Museu Afro Brasil organiza debates para comemoração do Dia de África

O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Brasil, em parceria com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza, desde terça-feira, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, em comemoração do Dia de África.

Na abertura fez-se o lançamento da edição em português do livro “Flash of the Spirit”, de Robert Farris Thompson, e a inauguração da exposição “Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”. No mesmo dia, houve a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira, da Baía.

O encontro, que decorre até amanhã, no Parque do Ibirapuera, tem como objectivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e a sua inserção em museus brasileiros e internacionais. Durante o evento tem lugar uma mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que vão debater como os museus têm representado o continente africano. Entre os participantes estão curadores e pesquisadores do Museu Nacional de Arte Africana do Smithsonian Institute (Washington), Museu para a Arte Africana (Nova Iorque), Museu de Arte e Origens (Nova Iorque), Museu de Arte de Cleveland, Museu Nacional do Mali, entre outras entidades.

A exposição “Mulheres Negras”, que tem a curadoria de Emanoel Araújo, com entrada gratuita, apresenta fotos do etnólogo francês Pierre Verger e do brasileiro Adenor Gondim, este último exibindo fotos sobre os aspectos da cultura, religiosidade e do quotidiano da Baía, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original da Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.

Há ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian (EUA), uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo.

Compton vai criar, com a colaboração de 14 jovens de projectos sociais, um mural de 20 metros, com o tema “A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil”. A obra vai ser inaugurada no encerramento do encontro e vai estar aberta ao público.

 

Fonte: Jornal de Angola

+ sobre o tema

Júlio Silva prepara sua aposentadoria jogando torneio de veteranos

Júlio Silva, tenista que está no circuito profissional...

Padê Poema 41 – Cuti

    Saiba Mais: Padê poema 40 -...

Padê Poema 44 – Cuti

  Leia Também: Padê poema 40 - Cuti  Padê Poema 41...

Mano Brown prega a paz em shows aguardado da Virada

Mano Brown fez jus à posição de artista mais...

para lembrar

Exposição no Museu Regional do Livro aborda cultura afro-brasileira

Literatura negra estaria relacionada às formas da percepção do...

Ellen Oléria, uma das homenageadas do Prêmio Rio Sem Preconceito, se apresenta no Teatro Rival

  A cantora Ellen Oléria, vendedora da última edição do...

Aos 71 anos, Eusébio morre de parada cardiorrespiratória

  Portugal amanheceu em luto. Eusébio, um...
spot_imgspot_img

Exposição revisita mostra A Mão Afro Brasileira, em São Paulo

Há 35 anos, o artista e museólogo Emanoel Araújo (1940-2022) fez a curadoria da icônica exposição A Mão Afro-Brasileira, para marcar o centenário da...

Casa onde viveu Lélia Gonzalez recebe placa em sua homenagem

Neste sábado (30), a prefeitura do Rio de Janeiro e o Projeto Negro Muro lançam projeto relacionado à cultura da população negra. Imóveis de...

Museu chileno é referência em memória e Direitos Humanos

Os 50 anos do golpe militar no Chile é um momento de reflexão sobre os riscos e ameaças que ainda pairam sobre a democracia...
-+=