasileira, torna-se evidente que, apesar de alguns avanços na pauta racial, pouco tem sido...
-+=