China seduz juventudes partidárias de Angola e Moçambique

Projecto de portuguesas revela que modelo chinês atrai cada vez mais


Uma equipa coordenada pelas investigadoras portuguesas Elizabete Azevedo-Harman e Raquel Vaz-Pinto vai arrancar com um projecto para avaliar a “possível sedução” das juventudes partidárias de Angola e Moçambique pelo modelo político chinês.

As coordenadoras do projecto – apresentado no âmbito do congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política, que terminou no sábado e decorreu no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa – acreditam que, em África, “o consenso de Pequim tem vindo a substituir o consenso de Washington”.

A política dos Estados Unidos, que tentou aplicar um modelo igual para todos, “falhou redondamente em vários países africanos”, avalia Raquel Vaz-Pinto, comparando: “A China empresta grandes quantias de dinheiro, e sem fazer perguntas”.

 

 

53357

Na apresentação da iniciativa, na passada sexta-feira, as duas investigadoras do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa realçaram que será interessante ver “como se traduzirá” a “ascensão” da China, actualmente “sobretudo económica”, em “termos políticos e militares”. A ascensão chinesa “é a expressão mais procurada no Google, em várias línguas”, destacou Raquel Vaz-Pinto, acrescentando, porém, que Pequim tem “um calcanhar de Aquiles”, a falta de autonomia energética. É por isso que depende da “garantia de recursos em África e Ásia Central”.

Por outro lado, “as elites africanas começam a achar atractivo o modelo político chinês”, ou a ideia que têm dele, referem as investigadoras, que pretendem analisar os currículos das escolas centrais dos partidos no Governo em Angola e Moçambique – MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) e Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), respectivamente.

 

 

 

Fonte:Ciência Hoje

+ sobre o tema

UA recompensa cientistas africanos

A União Africana (UA) identificou cinco cientistas africanos para...

A literatura engajada do Nobel de Literatura Wole Soyinka

Por: Nahima Maciel Wole Soyinka foi o primeiro e único...

Negros estrangeiros buscam Mama África paulistana

Segundo relatório da Polícia Federal de dezembro de 2013,...

para lembrar

Primeira usina solar que transforma água do oceano em água potável está no Quênia

Um relatório recente disponibilizado pela UNICEF e pela Organização...

Eto’o e Drogba detonam médicos que sugeriram teste para vacina contra a Covid-19 na África

Camaronês e marfinense apontam racismo na proposta dos pesquisadores Do...

‘Ela só queria nos humilhar’ conta estudantes africanos sobre racismo da polícia em Porto Alegre

Samir Oliveira Quando vieram ao Brasil em busca de aperfeiçoamento...

Medo do Ebola jogou 2 jovens africanos nas ruas de SP

Justiça negou acolhimento em abrigo e meninos foram colocados...
spot_imgspot_img

Um Silva do Brasil e das Áfricas: Alberto da Costa e Silva

Durante muito tempo o continente africano foi visto como um vasto território sem história, aquela com H maiúsculo. Ninguém menos do que Hegel afirmou, ainda no...

Artista afro-cubana recria arte Renascentista com negros como figuras principais

Consideremos as famosas pinturas “A Criação de Adão” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Sandro Botticelli ou “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci. Quando...

Com verba cortada, universidades federais não pagarão neste mês bolsas e auxílio que sustenta alunos pobres

Diferentes universidades federais têm anunciado nos últimos dias que, após os cortes realizados pelo governo federal na última sexta-feira, não terão dinheiro para pagar...
-+=