Guest Post »

Começam preparativos para Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra

Fejunes e movimentos sociais definiram o tema, local e horário do tradicional ato de 20 de novembro

no Século Diario

Foto- Facebook: Fejunes

O Fórum Estadual da Juventude Negra do Espírito Santo (Fejunes) deu início aos preparativos para a organização da Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra, que organiza anualmente junto a outros movimentos sociais capixabas no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Este ano a marcha terá início às 15h, saindo da Casa Porto, no Centro de Vitória.

Na primeira reunião, realizada no último domingo (1), foi definido o lema do ato de 2019: “Eles combinaram de nos matar, nós combinamos de não morrer”. A marcha chega à sua décima segunda edição este ano, tendo sido realizada pela primeira vez em 2007, a partir da criação de Fejunes após participação de uma delegação capixaba no I Encontro Nacional da Juventude Negra (Enjune) na Bahia. O principal objetivo é denunciar o extermínio da juventude negra e cobrar do poder público medidas para combater este genocídio que ocorre no Brasil.

A Marcha Contra o Extermínio da Juventude Negra é uma das principais atividades anuais do Fejunes, e adquire importância ainda maior pelo fato do Espírito Santo ser um dos estados que costuma figurar entre os que registram mais assassinatos de jovens, especialmente os negros, no Brasil.

Dentro da mobilização para a marcha, o Fejunes deu início também a uma vaquinha online para receber doações com objetivo de arrecadar R$ 2 mil para viabilizar o transporte de estudantes de escolas parceiras, além de fornecimento de lanches e água para serem distribuídos ao longo da marcha no dia 20 de novembro.

Para participar da construção da XII Marcha é possível também entrar no grupo de Whatsapp no seguinte link.

Related posts