Com restaurante típico em SP, camaronesa quer ensinar a brasileiros história da África

Quando chegou à capital paulista, Melanito Biyouha se assustou com a falta de conhecimento sobre seu continente de origem.

Por Lívia Machado, G1

Melanito considera a Avenida Paulista um dos lugares mais bonitos de São Paulo (Foto: Flávio Moraes/G1)

O cardápio é em português e inglês, mas os pedidos seguem feitos em francês. Melanito Biyouha, de 46 anos, transformou um pequeno restaurante no Centro de São Paulo em uma casa de cultura – não apenas pela decoração e pratos típicos. Há nove anos no local, a camaronesa acredita que consegue, com comida e uma boa conversa, diminuir a ignorância do brasileiro com relação a seu continente de origem, a África.

No aniversário de São Paulo, o G1 apresenta as histórias de cinco mulheres que fazem a vida na cidade e ajudam, de alguma forma, a transformar a realidade de quem vive nela. Conheça os perfis

“Quando eu cheguei aqui, apensar de ser um país que tem um pé grande na África, o brasileiro não sabe nada da África. Às vezes as pessoas te fazem uma pergunta que você se assusta. Esse é o trabalho que fazemos no nosso restaurante. Ensinamos um pouquinho da história da África, da gastronomia. Qualquer pergunta para nós é bem-vinda”, explica

Melanito trabalhava em um banco na capital do Camarões quando foi convidada por um parente para passar uma temporada no Brasil. Veio na intenção de ficar 30 dias e nunca mais retornou. Residiu inicialmente em Brasília, onde seu tio morava, e trabalhou como cabeleireira em um salão especializado em penteados africanos, até formar clientela e atender em domicílio.

Quatro anos depois, em uma viagem turística para São Paulo, não encontrou restaurantes especializados em comida africana e viu em tal ausência um futuro possivelmente promissor.

“Não acreditei que o Brasil, sendo um país que tem um número grande de descendentes africanos, não tinha uma representação na gastronomia. Aí que nasceu o projeto. Não era preparado, tudo foi de um dia para o outro.”

No caso, de um ano para o outro. Em fevereiro de 2008, criou quatro pratos camaroneses com as receitas de sua família, batizou o espaço com o diminutivo de seu nome e abriu as portas do Biyou’z.

“A cozinha na nossa cultura é como se fosse uma obrigação. A gente começa a cozinhar desde criança. Comecei com dois funcionários, agora são oito: seis na cozinha e o resto no atendimento.”

Desde a fundação, a camaronesa emprega, preferencialmente, conterrâneos. O objetivo, segundo ela, é servir como ponto de apoio aos imigrantes e refugiados que chegam à capital paulista.
“A intenção é de ajudar. Eu tento sentir um pouquinho o sofrimento dos outros, o que eu não passei. Eu cheguei numa casa, fui bem atendida. Cheguei em um bairro nobre de Brasília. E quem vem agora não tem essa chance. Já tive funcionários brasileiros, mas o coração bate um pouco mais forte para o outro lado.”

Prestes a completar uma década à frente das panelas, ela planeja ampliar seu modelo de negócio e avançar para além do Centro. “Meu sonho é de conseguir ter um tempo para mim e poder crescer um pouco mais.” Para onde deseja avançar? “Na Avenida Paulista, por que não?”, responde, rindo.

+ sobre o tema

Renascimento do continente africano em debate no 50. aniversário da UA

Um debate sobre o "Pan-africanismo e renascimento africano"...

ONG oferece capoeira para crianças refugiadas palestinas

A ONG britânica Bidna Capoeira está fazendo da...

para lembrar

Ana Paula Xongani estreia no GNT e se torna primeira brasileira com dreads em campanha de cabelos

A influenciadora digital fez os dreads durante uma viagem...

Precisamos reconhecer nossa palmitagem

Muito se tem discutido sobre a solidão da mulher...

Morre em Salvador a líder religiosa Makota Valdina

A educadora, líder religiosa e militante da causa negra,...

Um dia histórico para o Movimento das Mulheres

Ontem foi um dia histórico para o Movimento de...
spot_imgspot_img

“Dispositivo de Racialidade”: O trabalho imensurável de Sueli Carneiro

Sueli Carneiro é um nome que deveria dispensar apresentações. Filósofa e ativista do movimento negro — tendo cofundado o Geledés – Instituto da Mulher Negra,...

Comida mofada e banana de presente: diretora de escola denuncia caso de racismo após colegas pedirem saída dela sem justificativa em MG

Gladys Roberta Silva Evangelista alega ter sido vítima de racismo na escola municipal onde atua como diretora, em Uberaba. Segundo a servidora, ela está...

Uma mulher negra pode desistir?

Quando recebi o convite para escrever esta coluna em alusão ao Dia Internacional da Mulher, me veio à mente a série de reportagens "Eu Desisto",...
-+=