Chacinas, racismo e cidade: Qual o modelo de cidades seguras queremos?

Enviado por / FonteEcoa, por Tainá de Paula

Sem dúvida alguma o modelo de segurança pública do Brasil faliu em múltiplos aspectos: população carcerária é a terceira do mundo; índices de violência são compatíveis a uma guerra civil; os calibres usados pelas polícias brasileiras são os maiores do mundo; e com a quantidade de armas apreendidas por ano se equiparia um exército.

Desde 2018, o Brasil é signatário do Tratado Internacional de Armas (ATT, na sigla em inglês de Arms Trade Treaty), que cria uma instância supranacional de responsabilidade do comércio ilegal de armas. É um passo importante para o rastreio e controle sobre a importação e exportação e sobre um dos principais debates do país: como se evitar a militarização dos territórios.

Durante anos, o grande debate ao redor da segurança pública foi a proibição de drogas e o combate à organização militarizada dos grupos da cadeia do tráfico, que vendem no varejo e no atacado em diversos pontvioos das cidades. Contudo, será nos territórios em vulnerabilidade social, majoritamente negros, que os conflitos armados se darão, tendo em vista a dificuldade histórica de consolidação da agenda de direitos dos mais pobres e negros.

Como exemplo concreto disso, basta ver o número de operações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Rio de Janeiro (GAECO/RJ), que cumpre mandados de segurança e executa operações majoritariamente na zona sul e zona norte do Rio de Janeiro, enquanto Bope e Core atuam majoritariamente na zona oeste e favelas da zona norte, com operações pouco coordenadas e com alto grau de letalidade.

A presença de armas e conflitos armados nessas áreas estimularam ao longo dos anos a formação de grupos paramilitarizados, que detém armas de altíssimo calibre e códigos locais de restrição de liberdade aos seus moradores – devem evitar cores específicas, trajetos, etc e claro, colaborar com a vida cotidiana desses grupos, seja com abrigo, seja com prestação de serviços, restrição de utilização do espaço público, etc.

Nesse sentido, o ATT serve como potente instrumento e combate o verdadeiro problema da segurança urbana que é a necessidade da diminuição de armas e não, necessariamente, do consumo e venda de abusivo de drogas ilícitas. No Brasil, apesar do ministro Alexandre de Moraes ter suspendido a portaria 62/2020, editada em abril do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro, que revogava normas que garantem maior controle de rastreamento de armas e munições no país. Apesar da medida ser de grande valia na política de controle de armas, o Fórum de Segurança Pública aponta que boa parte das armas desviadas das forças armadas brasileiras e polícias servem para armar grupos de criminosos e concretamente formam um grande esquema com as forças militares brasileiras.

Desde 2006, a ONU aponta a necessidade de controle de armas por tecnologias de rastreio, principalmente em sociedades com grande número de circulação. Além disso, uma série de plataformas de padrões de enfrentamento à violência urbana e tabulação de incidências foram desenvolvidas por entidades internacionais e think tanks. Aqui no Brasil podemos destacar o Instituto Igarapé e suas plataformas de dados e mapeamento, produzindo dados para polícias e governos de forma satisfatória. Cidades do mundo inteiro utilizam centrais de controle com utilização de câmeras, inclusive termais. Em algumas cidades, já existe o debate avançado da liberdade individual e independência de ir e vir, tendo em vista que em muitas cidades o seu nº de GPS individual deve ser dividido com o Estado. A Coreia do Sul radicalizou essa agenda inclusive no enfrentamento à covid, localizando moradores contaminados e garantindo o isolamento, monitorando cerca de 10 mil pessoas por dia no ápice da pandemia.

Na contramão desse debate, o discurso hegemônico no Brasil continua sendo o do aumento das armas, das operações e das execuções. As chacinas são o superlativo de uma contradição entre prestação de serviços de segurança e mortes evitáveis e consolida o sentido de um Estado policial e racista. As chacinas não ocorrem em territórios nobres e em territórios de maioria moradora branca. Descartar corpos negros se encaixa no padrão sociológico do Brasil, tendo em vista que estes indivíduos são desprovidos de direitos.

Nesse sentido, é correto afirmar que não haverá mudança no modelo de segurança e prevenção à violência se não mudarmos a métrica dos corpos descartáveis: se os negros ganharem importância social, suas mortes e as balas que os executam serão rastreadas.

Até lá, teremos balas em corpos chafurdando em mangues e covas rasas.

+ sobre o tema

Nath Finanças entra para lista dos 100 afrodescendentes mais influentes do mundo

A empresária e influencer Nathalia Rodrigues de Oliveira, a...

Ministério da Igualdade Racial lidera ações do governo brasileiro no Fórum Permanente de Afrodescendentes da ONU

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, está na 3a sessão do...

Crianças do Complexo da Maré relatam violência policial

“Um dia deu correria durante uma festa, minha amiga...

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional...

para lembrar

Mortes de negros na periferia resultam de escolhas históricas de governo

Pesquisa aponta alto número de jovens negros assassinados como...

Grupo Prerrogativas denuncia o genocídio negro no Brasil

"O Brasil tem uma dívida histórica com a população...

A identidade, as experiências negras e a alma que sangra

A "cauterização das experiências negras" acontece quando abrem uma...
spot_imgspot_img

Movimentos sociais e familiares de mortos em operações policiais realizam ato em SP

Um ato para protestar contra a matança promovida pela Polícia Militar na Baixada Santista está agendado para esta segunda-feira, 18, às 18h,  em frente...

Massacre de Paraisópolis: policiais militares têm segunda audiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo retoma, no início da tarde desta segunda-feira (18), o julgamento dos 12 policiais militares acusados de matar...

Câmara do Rio de Janeiro promove encontro entre familiares de vítimas da violência do Estado

Pela primeira vez, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro promoveu o “Café das Fortes” que reúne mães e familiares de vítimas do genocídio...
-+=