Com um quinto da população de Porto Alegre, Viamão tem taxas maiores de violência contra mulher

Cidade da Região Metropolitana contabiliza mais crimes de ameaça, feminicídio e lesão corporal.

no G1

Com um quinto da população de Porto Alegre, a cidade de Viamão, na Região Metropolitana, apresenta taxas de violência contra mulher maiores que os números da capital. Os casos para cada 10 mil habitantes são mais elevados para os crimes de ameaça, feminicídio e lesão corporal.

A taxa de mulheres que sofreram ameaças em Viamão em 2016 foi de 76,08, enquanto na capital esse número foi de 53,92 para cada 10 mil habitantes. Os números de feminicídio também são maiores: 0,24 para a cidade da Região Metropolitana, contra 0,11 na capital. Os números fazem parte dos dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Um caso recente de violência doméstica chamou atenção nesta semana em Viamão. De acordo com a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, que investiga o assassinato de Pâmela Natasha Alves Santos, a morte poderia ter sido evitado se os vizinhos tivessem chamado a polícia quando ouviram os primeiros gritos da discussão do casal.

“Essa cultura de quem em briga de marido e mulher não se mete a colher, temos que repensar nos dias atuais. Provavelmente, se houvesse o acionamento da Polícia Civil, ou da Brigada Militar, nós conseguiríamos evitar esse feminicídio”, afirma a delegada Jeiselaure, dizendo que Pâmela apanhou durante várias horas.

Corpo foi encontrado na manhã de terça-feira (5) no bairro Santo Onofre (Foto:Divulgação)

A polícia já pediu a prisão de Fábio Borges Pinto, suspeito de matar Pâmela. Ele está foragido. De acordo com a delegada, ela começou a ser agredida no meio da tarde de segunda-feira, e foi morta a pauladas no dia seguinte.

As agressões, conforme a investigação, aconteceram na frente do filho dela, de 3 anos. Testemunhas disseram que ouviram a gritaria, mas preferiram não intervir.

Segundo a delegada, os vizinhos ficaram com medo de denunciar, já que o companheiro da vítima é um ex-presidiário com envolvimento em homicídios. “É importante esclarecer que essas denúncias podem ser anônimas, podem ser feitas pelo disque-denúncia”, reforça.

Fabio Borges Pinto já tinha sido condenado a 19 anos de prisão por homicídio, cumpriu 8 anos e passou para o regime semiaberto. A polícia pediu a prisão dele, que aguardava uma vaga em um albergue quando matou Pâmela.

+ sobre o tema

STJ regride Lei Maria da Penha

Um Ministro do Superior Tribunal de Justiça, entendeu que...

“Se a bandeirinha é bonitinha, que vá posar na Playboy”

A agressão verbal contra a auxiliar Fernanda Uliana prova...

para lembrar

ONU cita Lei Maria da Penha como pioneira na defesa da mulher

Sancionada em 2006, a lei aumentou as punições em...

Analise da lei do estupro

Introdução O vil delito de estupro, que sempre representou a...

Mulheres denunciam violência de gênero crescente em todo o país

Mais de meio milhão de mulheres são estupradas todos...
spot_imgspot_img

Coisa de mulherzinha

Uma sensação crescente de indignação sobre o significado de ser mulher num país como o nosso tomou conta de mim ao longo de março. No chamado "mês...

A Justiça tem nome de mulher?

Dez anos. Uma década. Esse foi o tempo que Ana Paula Oliveira esperou para testemunhar o julgamento sobre o assassinato de seu filho, o jovem Johnatha...

Dois terços das mulheres assassinadas com armas de fogo são negras

São negras 68,3% das mulheres assassinadas com armas de fogo no Brasil, segundo a pesquisa O Papel da Arma de Fogo na Violência Contra...
-+=