Como combater os efeitos do racismo na saúde de crianças negras?

Projeto busca melhorias e apoio a serviços comunitários e profissionais de saúde, começando em comunidades quilombolas no Vale do Ribeira, em São Paulo

“O racismo determina desigualdades ao nascer, viver e morrer para quase metade da população brasileira. O racismo desumaniza e desqualifica o trabalho em saúde e tem como resultado uma expectativa de vida menor para a população negra: as taxas de morte materna e infantil são maiores; a violência produz mais mortes e mortes mais precoces neste grupo.”

A fala do professor Marcos Kisil, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, é baseada em dados de órgãos como o Unicef, OMS, IBGE, além de seu trabalho como pesquisador em gestão de saúde e sua experiência de mais de 30 anos atuando como empreendedor social no Brasil, América Latina e Caribe.

Marcos Kisil, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP – Foto: Divulgação/Idis

E para levar o conhecimento produzido na Universidade e pela ciência, Kisil foi convidado pela Fundação José Luiz Egydio Setubal (FJLES), instituição filantrópica e sem fins lucrativos, para ajudar na formulação e implantação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento à Saúde da Criança e do Adolescente Negro.

Para entender o propósito do projeto, primeiro é preciso falar de ciência, mais especificamente, da relação entre a primeira infância e o estresse tóxico. A neurociência tem trazido evidências de que as experiências passadas pela criança na primeira infância, 0 a 6 anos, vão moldar os circuitos cerebrais, que são a base do desenvolvimento humano. “Todos nascemos com potencial, a questão é saber se vamos contribuir para o desenvolvimento ou teremos ações humanas para impedi-lo”, explica o professor da FSP.

Ele conta que o cérebro humano atinge 80% do tamanho dele até o terceiro ano de vida. E é nessa etapa que formamos cerca de 40% das habilidades que levaremos para a fase adulta. Biologicamente, essa construção se dá através do encontro de duas células neuronais, a chamada sinapse.

Na primeira infância, a capacidade do nosso cérebro em criar sinapses é de 700 novas conexões neurais por segundo. “A neurociência nos mostra que, se não estimulamos o cérebro naquele momento, ele não avança. É a janela de oportunidades para nos desenvolvermos”, destaca Kisil.

E o que provoca esses estímulos é o ambiente em que a criança está: casa, escola, amigos e, principalmente, na relação com seus cuidadores. Viver na pobreza extrema, abuso físico e emocional recorrentes, negligência crônica, depressão materna grave, violência familiar, entre outras situações, geram o chamado estresse tóxico.

De acordo com Kisil, o estresse tóxico rompe a arquitetura cerebral, afeta órgãos de outros sistemas e leva a níveis mais baixos de responsividade dos sistemas de controle do estresse, além de elevar o risco de doenças relacionadas ao estresse, com impacto negativo no aprendizado mesmo quando adulto.

“O estresse tóxico não é intrínseco da criança, são situações contextuais, uma causa externa ao indivíduo. Tirar o estresse tóxico da criança pode alterar as condições de vida futura.”

Como médico e gestor de saúde, o professor começou a delinear um projeto a partir do ponto de vista da promoção e prevenção à saúde.

Racismo e saúde

Para a Fundação José Luiz Setúbal (FJLES), que há mais de dez anos atua na promoção da saúde infantil por meio da assistência, geração e disseminação de conhecimento, nada mais natural que o apoio a um projeto voltado a crianças e adolescentes negros. Eles são os que têm menos direitos assegurados e estão mais suscetíveis a vulnerabilidades, sofrendo o chamado racismo estrutural.

“A fundação sempre teve preocupação com crianças com necessidades específicas, e resolvemos trabalhar a inclusão do ponto de vista da saúde da criança”, disse José Luiz Setúbal, que é pediatra e presidente da FJLES.

