Campanha ‘Não se Cale’ é promovida pouco antes do Dia Internacional da Mulher
O Atlético lançou, na tarde desta sexta-feira, a campanha ‘Não se Cale’, de combate à violência contra a mulher. O projeto conta com apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Instituto Maria da Penha, principal símbolo da luta pela punição a esse tipo de crime no Brasil.
O clube escolheu esta sexta-feira para lançar a campanha por conta da proximidade do Dia Internacional da Mulher, que é celebrado em 8 de março. A ação do Atlético envolve, inclusive, a presença de Maria da Penha no Independência neste domingo, quando o time alvinegro enfrentará o Cruzeiro. A partida vale pela nona rodada do Campeonato Mineiro.
Segundo o clube, a ideia da campanha é “promover conscientização em torno do problema, ressaltando a importância de denunciar casos de agressão e procurar ajuda nos órgãos especializados”. Para denunciar casos de violência contra a mulher, basta discar 180.
Maria da Penha
Em 1983, Maria da Penha Maia Fernandes dormia quando foi baleada pelo marido, Marco Antônio Heredia Viveiros. O ocorrido a deixou paraplégica. Outras tentativas de assassinato foram colocadas em prática antes de ela decidir procurar a Justiça.
Maria da Penha procurou a Justiça e deixou a casa, com as três filhas. Dezenove anos depois, seu agressor foi condenado a oito anos de prisão. Por meio de recursos jurídicos, ficou preso apenas dois anos e foi solto em 2002.
O episódio chegou à Comissão Interamericana dos Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) e foi considerado, pela primeira vez na história, um crime de violência doméstica.
Em 2006, foi sancionada a Lei 11.340, que leva seu nome, Lei Maria da Penha, e cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher.
Maria da Penha também é fundadora do Instituto Maria da Penha, uma ONG sem fins lucrativos de combate à violência doméstica e à violência contra a mulher.
Problemas
Recentemente, o Atlético se envolveu em polêmicas de gênero. Em 2016, o clube foi amplamente criticado por promover, ao lado da DryWorld, um desfile machista para apresentar o novo uniforme. Na ocasião, homens desfilaram com roupas tradicionais, associadas ao futebol; as mulheres, por sua vez, vestiram roupas que tornaram o ambiente sexista.
Em 2017, um grupo de torcedoras cobrou um posicionamento do clube sobre o episódio que envolveu Robinho. A Justiça italiana condenou o atacante por estupro de uma jovem albanesa, em decisão que cabe recurso. O Atlético se calou no episódio.
A campanha ‘Não se Cale’ também é uma tentativa da nova diretoria, comandada pelo presidente Sérgio Sette Câmara, de se reposicionar diante das polêmicas recentes – que ocorreram sob o comando do ex-mandatário Daniel Nepomuceno.