Clooney se une às críticas por falta de diversidade no Oscar

Enviado por / FonteDo Terra

Em meio à polêmica pela falta de profissionais negros indicados ao Oscar pelo segundo ano consecutivo, o ator George Clooney se uniu nesta terça-feira às críticas feitas pelo diretor Spike Lee, que decidiu boicotar a cerimônia e, em comunicado enviado à revista Variety , afirmou que a Academia, como entidade, deve melhorar no futuro.

“Há 10 anos, a Academia fazia um trabalho melhor. Havia mais afro-americanos indicados. Mas o problema não é quem são os indicados, mas quantas opções há disponíveis no cinema para as minorias, particularmente em filmes de qualidade”, questiona o ator, vencedor de duas estatuetas.

Clooney disse à Variety que Hollywood sempre passou por mudanças. Na década de 1930, exemplificou o ator, a maior parte das protagonistas eram mulheres. Atualmente, porém, é complicado para uma atriz de mais de 40 anos ter o papel principal de um filme.

Além disso, ele destacou que, graças aos discursos de estrelas como Jennifer Lawrence e Patricia Arquette, agora se presta atenção na indústria às desigualdades quanto aos salários recebidos por homens e mulheres.

“Os artistas negros têm um ponto de reivindicação justo quando alegam que a indústria não está os representando de forma adequada. Acredito que isso é absolutamente certo”, disse o ator.

Clooney disse que filmes como ‘Creed: Nascido para Lutar’ e ‘Straight Outta Compton: A História do N.W.A.’ poderiam ter sido indicados ao prêmio de melhor filme. Já Will Smith e Idris Alba, avaliou, poderiam estar entre os concorrentes às estatuetas de melhor ator por suas atuações em “Um Homem Entre Gigantes” e “Beasts of No Nation”, respectivamente.

Ele também lembrou da ausência de Ava Duvernay (‘Selma’) entre os indicados como melhor diretor no Oscar do ano passado. “Foi ridículo ela não ter sido indicada”, frisou.

A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, falou ontem sobre a falta de diversidade nos indicados ao Oscar nas últimas duas edições e prometeu “grandes mudanças” para os próximos prêmios.

+ sobre o tema

Pioneiro, Nelson Triunfo enfrentou ditadura para dançar break na rua

Pioneiro do break no Brasil, o artista Nelson Triunfo conta que...

Resenha de Livro: Solistas Dissonantes

"Posso até cantar um samba e canto mesmo -...

Portugal reconheceu injustiça da escravatura quando a aboliu em 1761, diz Marcelo

Na ilha de Gorée, Marcelo Rebelo de Sousa disse...

Para que não se deixe de cantar: Jovelina Pérola Negra e o seu samba de sorriso aberto

Ahhhhh, o samba! Manifestação popular em forma de oração...

para lembrar

Viola Davis e Kerry Washington fundam produtoras independentes nos EUA

As atrizes Viola Davis e Kerry Washington fundaram produtoras independentes...

Taís Araújo: ‘Nunca passei uma noite longe do meu filho’

Taís Araújo nunca havia ficado longe do pequeno João...

Após ser vítima de bullying, modelo de 10 anos com vitiligo conquista o mundo da moda

A norte-americana April Star é uma modelo de dez anos...
spot_imgspot_img

Sambista ligada ao rap, Leci Brandão rebate críticas de Ed Motta: ‘Elitista’

Leci Brandão, 79, rebateu com estilo as recentes declarações de Ed Motta, que chamou de "burros" os fãs de hip hop, "sem exceção". Sem citar...

‘Bad Boys 5’ já está sendo discutido, afirma produtor

‘Bad Boys: Até o Fim‘ estreou há apenas uma semana, mas um 5ª filme para a franquia estrelada por Will Smith e Martin Lawrence já está sendo discutido. A...

Grávida, Iza conta que pretende ter filha via parto normal: ‘Vai acontecer na hora dela’

Iza tem experienciado e aproveitado todas as emoções como mamãe de primeira viagem. No segundo trimestre da gestação de Nala, fruto da relação com Yuri Lima, a...
-+=