José Luiz Setúbal, pediatra e presidente da FJLES – Foto: Divulgação/FJLES

O primeiro passo do Programa de Apoio ao Desenvolvimento à Saúde da Criança e do Adolescente Negros foi pesquisar documentos como a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, de 2007, e reeditada em 2017, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Alguns dos pontos dessa política são a redução da mortalidade infantil da população negra; a diminuição da mortalidade precoce na população negra, em especial entre jovens e adultos, e da mortalidade materna entre as mulheres negras; promoção do controle de situações de abusos, exploração e violência sexual; incentivo ao acesso à saúde para a população negra rural, em particular os remanescentes de quilombos.

A política de saúde destaca a prevenção justamente de muitas situações diretamente ligadas ao estresse tóxico. “Ela existe, mas ninguém a conhece e por isso resolvemos começar o projeto com a formação de equipes de saúde que trabalham em regiões com comunidades quilombolas”, afirma Kisil.

O programa é baseado em educação a distância e com capacitação de agentes e profissionais da saúde de equipes de Unidade de Saúde da Família (USF) e de Unidade Básica de Saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde (SUS). “São eles que atuam junto às crianças e às famílias, pensamos em capacitar indivíduos que têm esse contato”, disse o professor.

“Queremos fazer um projeto que atenda às necessidades dessas populações locais. Primeiro faremos um diagnóstico e, depois, vamos verificar a relação entre essas necessidades e o nosso diagnóstico”, segundo José Luiz Setúbal.

O projeto já teve uma primeira fase de aprofundamento sobre o tema em conversas e diálogos com organizações da sociedade civil, acadêmicos de universidades públicas e membros de entidades públicas estaduais e municipais. Além de esforços em conhecer e aprender sobre progressos conseguidos desde a promulgação da Constituição de 1988, foi realizada discussão do tema no Congresso Internacional do Hospital Sabará, em palestras com entidades como a OAB, sobre direitos humanos e racismo, bem como se realizaram webinars sobre o tema.

Agora a iniciativa está entrando na fase de projetos comunitários para a população quilombola no Vale do Ribeira, no interior de São Paulo. “Queremos fazer um modelo que possa ser replicado em todo o País”, assinala Kisil.

Mais informações: e-mail [email protected]

+ sobre o tema

Brancos, vamos falar de cotas no serviço público?

Em junho expira o prazo da lei de cotas nos...

Em junho, Djavan fará sua estreia na Praia de Copacabana em show gratuito

O projeto TIM Music Rio, um dos mais conhecidos...

O precário e o próspero nas políticas sociais que alcançam a população negra

Começo a escrever enquanto espero o início do quarto...

Estado Brasileiro implementa políticas raciais há muito tempo

Neste momento, está em tramitação no Senado Federal o...

para lembrar

Guerreiro Ramos, pioneiro nos estudos do racismo no Brasil

Não foram poucas as controvérsias protagonizadas, em vida, pelo...

Na Feira do Livro, Sueli Carneiro escancara racismo que ainda divide o Brasil

"Eu vivo num país racialmente apartado", afirma a filósofa Sueli...

“Mesmo com vice negra, somos oprimidas”, diz escritora colombiana

A escritora e jornalista colombiana Edna Liliana Valencia, de...

Em Moçambique, Anielle Franco assina acordo de combate ao racismo

Com agenda intensa em na África do Sul, a...
spot_imgspot_img

Colégio afasta professor de história investigado por apologia ao nazismo, racismo e xenofobia

Um professor de história da rede estadual do Paraná foi afastado das funções nesta quinta-feira (18) durante uma investigação que apura apologia ao nazismo, racismo...

Líderes da ONU pedem mais ação para acabar com o racismo e a discriminação

Esta terça-feira (16) marcou a abertura na ONU da terceira sessão do Fórum Permanente de Afrodescendentes, que reúne ativistas antirracismo, pessoas defensoras dos direitos...

Ministério Público vai investigar atos de racismo em escola do DF

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) vai investigar atos de racismo registrados durante uma partida de futsal entre alunos de duas...
-+=