Começa em SP encontro que debate a arte africana

Evento acontece até sexta-feira (27) no Parque do Ibirapuera, em comemoração ao Dia da África, celebrado quarta-feira (25/05)


O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza entre esta terça-feira (24/05) e sexta-feira (27) no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o ‘I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus’, em comemoração ao Dia da África, celebrado no dia 25.

A abertura acontece, às 19h, com o lançamento da edição em português do livro Flash of the Spirit, de Robert Farris Thompson, e a abertura da exposição Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira. No mesmo dia, acontecerá a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira (BA).

O encontro tem como objetivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e sua inserção em museus nacionais e internacionais. Durante o evento, haverá mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que irão debater como os museus vêm representando o continente africano. A mediação será feita por um especialista brasileiro. Porém, as vagas para os debates estão esgotadas.

Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição Mulheres Negras, com entrada gratuita para o público em geral, vai apresentar fotos do etnólogo francês Pierre Verger (1902-1996) e do brasileiro Adenor Gondim, que fotografa aspectos da cultura, religiosidade e cotidiano da Bahia, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original de Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.

Haverá ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian, uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo. Compton irá criar, junto com 14 jovens de projetos sociais, um mural de 20 metros com o tema ‘A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil’. A obra será inaugurada no encerramento do encontro, na sexta-feira (27), e terá visitação aberta ao público.

 

 

Fonte: RAC

+ sobre o tema

Chael Sonnen lutou dopado contra Anderson Silva

Foto UFC O americano versado...

Hamilton é advertido por incidente com Bruno Senna nos boxes

Mais rápido do primeiro dia de treinos para...

Seminário aborda discriminação

A UEFA junta-se às federações holandesa e inglesa...

Provei que não sou marginal, desabafa Felipe após título carioca

Mesmo sem defender pênalti, goleiro do Flamengo se sentiu...

para lembrar

Black Eyed Peas e Snoop Dogg estarão no festival SWU

Megadeth, Damian Marley e Peter Gabriel também foram confirmados;...

Literatura e ideologia: uma entrevista com Alice Walker

  Gostaria de dizer que planejamos tudo desde...

07-09 – Café Literário traz escritor angolano,Ondjaki a Manaus

Nesta quarta-feira acontece mais uma edição do 'Café literário',...
spot_imgspot_img

Morre Ykenga Mattos, que denunciou o racismo em seus cartuns, aos 71 anos

Morreu na manhã desta segunda-feira aos 71 anos o professor, sociólogo e cartunista carioca Bonifácio Rodrigues de Mattos, mais conhecido como Ykenga Mattos. Vítima...

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...
-+=