Chuva intensa desde sábado deixa moradores de Palmares em alerta

Por: Glauco Araújo

 

Defesa Civil Municipal circulou pelas ruas pedindo atenção para enchente.
Venezuela trouxe 6 toneladas de donativos para vítimas da chuva em PE.

 


A chuva não deu trégua aos moradores de Palmares (PE) desde a tarde deste sábado (26) até a noite deste domingo (27). Um sistema improvisado de comunicação da Defesa Civil do muncípio passou a circular pelas ruas da cidade, por volta das 16h de domingo, pedindo para as pessoas deixarem suas casas. O alerta foi feito em decorrência do risco de nova cheia no leito do Rio Una. Apesar da medida preventiva, não houve registro de novos alagamentos. Em Belém de Maria (PE), o leito do rio voltou a subir, mas não provocou problemas.

 

Após o alerta em Palmares, muitas pessoas tentaram subir para a parte mais alta da cidade usando a caçamba de caminhões como apoio. Pedestres se penduraram nos veículos, ainda em movimento, para conseguir subir as ladeiras até sair das áreas de risco de enchente. Algumas estavam de bicicleta e pegaram “carona” nos caminhões.

 

Alguns moradores, assustados com a insistente chuva deste domingo, tiveram dificuldade de se organizar em filas para receber as doações, distribuídas por voluntários.

 

Um grupo de nove integrantes do Abutres Moto Clube do Brasil viajou do Recife para Palmares, neste domingo, escoltando um caminhão de donativos para as vítimas da cheia.

 

Ajuda internacional

Segundo o governo de Pernambuco, seis toneladas de donativos foram trazidas pelo governo da Venezuela neste domingo. Um avião Hércules C-130, da Força Aérea Venezuelana, pousou, por volta das 13h, na Base Aérea do Recife. A mesma quantidade de doações será levada para as vítimas da chuva em Alagoas.

chuva-palmares620_

De acordo com a nota divulgada pelo governo pernambucano, foram enviadas duas toneladas de água mineral, uma tonelada de sardinha, 500 quilos de atum, 500 quilos de arroz, 350 quilos de geléia, 350 de leite em pó, 300 quilos de macarrão, além de 800 quilos roupas usadas, 120 quilos de fraldas, 100 quilos de papel higiênico, 50 colchões e 50 cobertores.

 

O material doado passou por vistoria de técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e levadas para um centro de distribuiçãoagora estão na Ceasa, onde foi montada uma central de distribuição.


Balanço

Segundo a Defesa Civil de Pernambuco, 67 municípios foram afetados pela chuva no estado, nove estão em calamidade pública, 30 em situação de emergência. Ao todo, 26.966 pessoas estão desabrigadas e 55.643 foram desalojadas. Foram confirmadas 18 mortes em Pernambuco.

 

chuva-palmares620_

 

Fonte: G1

+ sobre o tema

Senado aprova Dia Nacional do Candomblé

O plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (30,) o PLC...

Não deixe a sua cor passar em branco – o que esperar para o Censo de 2010

  "Afastada a questão de desigualdade, resta na transformação biológica...

para lembrar

Evento contra o racismo e a intolerância religiosa terá início nesta quinta

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promove,...

Prêmio Dr. Benedicto Galvão

Convidamos a todas e todos para o evento de...

INCRIÇÕES PRORROGADAS até 30 nov – EDITAIS PALMARES 25 ANOS

  Foram prorrogadas até 30 de novembro de 2013, as inscrições...

A Cor da Fé e a intolerância contra religiões africanas.

Por Guilherme Lemos Relações estreitas entre intolerância, raça e religiões africanas Quando...
spot_imgspot_img

João Cândido e o silêncio da escola

João Cândido, o Almirante Negro, é um herói brasileiro. Nasceu no dia 24 de junho de 1880, Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul....

Levantamento mostra que menos de 10% dos monumentos no Rio retratam pessoas negras

A escravidão foi abolida há 135 anos, mas seus efeitos ainda podem ser notados em um simples passeio pela cidade. Ajudam a explicar, por...

Racismo ainda marca vida de brasileiros

Uma mãe é questionada por uma criança por ser branca e ter um filho negro. Por conta da cor da pele, um homem foi...
-+=