Com afrofuturismo, Senzala Hi-Tech se une a nova corrente da ‘música preta brasileira’

Com artistas que são fortes candidatos a explodir mundialmente como Liniker, Rico Dalasam, Tássia Reis, As Bahias e A Cozinha Mineira e Russo Passapusso, a nova corrente de “música preta brasileira”, como Liniker já defiiniu, é diversa, vai do funk das favelas ao funk da Motown. Ela também recupera o lado mais psicodélico e rebelde da MPB e abre discussões importantes para questões de gênero e raça.

no Virgula

Entre os nomes novos que não param de surgir está o do Senzala Hi-Tech, que faz uma aproximação entre afrofuturismo e brasilidades. Recentemente, o quarteto foi destacados pelo Afropunk, hypada plataforma black de Nova York, como algo a se ficar de olho na nova cena de São Paulo.

Formado pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, atleta olímpico e medalhista Pan-Americano; MC Sombra, do grupo de rap paulistano SNJ; Valter Minari, também do SNJ; e Junião, jornalista, ilustrador e percussionista, o Senzala lançou seu disco de estreia em novembro do ano passado.

O EP com seis músicas autorais foi gravado e mixado em São Paulo, no estúdio e espaço cultural Casa Azul, e masterizado no estúdio TimeLess, em Nova York.

“A música que resulta dessa fusão de repertórios e inspirações abraça hip hop, funk, rap, samba e sons da África às Américas. Sonoridades e influências culturais somadas às artes plásticas, artes marciais e tecnologia”, afirma texto de divulgação do grupo.

Capa_Senzala

+ sobre o tema

Museu Afro Brasil: Homenagem aos jogadores negros do futebol brasileiro

Por: Claudia Alexandre Exposição "De Arthur Friedenreich a Edson Arantes...

Conheça novos nomes femininos da musica negra internacional

Por: Natália Carneiro   O Geledes compartilha com você novidades da...

Mostra ‘E eu não sou uma mulher?’ traz temas caros às mulheres negras

Em cartaz na Galeria de Arte do BDMG Cultural,...

Servidores públicos debatem racismo institucional

Todo o funcionalismo público foi convocado para participar das...

para lembrar

Boleiros Eleitos – Eleições 2010

Romário – deputado federal – PSB/RJ Bebeto...

Modelo albina sul-africana se destaca na moda: “Sou negra com pele branca”

Refilwe Modiselle, ou Fifi, como gosta de ser chamada,...
spot_imgspot_img

Reconhecimento da Unesco pode difundir ainda mais Maracatu Nação

O envio do dossiê do governo federal com o pedido de reconhecimento do Maracatu Nação, também conhecido como baque virado, como Patrimônio Cultural Imaterial...
-+=