Chega de fingir que é normal. O Racismo Institucional no RH veja o video

Vídeo mostra reações diversas a fotografias quase idênticas, onde a única diferença é a cor da pele

no Administradores

racismo-no-rh

Uma campanha encomendada pelo Governo do Paraná vem acendendo debates sobre o racismo. A campanha, intitulada “Teste de Imagem”, mostra dois grupos de profissionais da área de Recursos Humanos e suas reações – alegadamente espontâneas – diante de imagens que mostravam o cotidiano de pessoas anônimas.

A diferença é que cada foto contava com duas versões: no primeiro grupo, foram exibidas pessoas arianas em situações corriqueiras. No outro grupo, as mesmas situações eram protagonizadas por pessoas negras. As reações dos entrevistados foram absolutamente díspares – por exemplo, um homem branco de paletó foi classificado como executivo, enquanto um homem negro foi apontado como segurança ou motorista particular.

A proposta da campanha é chamar a atenção para o racismo institucional e velado que existe no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia durante a busca por oportunidades de trabalho; já o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) aponta que eles têm rendimentos, em média, 37% inferiores ao de profissionais brancos e respondem por 60,6% dos desempregados.

O vídeo postado no Facebook já conta com mais de 2 milhões de visualizações. Alguns usuários questionam a veracidade da campanha e alegam que toda a situação teria sido combinada com atores. Como os rostos dos participantes permanecem ocultos, não há como garantir de que o que é dito no áudio foi dito durante a reunião. Mas a página do Governo do Paraná garante que o teste foi real e não sofreu manipulação.

“O Teste de Imagem é um experimento real, que aconteceu na noite do dia 10/11 em uma sala de Focus Group, em Curitiba. Participaram do teste profissionais de RH reais, que foram divididos em dois grupos distintos e emitiram opiniões espontâneas às imagens apresentadas pelo mediador do experimento”, alega a página.

A campanha, também divulgada em mídia impressa e no site contraracismo.pr.gov.br, foi realizada em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial. A agência que assina a peça é a Master Comunicação.

Experimento

No início de 2015, uma campanha publicitária na Lituânia impactou milhões de pessoas ao demonstrar o que as pessoas sentiam – ou aparentavam sentir – diante de uma situação de violência racial. Confira o vídeo abaixo para relembrar.

veja também: 

Existe racismo no Brasil? Faça o Teste do Pescoço e descubra

+ sobre o tema

Folha ignora evidências favoráveis às cotas raciais

Na quinta-feira (7), pela oitava vez, esta Folha publicou um editorial...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula...

para lembrar

PSG admite ter cometido crime de racismo em recrutamento de atletas nas categorias de base

Documentos vazados pelo 'Football Leaks' dão conta de que...

Miss Universo 2011 – O racismo não me atinge. Os racistas deveriam procurar ajuda e se tratar

Sorridente e recebida com aplausos, Leila Lopes falou com...

Cristiano Ronaldo diz ‘não ao racismo’ depois de Koulibaly sofrer insultos em campo

Jogador português apresentou a sua solidariedade para com Koulibaly,...

Un hombre es condenado a prisión por racismo contra indígenas brasileños

Un hombre ha sido condenado a prisión en Brasil...
spot_imgspot_img

Homens ocupam seis em cada dez cargos gerenciais, aponta IBGE

As mulheres são maioria entre os estudantes que estão em vias de concluir o ensino superior, no entanto são minoria em relação a posições...

Educação (não) é mais importante atualmente?

Esperança reflete um dos principais motivos que moveram milhares de retirantes e moradores de regiões rurais para áreas urbanas ao longo do século 20....

Quanto custa a dignidade humana de vítimas em casos de racismo?

Quanto custa a dignidade de uma pessoa? E se essa pessoa for uma mulher jovem? E se for uma mulher idosa com 85 anos...
-+=