Museu Afro Brasil organiza debates para comemoração do Dia de África

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Brasil, em parceria com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza, desde terça-feira, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, em comemoração do Dia de África.

Na abertura fez-se o lançamento da edição em português do livro “Flash of the Spirit”, de Robert Farris Thompson, e a inauguração da exposição “Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”. No mesmo dia, houve a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira, da Baía.

O encontro, que decorre até amanhã, no Parque do Ibirapuera, tem como objectivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e a sua inserção em museus brasileiros e internacionais. Durante o evento tem lugar uma mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que vão debater como os museus têm representado o continente africano. Entre os participantes estão curadores e pesquisadores do Museu Nacional de Arte Africana do Smithsonian Institute (Washington), Museu para a Arte Africana (Nova Iorque), Museu de Arte e Origens (Nova Iorque), Museu de Arte de Cleveland, Museu Nacional do Mali, entre outras entidades.

A exposição “Mulheres Negras”, que tem a curadoria de Emanoel Araújo, com entrada gratuita, apresenta fotos do etnólogo francês Pierre Verger e do brasileiro Adenor Gondim, este último exibindo fotos sobre os aspectos da cultura, religiosidade e do quotidiano da Baía, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original da Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.

Há ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian (EUA), uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo.

Compton vai criar, com a colaboração de 14 jovens de projectos sociais, um mural de 20 metros, com o tema “A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil”. A obra vai ser inaugurada no encerramento do encontro e vai estar aberta ao público.

 

Fonte: Jornal de Angola

+ sobre o tema

Hoje na História, é dia do Rock – 18 músicas para celebrar a data

 Jimi Hendrix Chuck Berry  Tina Turner Little Richard Planet Hemp Bad Brains Funkadelic Living Color Bo Diddley   Lenny...

Ativistas falam sobre o movimento ‘Ocupar Wall Street’

Quatro ativistas discutem os objetivos do acampamento no distrito...

Semana Afro Cultural de Gramado terá participantes do Congo

Equipe da subsecretaria de Cultura, liderada pelo subsecretário...

para lembrar

Marco Romão chega ao Orun

Com pesar Geledés comunica que Marco Romão, companheiro, militante,...

Ilê Ayiê escolhe música do carnaval o sábado

No primeiro sábado do ano, dia 7, o bloco...

Alexandre Cerqueira, filho de uma brasileira com um africano, o modelo luta por espaço nas passarelas de moda

Alexandre Cerqueira vive um sonho da adolescência, de quan­do brincava...
spot_imgspot_img

Documentário resgata pela oralidade história do movimento Black Rio

Nos anos 1970, o Grêmio de Rocha Miranda, na zona norte do Rio de Janeiro, foi palco de uma revolução cultural que reverbera até hoje...

Erikah Badu fará show no Brasil em novembro

A cantora norte-americana Erykah Badu, uma das principais vozes do neo soul, está de volta ao Brasil. A artista confirmou um show exclusivo em São...

The Wailers anunciam shows no Brasil em comemoração aos 40 anos do ‘Legend’

The Wailers comemora dois marcos significativos neste ano: o aniversário de 40 anos do álbum Legend, com Bob Marley, e o lançamento da cinebiografia Bob Marley: One Love. Sob...
-+=