Cineasta Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da SPCINE

Enviado por / FonteEnviado ao Portal Geledés

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia que a cineasta e advogada Viviane Ferreira será a nova diretora-presidente da SPCine. Especialista em políticas do setor audiovisual pela UNB e advogada com atuação voltada para o direito público, Viviane assume a empresa municipal do cinema com a missão de dar continuidade ao trabalho de amparo e desenvolvimento do setor audiovisual na cidade.

Nascida em 1985 na cidade de Lauro de Freitas, criada no bairro do Coqueiro Grande, em Salvador, na Bahia, Viviane é moradora de São Paulo há mais de uma década. Ela dirigiu o longa-metragem Um Dia Com Jerusa (2020), exibido com destaque em eventos como o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e o Festival de Tiradentes; documentários como Pessoas – Contar Para Viver (2019); e o curta O Dia de Jerusa (2014), que esteve na seleção de festivais internacionais como de Cannes e de Roterdã.

Em agosto passado, Viviane foi eleita presidente do Comitê Brasileiro de Seleção do Oscar 2021, da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

Ela também tem atuação profissional na advocacia voltada para o direito público, com foco em direito autoral e cultural, e concluiu o mestrado em políticas de comunicação e cultura pela Universidade de Brasília em 2019. Sua atuação acadêmica, jurídica e cinematográfica se desenvolve ao redor de temas como políticas públicas e modelos de negócio do audiovisual, cinemas e audiovisuais negros, direitos humanos e direito cultural.

“A Spcine faz parte de uma política de Estado que inova e aponta nortes para o setor audiovisual e cultural da cidade de São Paulo, mas que também influencia o Brasil inteiro”, diz Viviane. “Vivemos um momento político muito delicado, no qual o setor cultural precisa explicar todos os dias a sua importância para a economia e desenvolvimento do país, com todas as especificidades do campo audiovisual. A Spcine deve continuar atuante, contribuindo com o debate e implementando ações que nos permitam enfrentar os desafios políticos do momento.”

Laís Bodanzky, Viviane Ferreira e Alê Youssef. (Foto: Secretaria Municipal de Cultura)

A nova diretora-presidente afirma que chega com boas expectativas para “a construção de pontes e diálogos que possam garantir um ambiente que nos permita trabalhar dando continuidade, aprimorando e inovando nas ações protagonizadas pela empresa”.

Viviane Ferreira assume o cargo de Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine desde fevereiro de 2019.

“Desde que Laís Bodanzky aceitou nosso convite para assumir a presidência da Spcine, deixou clara sua disposição de se dedicar por dois anos à estruturação e valorização da empresa municipal e do próprio setor audiovisual na cidade de São Paulo”, comenta o secretário de Cultura da cidade de São Paulo, Alê Youssef. “Abrindo mão temporariamente de sua celebrada e premiada carreira, Laís posicionou São Paulo no topo do audiovisual brasileiro e foi certamente a melhor presidente que Spcine já teve. Muito obrigado, Laís.”

“Com orientação do prefeito Bruno Covas, iniciamos junto com a Laís um período de transição para uma nova gestão onde a palavra de ordem é continuidade”, diz Youssef.

“Tenho certeza de que com todo seu conhecimento, capacidade de articulação e ativismo, Viviane vai dar procedimento ao crescimento da SPCine, participar do nosso trabalho de posicionamento da cultura na centralidade do desenvolvimento econômico e social da cidade e agregar demais na luta coletiva de amparo, defesa e valorização da nossa cultura nesse período tão difícil”, completa o secretário.

Informações à imprensa

Secretaria Municipal de Cultura

Guilherme Sobota | Gabriel Fabri

[email protected].br

 

Foto em destaque: Reprodução/ Glamurama 

** ESTE ARTIGO É DE AUTORIA DE COLABORADORES OU ARTICULISTAS DO PORTAL GELEDÉS E NÃO REPRESENTA IDEIAS OU OPINIÕES DO VEÍCULO. PORTAL GELEDÉS OFERECE ESPAÇO PARA VOZES DIVERSAS DA ESFERA PÚBLICA, GARANTINDO ASSIM A PLURALIDADE DO DEBATE NA SOCIEDADE. 

+ sobre o tema

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...

para lembrar

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o...
spot_imgspot_img

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico,...

Mostra em São Paulo celebra produção de cineastas negros no Brasil

Uma seleção de filmes brasileiros realizados por cineastas negros ou que tenham protagonistas negros é a proposta da OJU-Roda Sesc de Cinemas Negros, que chega...

O dia em que os deputados brasileiros se negaram a abolir a escravidão

Se dependesse da vontade política de alguns poucos, o Brasil teria abolido a escravidão oito anos antes da Lei Áurea, de 13 de maio de...