O Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Brasil, em parceria com o Consulado Geral dos EUA em São Paulo, realiza, desde terça-feira, o I Encontro Afro Atlântico na Perspectiva dos Museus, em comemoração do Dia de África.
Na abertura fez-se o lançamento da edição em português do livro “Flash of the Spirit”, de Robert Farris Thompson, e a inauguração da exposição “Mulheres Negras: a Irmandade da Boa Morte de Cachoeira”. No mesmo dia, houve a apresentação do Grupo Gegê-Nagô de Cachoeira, da Baía.
O encontro, que decorre até amanhã, no Parque do Ibirapuera, tem como objectivo discutir as formas de interpretar a arte africana contemporânea e a sua inserção em museus brasileiros e internacionais. Durante o evento tem lugar uma mesa-redonda com convidados de instituições internacionais, que vão debater como os museus têm representado o continente africano. Entre os participantes estão curadores e pesquisadores do Museu Nacional de Arte Africana do Smithsonian Institute (Washington), Museu para a Arte Africana (Nova Iorque), Museu de Arte e Origens (Nova Iorque), Museu de Arte de Cleveland, Museu Nacional do Mali, entre outras entidades.
A exposição “Mulheres Negras”, que tem a curadoria de Emanoel Araújo, com entrada gratuita, apresenta fotos do etnólogo francês Pierre Verger e do brasileiro Adenor Gondim, este último exibindo fotos sobre os aspectos da cultura, religiosidade e do quotidiano da Baía, em especial da cidade de Cachoeira. A exposição reúne ainda os famosos balangandãs baianos e uma imagem original da Nossa Senhora da Boa Morte do século XIX.
Há ainda a produção de um mural com a artista plástica americana Chanel Compton, do Instituto Smithsonian (EUA), uma das mais consolidadas instituições museológicas do mundo.
Compton vai criar, com a colaboração de 14 jovens de projectos sociais, um mural de 20 metros, com o tema “A herança da cultura africana nas artes visuais dos EUA e do Brasil”. A obra vai ser inaugurada no encerramento do encontro e vai estar aberta ao público.
Fonte: Jornal de Angola