Clooney se une às críticas por falta de diversidade no Oscar

Enviado por / FonteDo Terra

Em meio à polêmica pela falta de profissionais negros indicados ao Oscar pelo segundo ano consecutivo, o ator George Clooney se uniu nesta terça-feira às críticas feitas pelo diretor Spike Lee, que decidiu boicotar a cerimônia e, em comunicado enviado à revista Variety , afirmou que a Academia, como entidade, deve melhorar no futuro.

“Há 10 anos, a Academia fazia um trabalho melhor. Havia mais afro-americanos indicados. Mas o problema não é quem são os indicados, mas quantas opções há disponíveis no cinema para as minorias, particularmente em filmes de qualidade”, questiona o ator, vencedor de duas estatuetas.

Clooney disse à Variety que Hollywood sempre passou por mudanças. Na década de 1930, exemplificou o ator, a maior parte das protagonistas eram mulheres. Atualmente, porém, é complicado para uma atriz de mais de 40 anos ter o papel principal de um filme.

Além disso, ele destacou que, graças aos discursos de estrelas como Jennifer Lawrence e Patricia Arquette, agora se presta atenção na indústria às desigualdades quanto aos salários recebidos por homens e mulheres.

“Os artistas negros têm um ponto de reivindicação justo quando alegam que a indústria não está os representando de forma adequada. Acredito que isso é absolutamente certo”, disse o ator.

Clooney disse que filmes como ‘Creed: Nascido para Lutar’ e ‘Straight Outta Compton: A História do N.W.A.’ poderiam ter sido indicados ao prêmio de melhor filme. Já Will Smith e Idris Alba, avaliou, poderiam estar entre os concorrentes às estatuetas de melhor ator por suas atuações em “Um Homem Entre Gigantes” e “Beasts of No Nation”, respectivamente.

Ele também lembrou da ausência de Ava Duvernay (‘Selma’) entre os indicados como melhor diretor no Oscar do ano passado. “Foi ridículo ela não ter sido indicada”, frisou.

A presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, falou ontem sobre a falta de diversidade nos indicados ao Oscar nas últimas duas edições e prometeu “grandes mudanças” para os próximos prêmios.

+ sobre o tema

Cantor de soul Dobie Gray morre aos 71 anos

O cantor norte-americano de soul Dobie Gray morreu aos...

Beyoncé recebe quatro indicações ao 43rd NAACP Image Awards

Beyoncé recebe quatro indicações no 43rd NAACP Image Awards....

Estreia: Protegendo o Inimigo estrelado por Denzel Washington e Ryan Reynolds

Estreia: Protegendo o Inimigo estrelado por Denzel Washington e...

Canal de Oprah Winfrey tem lucro abaixo do esperado

A Discovery divulgou nesta terça-feira lucro trimestral abaixo das...

para lembrar

78 países pedem rápida implementação da declaração anti-racismo da ONU

Setenta e oito países, incluindo a China, solicitaram na...

Em carta-manifesto a reitoria, alunos da UFRGS cobram expulsão de doutorando indiciado por racismo

Mais de 40 diretórios acadêmicos e movimentos sociais encaminharam...

Ser negro é estar em estado de permanente dor

Me basta mesmoessa coragem quase suicidade erguer a cabeçae...
spot_imgspot_img

Camilo Cristófaro, 1º vereador de São Paulo a perder mandato por racismo, é investigado também por rachadinha

Na última terça-feira (19), uma sessão marcou a história da Câmara Municipal de São Paulo, quando determinou pela primeira vez a cassação de um vereador por...

‘Coisa de preto’ 2

Num país onde há racismo sem racistas, a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (Avante) pela Câmara Municipal de SP é uma vitória a ser...

Luísa Sonza fecha acordo por fim de processo por racismo contra advogada

A cantora Luísa Sonza fechou um acordo com a advogada Isabel Macedo para encerrar o processo em que era acusada de racismo. O trato...
-+=